Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para seleção de Mestrado e Doutorado no POSCOM da UFSM



Foi publicado nesta sexta-feira (8), pelas coordenações dos Programas de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Federal de Santa Maria, o Edital 001/2021/PRPGP/UFSM para ingresso, no primeiro semestre de 2021, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação da UFSM.

O edital está disponível na página de editais da UFSM, filtrando por Editais da PRPGP ou clicando no endereço eletrônico: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/001-2021/.

As inscrições para concorrer às vagas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) devem ser feitas de 9 de janeiro até às 14 horas de 22 de janeiro no link https://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=4073. Na inscrição, além de anexar uma série de documentos, o(a) candidato(a) deverá enviar o seu projeto de pesquisa.

Foram disponibilizadas 14 vagas para alunos de doutorado e 22 vagas para alunos de mestrado no POSCOM.

O edital específico para a seleção de Doutorado está disponível no link https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2021/01/EdEsp01.09-21-DoutComunicacao.pdf e o de mestrado no link https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2021/01/EdEsp01.36-21-MestComunicacao.pdf. Os editais apresentam informações importantes como as respectivas linhas, orientadores e número de vagas que cada professor está disponibilizando, além das fases de seleção e o peso de cada uma delas. Os candidatos devem ficar atentos a essas regras específicas, entre elas a de que se não indicarem professor(a) orientador(a), não terão a inscrição homologada.

Para candidatos ao mestrado, haverá uma prova escrita que será realizada no dia 10 de fevereiro de 2021, no turno da manhã, na plataforma Moodle UFSM em endereço online a ser publicado no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (www.ufsm.br/poscom). A bibliografia de referência está disponível no edital.

É importante destacar que é considerada responsabilidade do(a) candidato(a) a leitura integral do Edital, o conhecimento pleno das instruções e orientações e o acompanhamento das publicações dos resultados parciais e demais orientações relativas ao cronograma do processo seletivo no site do POSCOM.

O programa conta com duas linhas de pesquisa: Mídias e Estratégias Comunicacionais e Mídia e Identidades Contemporâneas. Ambas as linhas dispõem de um grupo preparado de docentes e discentes que, há 15 anos, vêm construindo um programa de pós-graduação com pesquisas em destaque e dissertações e teses premiadas no campo da Comunicação.

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação já havia anunciado que irá promover uma Aula Pública, no canal do POSCOM no YouTube, para ampliar a compreensão do edital e das linhas de pesquisa do programa, ainda no mês de janeiro. Por isso, os interessados em concorrer às vagas devem ficar atentos aos canais do POSCOM.

Quanto às aulas, tanto o mestrado quanto o doutorado em Comunicação têm suas atividades acadêmicas realizadas de forma presencial, porém, enquanto vigorar o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, o REDE (Resolução 024/2020), as aulas serão ministradas de forma remota/online.

O período de seleção do POSCOM/UFSM, a  exemplo do que ocorreu com os demais programas de pós-graduação da UFSM, foi alterado devido às mudanças no Calendário Acadêmico da UFSM em função da pandemia de Covid-19.

Endereços eletrônicos:

Site do POSCOM/UFSM: ufsm.br/poscom

Site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa: ufsm.br/prpgp

Facebook do POSCOM/UFSM: facebook.com/poscomufsm

Instagram do POSCOM/UFSM: instagram.com/poscomufsm

Canal do POSCOM/UFSM no YouTube: youtube.com/channel/UCwAKzfL4AQEwf87jsgGozIg


Publicações Recentes