Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro de professor e alunos do Poscom será lançado na 43ª Feira do Livro de Santa Maria



Cartografia CulturalDia 27 de abril, às 17h, o Projeto Birô de Empreendedorismo Cultural lançará o seu segundo livro na 43ª Feira do Livro de Santa Maria, intitulado Cartografia Cultural: mapeamento cultural dos municípios de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Santa Maria, São Borja e Silveira Martins. O objetivo da obra é apresentar um cenário de atuação potencial para a realização de ações culturais e a formação de uma rede colaborativa junto a agentes culturais de cidades de abrangência da UFSM.

O e-book, que pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link, estrutura-se em três partes: conceito e proposta, inventário cultural e agentes culturais, buscando articular conhecimentos teóricos e práticos de professores e profissionais da área. A publicação em formato digital é resultado do trabalho de mapeamento dos processos e equipamentos culturais e tem autoria de Flavi Ferreira Lisboa Filho, Rose Carneiro, Darciele Marques Menezes, Fabiana Pereira e Jones Machado, com a participação de servidores e alunos de Comunicação da UFSM.

O Projeto Birô de Empreendedorismo Cultural teve financiamento pelo FAC RS por meio do Edital 07/2013 – Processos Culturais Colaborativos e apoio do edital 89/2013 do Ministério de Trabalho e Emprego, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Trata-se de uma investigação acadêmica e extensionista, que reuniu e organizou informações relevantes para a sociedade, possa servir para tomada de decisões dos gestores das instituições públicas e da iniciativa privada no que diz respeito à elaboração de políticas públicas na área cultural e a promoção e difusão cultural, como forma de acesso e democratização para o cidadão. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

Na edição anterior da Feira do Livro de Santa Maria, o grupo de pesquisadores publicou a obra “Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural”. Além disso, também realizaram oficinas, workshops, pesquisas, minicursos, palestras e os mapeamentos em seis cidades do Rio Grande do Sul, com vistas à construção de um panorama do cenário da produção cultural no Estado, que originou o livro que será lançado no próximo dia 27.

O que: Lançamento do livro Cartografia Cultural
Onde: 43ª Feira do Livro de Santa Maria
Quando: 27 de abril
Horário: 17h


Publicações Recentes