Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom promove curso com professor Dr. João Freire Filho da UFRJ



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria está promovendo o curso “O cultivo do asco: mídia, retórica política e sensibilidade moral”, ministrado pelo professor Dr. João Freire Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso, que será ministrado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017, das 14h às 17h, apresenta uma reflexão sobre o fortalecimento de uma “cultura pública da aversão” no Brasil, contrapondo-se à mítica imagem de cordialidade brasileira. Nesse contexto, para o pesquisador, a retórica e a iconografia do asco são acionadas com o objetivo de estigmatizar e de repelir determinados movimentos sociais, lideranças e correntes políticas, deslegitimando as reivindicações de minorias por direitos civis, inclusão social e reconhecimento cultural.

As inscrições devem ser feitas até dia 11 de setembro (segunda-feira), na Secretaria do Poscom (prédio 21, sala 5130), das 09h às 12h e das 14h às 17h. Estão abertas 50 vagas para discentes e docentes dos cursos de graduação em Comunicação Social e do Poscom, ambos da UFSM. O local do curso será divulgado após o encerramento das inscrições.

O professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ, João Freire Filho, possui título de Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Realizou pós-doutorado sênior no PPGCOM da UFMG, com bolsa do CNPq. Ministrou cursos como professor convidado nos programas de pós-graduação da UFBA, da PUC-RS, da UFMG e da UFRN. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1D) e membro titular do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação dessa mesma instituição. Coordenou projetos de pesquisas com o apoio financeiro do CNPq, da Capes, da Faperj, da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação José Bonifácio. Ganhou o prêmio Antonio Luís Vianna da FUJB/UFRJ, em 2005, pelos resultados obtidos com o auxílio de pesquisa concedido em 2004. Recebeu, em 2011, o Prêmio Compós como orientador da melhor tese de doutorado defendida em 2010. Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano (Mauad, 2007); A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo (Sulina, 2009); Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade (FGV, 2010); Estudos de televisão: diálogos Brasil-Portugal (Sulina, 2011 — com Gabriela Borges); A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo (Sulina, 2011 — com Maria das Graças Pinto Coelho); Entretenimento, felicidade e memória: forças moventes do contemporâneo (Anadarco, 2012 — com Ana Paula Goulart Ribeiro e Micael Herschmann); Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama (Sulina, 2014— com Vera França e Lígia Lana).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-622

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes