Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM, PPGTER E PET CISA realizam palestra com professor Antonio Xavier da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia



O Programa de Pós-graduação em Comunicação, O Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e o Programa Educação Tutorial das Ciências Sociais (PET CISA) realizaram na última terça-feira (28), em uma promoção conjunta, palestra com o professor Drº Antonio Nolberto De Oliveira Xavier, da Universidade Estadual de Santa Cruz, de Ilhéus na Bahia, sobre o tema “Em casa fora de casa: Estratégias Comunicacionais na Construção do Sentido de Pertença de Migrantes Gaúchos e Nordestinos em São Paulo”.
 
Na palestra, Antonio apresentou a pesquisa desenvolvida no doutorado, defendido em 2016 no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Na tese, o pesquisador investigou como o uso dos dispositivos midiáticos e tecnológicos contribuem na construção de um sentido de pertença do migrante a uma coletividade no local de acolhimento. Alem de nordestinos e gaúchos em São Paulo, Xavier socializou a pesquisa que fez com brasileiros e nicaraguenses que vivem na Costa Rica.
 
No turno da manhã da terça-feira (28), o professor também dialogou com os alunos da disciplina Comunicação e Cidadania, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Editorial da UFSM, ministrada pela professora Rosane Rosa, e que tem como proposta curricular conhecer as concepções plurais de cidadania, compreender a comunicação e a informação como direitos humanos e suas práticas nos diferentes contextos históricos e comunicacionais.
 
Sobre seu histórico profissional e acadêmico, o professor Antonio Nolberto de Oliveira Xavier é Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Graduado em Filosofia – Licenciatura Plena – pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Comunicação Social – Rádio e TV da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus/BA e investiga os temas Comunicação, Cultura Popular e Cidadania.

 

Foto 3           Foto 1

 

Foto 2

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-606

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes