Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutoranda do Poscom é segunda colocada em premiação estudantil da Intercom



A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria Marizandra Rutilli recebeu, na semana passada, a premiação pelo segundo lugar no Prêmio Francisco Morel. A distinção é concedida anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) aos melhores trabalhos apresentados em seus Congressos Nacionais.

Resultado de sua dissertação de mestrado elaborada no Poscom/UFSM e defendida em dezembro de 2014, o artigo “Relações entre jornalistas e fontes em ambiente de convergência: uma proposta de taxonomização” foi produzido em co-autoria com a professora Dr.ª Debora Cristina Lopez (atualmente professora da Universidade Federal de Ouro Preto). A apresentação do artigo ocorreu durante o Congresso Nacional da Intercom de 2015, realizado no Rio de Janeiro, e foi indicado pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora para concorrer à premiação realizada na edição do evento deste ano, em São Paulo. O trabalho foi escolhido como o segundo melhor artigo em nível de mestrado entre todas as pesquisas apresentadas em 2015. Como parte da premiação, Marizandra terá seu texto publicado em um e-book organizado pela Intercom e com publicação prevista para 2017.

Em sua pesquisa de mestrado, Marizandra estudou as relações entre jornalistas e fontes no rádio em ambiente de convergência. O artigo, recorte da dissertação, apresenta uma proposta de nova categorização das fontes jornalísticas, considerando a visibilidade permitida pelas tecnologias e plataformas digitais para indivíduos e grupos que antes não eram tidos como fontes. Para ela, a premiação é o reconhecimento do trabalho de pesquisa realizado durante o mestrado. “Ficar entre os finalistas é uma grande alegria, bem como incentivo para jovens pesquisadores assim como eu”, afirma. Atualmente, Marizandra é doutoranda do Poscom, sob orientação da professora Dr.ª Rejane Pozobon. Seu foco de pesquisa agora são as campanhas eleitorais no rádio.

Para Debora, orientadora da pesquisa de mestrado, o texto traz uma contribuição efetiva para a área ao discutir uma questão fundamental para o jornalismo: as fontes e suas mutações no cenário de convergência. “O olhar dado pela Marizandra ao tema é comprometido e qualificado, revelando todo o processo de construção da dissertação e a evolução dela como pesquisadora”, avalia a professora.

A entrega dos prêmios estudantis conferidos pela Intercom aconteceu na última terça-feira, dia 6 de setembro, dentro da programação do Congresso Nacional. O primeiro lugar do Prêmio Francisco Morel foi concedido a José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFJF), pelo artigo “A TV Pública e a Busca por Métodos de Verificação da Qualidade”. Em terceiro lugar ficou Cássio de Borba Lucas (UFRGS), autor do artigo “Rap Popcreto: do intertexto à intersemiótica da música”. Na mesma ocasião, também foram reconhecidos os melhores trabalhos de Doutorado, por meio do Prêmio Freitas Nobre, e de Graduação, através do Prêmio Vera Giangrande, entre outras homenagens. A relação dos premiados pode ser acessada aqui.

Mari Intercom 2015
Marizandra durante a apresentação do artigo no Intercom 2015


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-518

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes