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seminariopoliticasegestao

Técnico-Científicos Publicado: 17 janeiro 2020 - 11:37 Última modificação: 17 janeiro 2020 - 13:11 Ouvir

Centro de Educação, prédio 16 - Santa Maria

15/01/2016 00:00 - 17/06/2016 00:00

Notícias do Evento seminariopoliticasegestao

Trabalhos aprovados
Segue abaixo relação final dos trabalhos aprovados por data e modalidade de apresentação: RESUMOS_Quinta-feira_16.06 RESUMOS_Sexta-feira _ 17.06 TRABALHOS COMPLETOS_Quinta-feira_16.06 TRABALHOS COMPLETOS_Sexta-feira_17.06
17/01/2020 - 12:59
Anais IV Seminário de Políticas Públicas e Gestão
ANAIS-SEMINÁRIO-2016
17/01/2020 - 12:12
Descrição

IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, programados para acontecer no período de 15 a 17 de junho de 2016, configuram-se como eventos integrados acerca do tema geral “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”.

Os eventos são destinados ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos da educação básica e superior, bem como demais interessados na temática.

Ambos eventos convergem na construção do debate teórico-prático que realizam alguns investigadores acerca da compreensão e fortalecimento das pesquisas nesse campo do conhecimento. Destaca-se que tais discussões podem vir a contribuir para fortalecer o campo da investigação em políticas educacionais, assim como contribuir para que o público alvo [re]construa, [re]signifique e aprofunde seus conhecimentos acerca dos aspectos teóricos e práticos entrelaçados ao cenário educacional nacional e internacional.

O IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, em sua terceira edição, se constitui ação integrada do Projeto do Observatório de Educação (OBEDUC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos/Cnpq e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Objetiva-se com o OBEDUC, identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior.

O V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, se constituem ação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as quais objetivam fomentar a formação continuada dos profissionais da educação através da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão educacional, no que diz respeito a análise político-pedagógica do sistema educacional brasileiro a partir das influências e [re]articulações dos mecanismos e políticas públicas macro e micro educacionais.

Assim sendo, com a realização dos referidos eventos, que se constituem integrados, espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos para a [re]construção de conhecimentos subjacentes a temática “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”, no que diz respeito às suas dimensões teórico-práticas, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Essa integração vai muito além das reflexões que cerceiam os espaços escolar e universitário, implicam, antes de tudo, criar possibilidades de se analisar questões e desafios considerados fundamentais no âmbito das políticas educativas e, consequentemente, da gestão educacional (macro e micro), em face às demandas que a educação enfrenta no contexto da sociedade contemporânea. Compreender significativamente a relação sociedade e educação é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus elementos constituintes inter-relacionados a aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos no cenário mundial.

Objetivo Geral

Promover espaços de discussões acerca das perspectivas dos organismos multilaterais na construção e [re]articulação de políticas públicas educacionais e processos de gestão da educação básica e superior.

Objetivos Específicos
  • Refletir acerca de aspectos fundantes das políticas educacionais macro e micro e suas relações com os organismos multilaterais.
  • Problematizar as decorrências das políticas públicas nacionais e internacionais nos processos de gestão macro e micro, considerando a produção de programas educacionais e a interlocução entre educação básica e educação superior.
  • Aprofundar laços de parceria e cooperação entre Universidades, Redes e Sistemas de Ensino, na perspectiva de intensificar estudos e ações relacionados à produção do conhecimento na educação básica e superior.
Programação

Eixos temáticos

Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior

Eixo 2 – Formação de professores

Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior

Eixo 4 – Educação e inclusão

Os participantes do evento que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em pôster, deverão seguir as regras para organização e impressão conforme orientações disponíveis na aba “TRABALHOS”.

Na aba “TRABALHOS > Trabalhos aprovados” encontra-se a relação final dos trabalhos aprovados por data e modalidade de apresentação. Salientamos que houve alterações de horários, datas e local das apresentações em razão de modificações na programação do evento. 

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO (por adesão): A equipe organizadora do Evento tem o prazer de convidá-los para o jantar de confraternização com apresentação da invernada Artística do CTG Sentinela da Querência, com o objetivo de integração dos participantes do evento.

Data: 15/06/2016
Horário: 21h
Local: CTG Sentinela da Querência – Rua Silvino Jacobe Zimerman, 115, Camobi/Sta Maria.
Jantar 2016
CARDÁPIO:  Risoto, Arroz branco, Galeto ao vinagrete, Strogonoff de carne, Salada de maionese, Saladas diversas e Cuca. *Bebidas e sobremesa à parte.
O pagamento e a retirada do convite deverão ser efetuados no ato do credenciamento, até às 15 horas do primeiro dia de evento (15/06/2016).
Aguardamos a sua confirmação pelo e-mail seminarioufsm@gmail.com 
Valor: R$ 30,00 

Comissões

Comissão Geral

Profª. Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM) – Coordenadora

Profª. Rosane Carneiro Sarturi (UFSM)

Profª. Débora Teixeira de Mello (UFSM)

Profª. Leandra Boer Possa (UFSM)

Profª. Andrelisa Goulart de Mello (PPGE/UFSM)

Prof. Joacir Marques da Costa (PPGE/OBEDUC/UNIPAMPA)

Profª. Jucemara Antunes  (OBEDUC/PPGE/UFSM)

Profª. Mônica Trevisan (OBEDUC/PPGE/UFSM)

Profª. Camila Moresco Pozzebon (OBEDUC/PPGE/UFSM)

Profª. Patrícia dos Santos Zwetsch (OBEDUC/PPGE/UFSM)

Profª. Ticiane Arruda da Silva (OBEDUC/PPGE/UFSM)

Profª. Nicole Zanon Veleda (CEGE/UFSM)

Acadêmica Daiane Lanes (OBEDUC)

Acadêmica Marina Lara Silva dos Santos Teixeira (OBEDUC)

Acadêmica Gabriela Barichello (OBEDUC)

Acadêmico Raphael Giordano (OBEDUC)

Carmen Marli Leite da Silva (TAE/CEGE)

Comissão Científica

Eixo 1: Prof. Dra. Graziela Franceschet Farias (UFSM) e Prof. Ms. Andrelisa Goulart de Mello (PPGE/UFSM)

Eixo 2: Prof. Dra. Ana Carla Powaczuk (UFSM) e Prof. Ms. Mônica de Souza Trevisan (PPGE/UFSM)

Eixo 3: Prof. Dra. Gaziela Escandiel de Lima (UFSM) e Prof. Ms. Jucemara Antunes (PPGE/UFSM)

Eixo 4: Prof. Dra. Leandra Bôer Possa (UFSM) e Prof. Ms. Joacir Marques da Costa (PPGE/UFSM/OBEDUC)

Inscrição

VAGAS: 200


VALORES:

  • R$ 60,00 para estudantes;
  • R$ 80,00 para profissionais da educação básica;
  • R$ 100,00 para profissionais da educação superior.

PERÍODO PARA INSCRIÇÕES:

  • Ouvinte: De 21 de março a 13 junho de 2016, enquanto houver vagas.
  • Com submissão de trabalhos: De 21 de março a 25 de abril  09 de maio/2016 .

ATENÇÃO:

a) Os estudantes e profissionais da educação básica deverão, no ato da inscrição, anexar comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.

b) A taxa de pagamento da inscrição não será devolvida, nem remanejada para outra pessoa.


Para fazer a inscrição é preciso realizar as seguintes etapas:

a) INSCRIÇÃO PARA OUVINTE:

1ª etapa: depositar o valor da inscrição de acordo com o período detalhado acima, na Caixa Econômica Federal, em nome da Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), na Agência 1366, operação 003, conta 175-7, Favorecido: Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (Adufsm).  ATENÇÃO: solicitar um depósito identificado com o seu CPF e nome completo. Caso não apareça o nome completo neste comprovante de depósito, o mesmo deverá ser escrito manualmente.

2ª etapa: digitalizar o comprovante de depósito da inscrição identificado com o CPF e nome completo, assim como o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional em um único arquivo jpeg ou png.

3ª etapa: preencher o formulário de Inscrição disponível no link ao final dessa página, anexando no formulário o arquivo contendo o comprovante digitalizado de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.

ATENÇÃO: não serão aceitas as inscrições que não constarem o comprovante de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional (estudantes e profissionais da educação básica).

 

b) INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

1ª etapa: depositar o valor da inscrição de acordo com o período detalhado acima, na Caixa Econômica Federal, em nome da Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), na Agência 1366, operação 003, conta 175-7, Favorecido: Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (Adufsm).  ATENÇÃO: solicitar um depósito identificado com o seu CPF e nome completo. Caso não apareça o nome completo neste comprovante de depósito, o mesmo deverá ser escrito manualmente.

2ª etapa: digitalizar o comprovante de depósito da inscrição identificado com o CPF e nome completo, assim como o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional em um único arquivo jpeg ou png.

3ª etapa: preencher o formulário de Inscrição disponível no link ao final dessa página, anexando no formulário o arquivo contendo o comprovante digitalizado de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.

4ª etapa: após finalizar a inscrição, o autor que será o apresentador do trabalho deverá submetê-lo ao email do eixo temático de escolha, considerando os prazos estabelecidos pela comissão organizadora. Todos os autores do trabalho deverão estar inscritos no evento.

ATENÇÃO: não serão aceitas as inscrições que não constarem o comprovante de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional (estudantes e profissionais da educação básica).

Datas importantes

Período para inscrições no evento: De 21 de março a 13 junho de 2016, enquanto houver vagas.

Prazo para submissão do(s) trabalho(s): De 21 de março a 25 de abril 09 de maio/2016. (Para a submissão de trabalhos os autores deverão estar inscritos no evento).

Divulgação de trabalhos aprovados: 2 a 23 de maio 2016  a partir de 23 de maio/2016.

Submissão de trabalhos

**Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, ou seja: dois trabalhos completos OU dois resumos OU um trabalho completo e um resumo.

**Os trabalhos passarão por uma avaliação inicial pela Comissão de Normas Técnicas e se atenderem de maneira geral as normas de formatação do evento serão encaminhados para avaliação da Comissão Científica.
 
**Os trabalhos que forem aprovados parcialmente deverão ser ajustados pelos autores e reavaliados pela Comissão Científica.
 
**Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica somente serão publicados em anais com registro de ISBN se forem apresentados no evento.

Normas de formatação

Devido aos critérios de publicação definidos pela Comissão Organizadora, em atendimento as normas da ABNT e, também, para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter trabalhos inéditos ao Evento.

Para a submissão dos TEXTOS COMPLETOS as normas de formatação são:

  1. margem superior e esquerda 3 cm e margem inferior e direita 2 cm;
  2. título do trabalho em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, em no máximo três linhas;
  3. nomes completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em fonte Arial tamanho 12, alinhados à direita;
  4. nota de rodapé correspondente a cada autor, em fonte Arial tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);
  5. número e nome do eixo temático especificado abaixo do nome dos autores em itálico;
  6. resumo em bloco único, fonte Arial tamanho 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo, entre 250 e 350 palavras (incluindo as palavras-chave), abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final;
  7. o corpo do texto (introdução contendo apresentação do tema, problema e respectivo(s) objetivo(s) da pesquisa, fundamentação teórica,  metodologia, análises, considerações finais e referências) em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 com recuo de parágrafo de 1,25 cm;
  8. texto entre 10 a 15 páginas incluindo o resumo e as referências;
  9. citações (diretas e indiretas) e referências deverão ser apresentadas conforme normas da MDT da UFSM (2015);
  10. os títulos primários das seções do trabalho, em negrito, em letra maiúscula e não devem ser numerados;
  11. os títulos secundários somente em letra maiúscula e não devem ser numerados;
  12. entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco, ou seja, sem espaçamento entre parágrafos conforme exemplificado neste modelo de trabalho. Apenas entre uma seção e outra deixar uma linha em branco de espaçamento 1,5 (antes e depois);
  13. será permitida a utilização de figuras, gráficos e tabelas, desde que identificados de acordo com as normas da MDT da UFSM (2015);
  14. os trabalhos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as seguintes orientações:
  1. Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:

Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor

Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109

 

  1. Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:

Eixo1_ CPFdo1ºautor

Exemplo 2: Eixo1_45698710109

Modelo de trabalho completo


 

Para a submissão dos RESUMOS as normas de formatação são: 

  1. O resumo deverá ser elaborado em bloco único, em uma lauda.
  2. A fonte é Arial e tamanho 11.
  3. Espaço simples entre linhas,sem recuo de parágrafo.
  4. As margens superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm .
  5. Abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final.
  6. O texto do resumo deverá apresentar a temática norteadora, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, as principais fontes teóricas que fundamentam o relato de experiência ou a pesquisa, os principais resultados e as conclusões de maneira geral.
  7. Os resumos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as orientações abaixo:
  1. Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:

Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor

Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109

 

  1. Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:

Eixo1_ CPFdo1ºautor

Exemplo 2: Eixo1_45698710109

Modelo de resumo


 

**Não serão encaminhados trabalhos para avaliação pela Comissão Científica cujos autores não tenham efetuado a inscrição no site do evento e o pagamento da taxa de inscrição (conforme orientações), bem como não tenham considerado as normas de formatação do trabalho.

 

Normas de envio do(s) trabalho(s)

  • O(s) trabalho(s) só poderão ser submetidos ao eixo temático se todos os autores tiverem realizado a sua inscrição no site do evento e respectivo pagamento de inscrição;
  • Os arquivos do(s) trabalho(s) deverão ser enviados somente pelo autor apresentador do trabalho, para o endereço de e-mail do eixo temático escolhido;
  • Para envio de trabalho(s) será necessário anexar no e-mail dois arquivos: um com identificação dos autores e outro sem identificação dos autores (conforme as normas de formatação item “n”);

Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior

E-mail: eixo1seminarioufsm@gmail.com

Eixo 2 – Formação de professores

E-mail: eixo2seminarioufsm@gmail.com

Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior

E-mail: eixo3seminarioufsm@gmail.com

Eixo 4 – Educação e inclusão

E-mail: eixo4seminarioufsm@gmail.com

  •  os coordenadores dos eixos temáticos somente responderão por e-mail a dúvidas relacionadas as normas de formatação e ao envio de trabalhos. Demais dúvidas e solicitações deverão ser encaminhadas pelo endereço de e-mail: seminarioufsm@gmail.com 
Contato

Secretaria do evento
Av. Roraima nº 1000 – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação (CE), sala 3155
(55) 3220-8450
seminarioufsm@gmail.com

Localização

Centro de Educação, prédio 16

Avenida Roraima - 1000 - Camobi - Cidade Universitária

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul