Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM apresenta sua nova identidade visual



O arco de entrada do campus sede da Universidade Federal de Santa Maria e os conceitos de (des)construção e  dialogicidade foram os elementos de referência para o processo criativo da nova identidade visual do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM. A marca do programa foi apresentada nesta segunda-feira, dia 27 de abril, por uma equipe formada por discentes integrantes da comissão de Publicização e Divulgação Científica: os mestrandos Maurício Lavarda do Nascimento e Rômulo Tondo e as doutorandas Denise de Lima e Sandra Depexe.

De acordo com o manual de identidade visual criado pelos pós-graduandos, o conceito de (des)construção tem como inspiração os mosaicos (arte musiva). “Assim como o artista que une pequenos fragmentos para compor sua obra, entendemos que o cientista é aquele que une conhecimentos para compreender e problematizar a sociedade”, explica o manual.

O conceito de dialogicidade, que foi representado na marca pelas duas formas curvas que se complementam, mas não se fecham, remete aos diálogos em sala de aula e às trocas entre professores e alunos. O formato da marca também lembra ao arco de entrada da UFSM, simbolizando o elo entre a comunidade e a instituição.

A escolha das cores levou em consideração a sua psicodinâmica: o laranja remete à criatividade, alegria e luz, enquanto o azul à verdade, ao afeto e à serenidade. A tipografia utilizada é a mesma da identidade visual da UFSM, o que assegura unidade gráfica com a Universidade.

De acordo com a coordenadora do POSCOM, a professora Márcia Amaral, a Comissão de Publicização foi incansável em seu trabalho. Para ela, a marca respondeu totalmente às expectativas da coordenação, pois representa um Programa consolidado, mas em processo contínuo de oxigenação e superação. A aplicação da marca inicialmente se dará nas redes sociais e num banner que será apresentado na Aula Magna do Programa no dia 8 de maio. O próximo passo, segundo a coordenação, será um processo de revisão do site, onde também a marca deverá ser aplicada.

A nova marca (em diferentes versões e formatos), bem como o manual de identidade visual, estão disponíveis para download no link Documentos/Internos.


Publicações Recentes