Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curadoria e Jornalismo Independente



 curadoria jornalística e o jornalismo independente foram os temas da palestra do jornalista Haroldo Sereza, no dia 13 de setembro (2014), na UFSM. Haroldo é diretor da revista Samuel, publicação que busca na curadoria um modelo de formulação editorial. A Samuel edita textos de jornalismo independente, produzidos em diferentes partes do mundo, propondo leituras alternativas de temas contemporâneos.

Durante sua fala, Sereza contou as particularidades do processo de seleção de reportagens, artigos e imagens da imprensa independente nacional e internacional para a revista Samuel. Para o jornalista, entre os grandes desafios da curadoria internacional estão o desconhecimento de idiomas (como o alemão, o russo, o árabe, entre outros) e os custos de tradução e direitos autorais.

Haroldo lembrou sobre as dificuldades de financiamento para propostas alternativas de jornalismo, e debateu com os presentes sobre os desafios de fazer um jornalismo independente de qualidade, além do crescente número de publicações na imprensa independente.

Samuel+10+facebook

Além de sua atuação na Samuel, Sereza também é diretor de redação dos sites Opera Mundi e Última Instância. Doutor em Literatura Brasileira pela USP, foi crítico literário e repórter do O Estado de S. Paulo, redator e correspondente em Paris da Folha de S. Paulo e editor da primeira página do UOL.

O debate foi uma realização do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo, do POSCOM e do Curso de Jornalismo da UFSM – em parceria com o curso de Jornalismo da UFRGS e a FABICO/UFRGS.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1532

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes