Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Educomunicação Intercultural lança documentário e livro: resultado da parceria entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique



Na próxima terça-feira (15), a partir das 14h no horário de Brasília e 19h no horário de Maputo, através do canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) e da plataforma Farol – UFSM, será realizado o lançamento do documentário “Educomunicação Intercultural – Projeto Abdias Nascimento” e do livro “Mediações educomunicativas e interculturais entre Brasil e Moçambique”, produções do Projeto Educomunicação Intercultural (Edital nº 02/2014, SECADI/MEC/CAPES), do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da CAPES, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019.

O lançamento contará com a participação de integrantes da UFSM e da Universidade Pedagógica de Moçambique que atuaram no Projeto. Para conferir o evento, basta acessar o canal do YouTube do Poscom UFSM (https://www.youtube.com/watch?v=aSLDaIl8_r0&feature=youtu.be&ab_channel=POSCOMUFSM%23PoscomJuntesEmCasa) ou a plataforma Farol UFSM (https://farol.ufsm.br/).

O projeto

A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Pedagógica de Moçambique, coordenado pela professora Rosane Rosa (Poscom e PPGTER – UFSM), e contou com missões de trabalho e de estudo na modalidade de graduação e doutorado sanduíche.

O Projeto Educomunicação Intercultural teve como objetivo a promoção da cooperação internacional Sul-Sul, com atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da educomunicação, contemplando a educação midiática, a mediação tecnológica, a expressão comunicativa pelas artes e a reflexão epistemológica.

Objetivou também a cooperação entre grupos de pesquisa do Brasil e de Moçambique, de reconhecido padrão internacional, na promoção da igualdade racial. Além disso, o Projeto buscou a ampliação da participação e da mobilidade internacional de estudantes, preferencialmente, autodeclarados pretos, pardos.

Livro e documentário

O livro, distribuído pela Editora Fi (Porto Alegre-BR) e Editora Educar (Maputo -MZ),  em formato ebook e impresso, licença aberta, foi organizado pelas professoras da UFSM Rosane Rosa (Poscom e PPGTER) e Andreia Oliveira (PPGART), e pelos docentes da Universidade Pedagógica de Moçambique, Félix Singo e Leonilda Sanveca. A obra apresenta pesquisas que dialogam com a perspectiva da educomunicação, da mediação tecnológica na educação formal e informal (comunitária), das tecnologias assistivas e da arte comunitária.

No documentário, participantes do Projeto Educação Intercultural divulgam os principais resultados e metas alcançadas com o desenvolvimento das atividades em Moçambique e no Brasil. O roteiro e a edição da produção foram elaborados de forma colaborativa, com o auxílio de estudantes bolsistas do Projeto Educomunicação Intercultural e do Estúdio 21 da UFSM.

Texto: Rubens Guilherme Santos

Arte: Kátia Leonor Alves
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1861

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes