Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção encerra com tarde dedicada aos GTs



Na tarde desta sexta-feira, 18, no prédio 74C do Campus da UFSM, as apresentações nos Grupos de Trabalho deram continuidade à programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. Os 27 trabalhos previstos para este segundo dia de debates foram divididos entre grupos com os seguintes eixos temáticos: Recepção em Jornalismo – Seção 2Convergência e recepção na web – Seção 2Ficção televisiva e cinema e Práticas culturais e identidades.

Consumo midiático entre jovens, telejornalismo sensacionalista e midialivrismo ciberativista foram alguns dos temas abordados nas pesquisas apresentadas na segunda seção do GT Recepção em Jornalismo. Sobre o que uniu as diferentes discussões no eixo temático, a professora Laura Storch (UFSM), que coordenou o grupo, destacou que “o jornalismo cada vez mais precisa pensar como um desafio a participação do leitor. Nesse sentido, os estudos de recepção se mostram cada vez mais essenciais”.

Professora Laura Storch coordenou o GT Recepção em Jornalismo no segundo dia de evento.

O GT Ficção televisiva e cinema foi coordenado pelo professor Fábio Cruz (UFPel) e  reuniu pesquisas voltadas para recepção de telenovelas, filmes e séries televisivas. Já os trabalhos apresentados no GT Convergência e recepção na web – Seção 2, conduzido pela professora Mônica Pieniz (UFRGS), abordaram os usos de ferramentas como Youtube, Twitter e Instagram, norteando discussões sobre a recepção nas redes sociais online e sua relação com as mídias tradicionais.

Os estudos de recepção relacionados à cultura, classes sociais e a construção de identidades foram agrupados no GT Práticas culturais e identidades, que foi coordenado pela pesquisadora Daniela Schmitz, pós-doutoranda na UFRGS. Para ela a relação entre identidade e recepção é intrínseca, e “onde os estudos culturais têm mais espaço é nos estudos de recepção”, salientou.

As atividades nos GTs tiveram início às 14h30 e se estenderam até o final da tarde, marcando o encerramento da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. Os pesquisadores que tiverem interesse em publicar seus trabalhos nos Anais do evento têm até o dia 31 de julho para remeterem os artigos completos para o e-mail  jornadagauchaderecepcao@gmail.com. O template para o artigo final pode ser encontrado no site da Jornada.

Texto: Augusto Vasconcelos
Fotos: Laura Quadros e Gabriele Wagner de Souza

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1143

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes