Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadoras do POSCOM participam de encontro da Rede Obitel



O grupo Obitel Brasil/UFSM, coordenado pelas professoras doutoras Veneza Ronsini e Liliane Brignol, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, participará na próxima quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de outubro, do V Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva. O evento acontece em São Paulo numa promoção conjunta do Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e a Globo Universidade.

O encontro vai reunir pesquisadores da ficção televisiva e profissionais da TV para debater questões referentes à cultura de fãs e à cultura da participação, mesclando reflexões sobre TV e internet. A programação contará com a apresentação das pesquisas realizadas pelos grupos participantes do Obitel Brasil, a Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva.

A equipe de pesquisadoras da UFSM irá apresentar o trabalho “Ativismo de fãs e disputas de sentidos de gênero nas interações da audiência de Em Família nas redes sociais”. A análise explora as estratégias dos fãs da novela Em Família relacionadas ao romance homoafetivo das personagens Clara e Marina. O recorte da pesquisa mapeou as práticas dos fãs de #Clarina no Twitter e Facebook, assim como as negociações de sentido em torno da relação homoafetiva nas páginas Clarina e GShow no Facebook. Os resultados do estudo apontam que as estratégias dos fãs nas redes sociais online, como shipping, mutirão de postagens, memes, fanvideos, ampliam espaços de discussão social sobre a homoafetividade. Enquanto receptores conservadores criticam a narrativa a partir de valores morais e religiosos, os fãs se reúnem em comunidades de interesse, em campanhas contra a homofobia e em apoio à causa LGBT.

O trabalho do grupo Obitel Brasil/UFSM será apresentado na sexta-feira, dia 9, na mesa “Cultura de Fãs e Ficção Televisiva”. Compõem, ainda, a equipe de pesquisadoras, a professora doutora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Laura Storch, a doutoranda Camila Marques, a mestranda Laura Roratto Foletto e a bacharel em Produção Editorial Luiza Betat Corrêa.

Faça o download do quarto livro lançado pela Rede OBITEL Brasil, “Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira“, lançado durante o V Encontro OBITEL Brasil.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-372

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes