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Procedimentos para abertura do processo de defesa

Pelo menos 15 dias ANTES de abrirem o processo de defesa ou qualificação, preencham a ficha correspondente que foi colocada na página do programa. Essas fichas visam facilitar o processo de avaliação das bancas sugeridas pelo colegiado. Nas fichas estão também as normas para escolha dos membros das bancas. Sugerimos que convidem os membros da banca DEPOIS da aprovação do colegiado, para evitar constrangimentos. A ficha conterá nomes adicionais justamente para situações onde mais pessoas terão de ser convidadas para completar a banca. Juntamente com o formulário de indicação de banca deve ser enviado o comprovante de submissão e/ou artigo aceito/publicado.

Formulário indicação de banca de mestrado

Formulário indicação de banca de doutorado

 

Pedido de abertura do processo com 20 dias de antecedência. Atenção alunos favor solicitar aos membros da banca para que assinem a folha de rosto da dissertação definitiva.

 

  1. Pedido de abertura de processo: Entre no “Portal do Aluno” e na opção “plano de estudo – defesa de tese”. 

  2. Preencha os dados da banca indicada.

  3. Tramite sua solicitação.

  4. Ter concluido todos os créditos.

  5. Comprovante de envio de trabalho referente à dissertação para publicação em revista qualis “B2”, no mínimo.

  6. Termo de confidencialidade e sigilo: deve ser preenchido no caso de defesas fechadas, que envolvam patentes.

VEJA O TUTORIAL PARA TRÂMITE DE PROCESSOS DE DEFESA DA PRPGP 

 

Documentos exigidos na entrega definitiva da dissertação

 

    • O Aluno deverá entregar na secretaria duas cópias de capa azul. 

    • ANTES DE IMPRIMIR DEFINITIVAMENTE A TESE/DISSERTAÇÃO providencie a confecção da FICHA CATALOGRÁFICA da TESE/DISSERTAÇÃO (no site da Biblioteca Central), e a anexe na forma final impressa (encadernada).

    •  ATENÇÃO: 

      • A tese/dissertação (capa azul) deve conter as seguintes informações na lombada (no seguinte formato): A secretaria arquivará uma dissertação/tese capa azul, e outra sera enviada para a Biblioteca Central para fins de expedição de diploma.

        •  PPGFarm/UFSM, RS SOBRENOME, Nome TÍTULO_OBTIDO ANO
        •  Exemplo (fictício – qualquer semelhança com alguma pessoa terá sido mera coincidência):
          •  PPGFarm/UFSM, RS SOUZA, Ariovaldo Juvêncio MESTRE 2011
      •  

2.CDs contendo: 

a. Dissertação em formato pdf. 

b. Resumo da dissertação em formato pdf.

      • (os dois arquivos devem estar presentes nos dois CDs)

 

3. Autorização (preenchida em todos os campos solicitados e assinada pelo aluno):

  • Quando os alunos entregam a versão definitiva de suas dissertações defendidas, é necessário entregar também, preenchida, uma ficha autorizando ou não a divulgação “on line” das dissertações.
  • Chamamos a atenção de todos para a forma de preencher esta ficha de autorização. 
  • O aluno deve estar atento que quando assinala a alternativa “liberação total”, significa que, imediatamente após a entrega da dissertação na PRPGP, a dissertação estará disponível na “web”. Caso os dados ainda não tenham sido publicados, há o risco de perda dos mesmos (alguém pode utilizá-los indevidamente). Neste sentido, quando o artigo não estiver pelo menos aceito para publicação, sugerimos que liberem apenas parcialmente a divulgação (abstract). 
  • Considerando esta segunda alternativa, é necessário preencher os demais campos do documento, indicando um prazo para a liberação total da divulgação e o aluno deverá trazer, no CD, os dois arquivos, um com o abstract e o outro com a dissertação completa.
  • Qualquer dúvida quanto a esta questão, por favor, entrem em contato com a coordenação.
    • OBS.:A secretaria do curso não se responsabiliza pelo preenchimento da autorização, sendo de inteira responsabilidade do aluno a divulgação ou não dos dados da TESE/Dissertação. Observamos também, que sejam cumpridos os prazos estipulados pela Comissão Examinadora para entrega definitiva das dissertações na secretaria do curso.
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  • No dia da defesa:
    • Retirar na secretaria:
    • Ata do exame de qualificação (3 vias).
    • Atestado de participação na banca de exame de qualificação.
    •  Portaria especifica, indicando, (envelope para cada um dos componentes da banca).
    •  Livro ata de registro de presentes.

 

VEJA O TUTORIAL PARA TRÂMITE DE PROCESSOS DE DEFESA DA PRPGP  – ELE É EXTREMAMENTE ÚTIL