Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do POSCOM lança livro sobre Extensão Universitária



Capa do livro Extensão Universitária

O livro Extensão Universitária: Gestão, Comunicação e Desenvolvimento Regional, de autoria do professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, foi publicado pela Editora FACOS-UFSM. A obra retrata um pouco da trajetória da Extensão no Brasil, da prática extensionista na UFSM, da articulação com as diferentes áreas do conhecimento e da gestão da Extensão nas Universidades brasileiras.

Constituído a partir de palestras, seminários e pesquisas desenvolvidas pelo professor nos anos de 2019, 2020 e 2021, o livro traz novas discussões e contribuições para a prática da extensão pelas universidades públicas. Ao resgatar como a Extensão Universitária cumpriu diferentes papéis ao longo da história, Flavi ressalta como esse pilar universitário deve pautar-se na emancipação dos sujeitos e na construção de uma cultura democrática sólida. Além disso, a obra apresenta-se como um importante instrumento para os gestores da extensão nas universidades, trazendo considerações sobre como avaliar e mensurar os impactos da prática na sociedade.

De acordo com Sandra de Deus, professora e ex-pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o livro traz uma importante discussão acerca do papel da Universidade para as lutas sociais. “As universidades públicas protagonizam um importante papel em sociedades como as nossas, onde impera forte desigualdade social. Por esta razão temos que estar atentas e atentos para que a universidade não se configure em um espaço que promove a desigualdade e reproduza apenas valores de uma classe dominante. É sobre estas práticas que o autor reflete, com sabedoria e uma escrita vibrante.”

“Apresentar este livro tornou-se um desafio prazeroso, à medida que a organização dos textos possibilita não apenas atualizar os debates sobre a Extensão, mas também refletir a respeito de como essa  dimensão formativa, de caráter eminentemente político, pode oportunizar um novo paradigma de universidade, sustentado na democracia, na excelência e na inclusão”, destaca a professora Olgamir Amancia Ferreira, decana de extensão da Universidade de Brasília.

Para o professor Lutiere Dalla Valle, autor da obra que inspira a capa do livro, a série Deriva pode estabelecer conexões com a Extensão Universitária no modo espontâneo como as imagens se agrupam e se conectam, acompanhando o movimento natural dos acontecimentos. “A Extensão na UFSM decorre de muitas dinâmicas coletivas de compartilhamento onde vinculam-se conhecimentos advindos das experiências singulares dos sujeitos, suas trajetórias e descobertas com práticas de colaboração que prontamente se constroem e se ramificam”, ressalta Lutiere.

O e-book está disponível para download, de forma gratuita, no site da Editora FACOS-UFSM. A obra conta com apresentação da decana de extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira, e prefácio da professora e ex-pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sandra de Deus. A capa do livro foi inspirada na obra de Lutiere Dalla Valle, recordando o poder do acaso na construção dos caminhos trilhados.

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos | PRE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2054

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes