Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutoranda do PosCom é nomeada membro do Conselho Curador da Fundação Palmares



A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria Giane Vargas Escobar foi empossada, no dia 20 de novembro, como membro do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). Nomeada pelo Ministro da Cultura para um mandato de três anos, Giane atuará como representante da academia junto ao Conselho, que é formado por 12 integrantes.

A Fundação Palmares foi fundada em agosto de 1988 como a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira. O órgão atua principalmente na certificação de comunidades quilombolas, na promoção, fomento e preservação das manifestações culturais negras, no apoio e difusão da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História da África e Afro-brasileira nas escolas, além de distribuir publicações que promovem, discutem e incentivam a preservação da cultura afro-brasileira e auxiliam professores e escolas na aplicação da Lei.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Giane tem se dedicado a pesquisar temas que se relacionam à preservação do Patrimônio Afro-Brasileiro, Museus Comunitários, Clubes Sociais Negros, com ênfase nas questões de raça e gênero. No doutorado, sua pesquisa busca verificar a intersecção raça-gênero-comunicação, com ênfase nas identidades e representações de mulheres negras na mídia. O reconhecimento e a possibilidade de representar a academia junto ao Conselho Curador da Fundação Palmares, para ela, simbolizam “a continuidade da luta de Zumbi, de Dandara, de Aqualtune e só aumenta a responsabilidade com a preservação do Patrimônio Afro-Brasileiro, tão necessário e urgente em sua dimensão material e imaterial”.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-357

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes