Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM recebe conceito 5 na Avaliação Trienal da Capes



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM recebeu, na última Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o conceito 5. Esta conquista é resultado de toda a equipe do POSCOM, como destaca a coordenadora do Programa, a professora Dra. Márcia Franz Amaral: “A nota revela a qualidade crescente do trabalho individual e coletivo dos docentes, discentes e técnico administrativo. O trabalho das coordenações anteriores foi fundamental para esta nota, mas sabemos que os índices que avaliam os Programas são retirados, um a um, do esforço de todos os envolvidos. Assim, comprometimento é a palavra-chave”.

No total, foram avaliados 5.082 cursos de Mestrado e Doutorado, com base nas atividades e no desempenho dos últimos três anos (2010, 2011, 2012). Foram observados critérios como infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual. Outro ponto destacado na avaliação foi a inserção social do curso de pós-graduação, sua integração com a educação básica e a formação de professores para esse segmento.

Para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, a nota 5 representa o desafio de aumentar as exigências internas por qualidade em todos os processos. “Precisamos amadurecer a produção intelectual do grupo e aperfeiçoar o projeto didático-pedagógico, tanto do mestrado quanto do doutorado, para a consolidação do Programa neste patamar”, diz a professora Márcia Amaral. Outra meta levantada pela atual coordenadora do POSCOM, e que já está sendo buscada, é a internacionalização do Programa. No ano de 2014 serão enviados quatro alunos para doutorado sanduíche no exterior, para períodos de 6 a 9 meses de estada.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-510

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes