Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professoras do POSCOM ministram conferências em evento internacional na UFF



As professoras doutoras Veneza Ronsini e Sandra Rubia da Silva participam nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, do Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos, em Niterói (RJ). O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (Nemacs) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A professora Veneza integrará a segunda mesa do evento, juntamente com a professora doutora Laura Graziela (UFF). Ela abordará os temas feminilidade, melodrama e capital simbólico, instigando o público do evento a refletir sobre o corpo como capital simbólico e sobre o modo pelo qual os usos do melodrama contribuem para a valorização das virtudes consideradas femininas. Segundo Veneza, a conferência pretende propor o debate sobre estas questões pelo exame das relações entre mídia e feminilidade de classe, a partir da construção de quatro retratos sociológicos individuais de consumidoras das telenovelas do horário nobre. “As singularidades das trajetórias de vida serão usadas como recursos para iluminar aspectos gerais da discussão teórica sobre recepção midiática, gênero e classe social e, desta forma, sondar o tempo longo da estrutura social pela dinâmica entre inércia e mudança das mentalidades”.

Já a professora Sandra irá compor a terceira mesa do Seminário, ao lado do professor doutor Jair Ramos (UFF). Sua fala terá como temática “Desafios metodológicos e éticos da pesquisa etnográfica sobre consumo e culturas digitais: sobre dilemas e possibilidades”. As questões relativas aos estudos de internet, das culturas digitais e mais especificamente do consumo de tecnologia entre grupos de camada popular acompanham a trajetória acadêmica da professora desde a graduação até o doutorado e atualmente em seu projeto de pesquisa. Com financiamento do CNPq, Sandra desenvolve o projeto “Práticas socioculturais e estratégias de apropriação da Internet e dos telefones celulares para a inclusão social e a participação cidadã em periferias urbanas do sul do Brasil”, cuja proposta é um estudo comparativo sobre consumo de tecnologias entre moradores de periferias urbanas de Florianópolis e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo ela, a partir das experiências de trabalho de campo nessas localidades, sua fala no Seminário irá tratar de questões de caráter metodológico e ético que envolvem os dilemas e possibilidades da pesquisa no campo do consumo e das culturas digitais.

O Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático terá transmissão ao vivo pela internet no seguinte endereço: http://www.uniteve.uff.br. Posteriormente, o vídeo do seminário será disponibilizado no canal http://ufftube.uff.br/members/WEBTV. Mais informações sobre o evento no blog https://seminarioiecm.wordpress.com.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-381

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes