Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM é um dos apoiadores do Alcar 2015



O 10º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar 2015) será realizado entre os dias 03 e 05 de junho, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema central deste ano é “A memória na era digital”. Já entre os subtemas estão os 30 anos de redemocratização no Brasil, os 10 anos de Congressos da Rede de Pesquisadores de História da Mídia e a entrevista na pesquisa histórica.

Como apoiador do evento, o POSCOM organizou a mesa temática intitulada “Comunicação, Região e História dos Meios” que será realizada no dia 4 de junho, às 15h 30 min. Os debatedores serão:

– Prof. Dr. Carlos Alberto Garcia da Rosa, Universidad Nacional de Misiones, Posadas/Argentina, com a palestra “O papel da tevê em Misiones-Argentina no contexto de fronteira”;

– Profa. Dra. Doris Fagundes Haussen, PUC-RS, com a palestra “Rádio e fronteiras regionais em tempos de sociedade em rede”;

– Profa. Dra. Karla Muller, UFRGS, com a palestra “A importância da análise sócio-histórica para os estudos da mídia: o caso do Jornal A Plateia”;

– Prof. Dr. Cássio Santos Tomain, UFSM, com a palestra “Perspectivas e desafios para uma história do documentário no Sul do Brasil”

– Prof. Flavi Ferreira Lisboa Filho, UFSM (mediação).

Ainda sobre a programação, destacam-se a conferência inaugural “Jornalismo, Memória e Contexto: tecnologias e formatos narrativos”, que será proferida pelo Prof. Dr. Marcos Palacios (UFBA); e a mesa temática “O jornalista frente às condições da máquina mediática” que vai contar com a participação de Patrick Charaudeau. O pesquisador francês é um dos fundadores do Centro de Análise do Discurso da Universidade Paris 13 e o responsável pelo desenvolvimento da teoria da Semiolinguística.

As inscrições de trabalhos seguem abertas até o dia 10de maio. As propostas de artigos devem estar enquadradas em oito grupos temáticos, entre eles: História do Jornalismo, História da Mídia Digital e História da Publicidade e da Comunicação Institucional. O Encontro é uma promoção da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia. Além do POSCOM, também são apoiadores dos eventos a Capes e os seguintes Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da Unisinos. Detalhes sobre a programação e inscrições pelo site www.ufrgs.br/alcar2015.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-407

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes