Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coletânea debate Metodologia da Pesquisa em Comunicação



Com a contribuição da professora doutora Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, o livro “Metodologia da Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas” discute práticas de ensino e pesquisa em Comunicação. Organizado pelas professoras Maria  Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP) e Cláudia Peixoto de Moura (FAMECOS/PUCRS), o livro está disponível para download gratuito.

A coletânea reúne textos de docentes das disciplinas curriculares que abordam aspectos de metodologia da pesquisa nos nove Programas de Pós-Graduação em Comunicação que obtiveram notas 6 e 5 na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2010-2012). O objetivo da obra, de acordo com as organizadoras, é “congregar os pesquisadores de referência para uma formação qualificada de novos investigadores em Comunicação”.

Organizado em duas partes, o livro aborda, em um primeiro momento, aspectos do ensino e da pesquisa mediante um levantamento da bibliografia das disciplinas de metodologia da pesquisa. Na segunda parte, encontram-se os artigos de pesquisadores convidados que discutem questões epistemológicas na Pesquisa em Comunicação. A professora Eugenia Barichello assina o texto intitulado “A autoria na elaboração de uma tese”, em que relata sua experiência docente em disciplinas metodológicas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, enfatizando as etapas do processo de escrita autoral.

Publicado em suporte digital, o livro “Metodologia da Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas” pode ser acessado aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-333

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes