Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM CONVIDA PARA A AULA MAGNA “LIBERDADE DE IMPRENSA EM DEMOCRACIAS FRAGILIZADAS” NESTA QUINTA, 22 DE OUTUBRO



A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, juntamente com a equipe do #Projeto PoscomJuntesEmCasa, convidam para a Aula Magna do POSCOM/UFSM,  nesta quinta, dia 22 de outubro, às 14h.  O evento será transmitido ao vivo pelo canal do POSCOM no YouTube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=vbsAPCCsAL8

A Aula Magna será proferida pelo prof. moçambicano Ernesto Nhanale, da Escola Superior de Jornalismo e da Universidade Pedagógica de Maputo. O evento é fruto das atividades do Acordo de Cooperação Internacional Brasil-Moçambique, firmado entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Maputo (UP), cujas atividades no Brasil são coordenadas pela profa. Rosane Rosa, através do projeto Educomunicação Intercultural. Como coordenadora do POSCOM, agradeço à colega professora Rosane pela intermediação do contato e auxílio na organização. 

A mediação será feita pela profa. Vera Martins (UFSM/FW), egressa do POSCOM, com estágio de doutorado-sanduíche em Moçambique, na Universidade Pedagógica. 

Não é necessário inscrição prévia – a aula será aberta a todos e todas interessados em participar. Para quem quiser certificado, será disponibilizado um link no dia da palestra. 

Serviço:
O quê: Aula Magna “Liberdade de Imprensa em Democracias Fragilizadas”
Quando: Quinta-feira, 22 de outubro, 14h
Onde: canal do POSCOM/UFSM no YouTube
Link para a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=vbsAPCCsAL8

Currículo do prof. Ernesto Nhanale:
Diretor executivo do Instituto de Comunicação Social para a África Austral. Professor na Escola Superior de Jornalismo (ESJ\MZ) e no Programa de Pós-graduação em Jornalismo e Estudos Editoriais da Universidade Pedagógica de Maputo.
Doutor em Media, Comunicação e Cultura pela Universidade Autónoma de Barcelona; mestre em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa; licenciado em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.
Ultimas produções: co-autor do Relatório do Instituto de Comunicação Social para a África Austral (MISA), sobre o Estado da Liberdade de Imprensa em Moçambique (2011-2019), autor do livro “A Cobertura dos Media Sobre a Corrupção em Mocambique: Um “Contra-Poder” Abalado?, Maputo: CEC Editora, 2019.

Ementa  Aula Magna “Liberdade de Imprensa em Democracias Fragilizadas”:
No cenário da pandemia da Covid-19, além da saúde pública, as liberdades de imprensa e de expressão têm sido vítimas de governos autoritários em diversos países. Em muitas dessas nações, as autoridades políticas aproveitam-se do cenário de emergência para, formal ou informalmente, instalar a censura sobre a imprensa, constranger e perseguir jornalistas e usar as tecnologias e, especialmente, as fake news para desinformar e controlar eletronicamente os cidadãos e as instituições. No espaço lusófono e, notadamente, em Moçambique e no Brasil, verifica-se uma série de tentativas de controle da liberdade de imprensa e uma proliferação de informações e notícias falsas. Demonstra-se, assim, a relevância de uma reflexão sul-sul, em torno das dificuldades e dos desafios no combate à desinformação e ao pleno exercício da liberdade de imprensa, a fim de estancar o processo de deterioração da racionalidade da opinião pública.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1840

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes