Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário de Altos Estudos com professor Serge Proulx será na próxima semana



No dia 15 de abril, segunda-feira , inicia o primeiro seminário da Escola de Altos Estudos da CAPES, atividade de cooperação com o Programa de Pós-Graduação da Unisinos. O curso será realizado por videoconferência, entre os dias 15 a 19 de abril, das 9h às 12h30min, no auditório do Prédio 67, no campus da UFSM.

Este Seminário, ministrado pelo Professor Serge Proulx, terá como tema ”Mutação da comunicação: emergência de uma cultura da contribuição na era digital”, contando também com a participação dos professores, Prof. Dr. Jairo Ferreira (coord), Profª. Dra. Andriana Amaral e Prof. Dr. José Luiz Braga.

 

Abaixo, as leituras indicadas para o seminário da próxima semana:

1. Livingstone, Sonia (1998), “Relationships between media and audiences: prospects for audience reception studies” in Liebes, T and Curran, J. Media, ritual and identity: essays in honor of Elihu Katz. London, UK : Routledge, p. 237-255.

2. Proulx, Serge et Danielle Bélanger (2003), « La réception des messages » in A.-M. Gingras, éd. La communication politique : état des savoirs, enjeux et perspectives, PUQ, Québec, p. 215-255.

3. Dayan, Daniel (2000), « Télévision, le presque-public », Réseaux, no. 100, p. 427-456.

4. Beuscart, Jean-Samuel, Eric Dagiral & Sylvain Parasie (2009), « Sociologie des activités en ligne (introduction) », Terrains & Travaux, 15, p. 3-28.

5. Proulx, Serge (2002), « Trajectoires d’usages des technologies de communication : les formes d’appropriation d’une culture numérique comme enjeu d’une société du savoir », Annales des télécommunications, 57 (3-4), Paris, p. 180-189.

6. Patriarche, Geoffroy (2008), « Publics et usagers, convergences et articulations », Réseaux, no.147, p. 179-216.

7. Livingstone, Sonia (2004), «The Challenge of Changing Audiences. Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?», European Journal of Communication, 19(1), 75-86.

8. Mellet, Kevin (2009), « Aux sources du marketing viral », Réseaux, 157-158, p. 268-292.

9. François, Sébastien (2009), « La participation médiatique selon Henry Jenkins (note critique)», Terrains & Travaux, 15, p. 213-224.

 

Interessados em participar devem enviar e-mail para: poscom.ufsm@gmail.com, colocando no assunto “Seminário de Altos Estudos”.

Em junho ocorrerá o segundo seminário, que abordará o tema “A cultura política sob a influência da Web”, com o Professor Jean Mouchon.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-455

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes