Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

15 Anos de Revista Animus



Em conjunto à comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, a Revista Animus, produzida pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, está comemorando seu aniversário de 15 anos. Para celebrar a data, a equipe editorial da revista apresenta, a seguir, um pouco da história da revista:

animus

Há 15 anos era criada a Revista Interamericana de Comunicação Midiática, ou Animus. “Com toda a alma”: era essa a disposição que o primeiro editorial prometia ao leitor que começava a acompanhar a trajetória dessa revista feita pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Hoje, publicadas 30 edições e com todas as conquistas do periódico, podemos afirmar que não faltou tal disposição para todas as pessoas que nesse tempo ajudaram a construir o que a Animus é na atualidade.

Através do Núcleo de Editoração Multimídia, o Ned-Mídia, a Animus mantém periodicidade semestral desde sua criação. Em outubro de 2005, com o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, a revista passou a contar com uma equipe de consultores brasileiros e estrangeiros vinculada ao programa. Nesse tempo também passaram a fazer parte da publicação os dossiês temáticos, que contavam com editores convidados. Desde 2008 a Animus dispõe do apoio institucional da UFSM através do Edital Pró-Revistas, um fundo que visa projetar a universidade no meio acadêmico através da atuação do corpo docente no meio científico.

Em 2012, ano em que a Animus completava dez anos de trabalho ininterrupto, a publicação alcançou uma de suas maiores conquistas: a qualificação B1 no Qualis-Capes, resultado do esforço de toda a equipe, de mais de 200 pareceristas e de cerca de 240 autores brasileiros e 30 estrangeiros que já publicaram na revista. Nessa mesma época, em paralelo à atuação do periódico, iniciavam-se as atividades do Curso de Doutorado em Comunicação da UFSM.

Atualmente a revista recebe em média 100 textos por edição, contando com autores estrangeiros (latinos e europeus) e brasileiros das mais diversas universidades do país. A Animus trabalha com fluxo contínuo de recebimento e está indexada em Latindex, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Georgetown University Library, Sumarios.org e PORTCOM. Todos os artigos publicados pela revista contam com o número DOI (Digital Object Identifier), um sistema de identificação numérica que facilita a busca de qualquer texto, em nível global, no ambiente digital.

Enquanto inicia a comemoração de seus 15 anos de existência, a Animus continua comprometida com seu principal objetivo – contribuir para o avanço e a disseminação do conhecimento científico através da publicação. Atuando como campo de mediação de textos que abordam a comunicação pelas suas instâncias, da produção até o consumo, reafirma seu compromisso com a sua principal missão: contribuir para o incremento do debate acadêmico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-557

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes