Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mesas de debates promovidas pelo Poscom integram a programação da 36ª JAI



Acontece, entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, a 36.ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O evento, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem por objetivo estimular a iniciação científica de alunos da graduação e a discussão das pesquisas em desenvolvimento nos programas de pós-graduação de todo o país. Neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom UFSM) integrará a agenda do evento com duas mesas temáticas. Os espaços debaterão aspetos da mídia comunitária e da Comunicação como mediadora social.


No dia 24, quarta-feira, às 16h, será promovida a mesa O comunitarismo como força social no Brasil pandêmico, com a professora Raquel Paiva, do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro abordará como a comunicação comunitária atuou nas periferias brasileiras ao longo da pandemia de covid-19, promovendo ações que deveriam ser de responsabilidade das instituições governamentais. O espaço também trará ao público questões do comunitarismo entendido como uma estrutura social. A mediação será da professora do Poscom UFSM, Liliane Dutra Brignol.


A segunda mesa promovida pelo programa será no dia 25, quinta-feira, também às 16h. Com o tema Viagem com destino à compreensão: caminhos e saberes para a Paz, o convidado da tarde será o professor da Universidad de Antioquia (Colômbia), Raúl Hermando Osorio Vargas. Partindo das reflexões sobre o acordo de Paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias (FARCS), a mesa trará para discussão a Comunicação, em especial o jornalismo, enquanto agente de construção da paz e da democracia no mundo moderno. Ressaltando o papel da Comunicação na superação de injustiças sociais, o debate será mediado pelo professor Reges Schwaab, do Poscom UFSM.
Além das mesas, o Poscom participa com apresentações de trabalhos dos docentes e discentes do programa. Mais informações sobre as transmissões e a programação completa do evento podem ser acessadas aqui.

Poscom também estará presente no 14.º Salão de Extensão
Em paralelo com a 36.ª edição da Jornada Acadêmica Integrada, será realizado o 14.º Salão de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão UFSM. O evento tem como foco a promoção dos trabalhos acadêmicos que resultam de atividades extensionistas, ressaltando o compromisso social das pesquisas científicas.


O Poscom participa das atividades do Salão com a mesa redonda Mídia, Maternagem e Infância no contexto da pandemia: aprendizados e desafios. O espaço será no dia 26, sexta-feira, às 10h, através da plataforma Google Meet – para participar, é preciso realizar inscrição por meio deste link. A mesa abordará as construções sociais sobre a maternagem e a infância que perpassam a esfera midiática.

As palestrantes convidadas, Maria Collier de Mendonça (Universidade Federal de Pernambuco) e Brenda Guedes (Universidade Federal do Ceará), discutirão os modos pelos quais mães e crianças interagem com as mídias e sua produção de conteúdos, relacionando-as com implicações éticas, sociais e políticas, bem como as restrições impostas pelo contexto pandêmico. A mediação será da professora Milena Freire, do Poscom UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1965

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes