Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa do Poscom recebe Prêmio Comunicon 2015



A professora doutora Sandra Depexe, egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e docente do Departamento de Ciências da Comunicação na mesma universidade, foi a vencedora do Prêmio Comunicon 2015 na categoria Doutor. A premiação foi concedida pelo artigo “Consumo, telenovela e um vestido de periguete: posições de sujeito (e de classe) em conflito” apresentado no 5º Encontro dos Grupos de Trabalho em Comunicação e Práticas de Consumo, realizado durante o Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon) de 2015.

De acordo com Sandra, o artigo premiado apresenta um recorte da sua tese de doutorado intitulada “Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e Twitter”, orientada pela professora doutora Veneza Mayora Ronsini e defendida em maio de 2015. O artigo traz uma análise dos comentários postados no Twitter pela audiência da telenovela Salve Jorge (veiculada pela TV Globo entre 2012 e 2013) a respeito da trajetória da personagem Aisha (interpretada pela atriz Dani Moreno). O objetivo do trabalho era entender como a representação de uma moça de elite dá lugar a outros sentidos de classe social quando ela põe um vestido floral designado pela recepção como “vestido de periguete”. A reflexão ancora-se nas noções de consumo cultural de Néstor García Canclini, capitais de Pierre Bourdieu e formações imaginárias de Michel Pêcheux.

A conquista do prêmio, para Sandra, representa o reconhecimento do esforço e dedicação à pesquisa de doutorado, concluída em 38 meses, bem como reflete o trabalho de orientação da professora Veneza. “É uma satisfação e um reconhecimento de que falar sobre classe social e representação da mulher tem importância, embora muitas vezes, na própria academia, nós encontramos certa relutância com esses temas”, avalia.

O Prêmio Comunicon é concedido anualmente pela organização do evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. O resultado da premiação foi divulgado na quarta-feira (08/06), contemplando, também, artigos nas categorias Doutorando, Mestre e Mestrando. Os vencedores de cada categoria terão os seus textos publicados em uma coletânea/livro a ser organizada pelo PPGCOM ESPM. A cerimônia oficial de outorga do Prêmio Comunicon 2015 será realizada em outubro deste ano, durante o Comunicon 2016, em São Paulo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-326

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes