Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O futuro da Comunicação: segunda edição do Seminário Discente do POSCOM refletiu perspectivas científicas e profissionais no Sul Global



Ao romper com as barreiras impostas pela pandemia da Covid-19, o II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reuniu pesquisadores com diferentes níveis acadêmicos e oriundos das mais diversas regiões do país, para refletir sobre o futuro da Comunicação a partir de perspectivas científicas e profissionais do Sul Global.

Realizado de 24 a 28 de janeiro de 2022 e organizado por mestrandos e doutorandos do POSCOM, o evento, totalmente online, permitiu discussões sobre pesquisas em diferentes estágios, em um ambiente saudável, onde os estudantes puderam exercitar os processos de elaboração, arguição e defesa de seus produtos técnico-científicos. Um exercício, segundo a organização, para “tornar mais empáticas as ambiências da pesquisa, em visada de trajetórias acadêmicas com saúde física, mental e dotadas de resultados com maior qualidade”.

O evento reuniu mais de 120 estudantes, oriundos de 46 instituições de ensino superior, nacionais e internacionais. Com pesquisas que objetificam fenômenos enquanto Comunicação, ou leem distintos objetos sob suas lentes, 85 resumos foram submetidos ao Seminário, organizados e distribuídos em 15 Sessões Temáticas.

Estratégias comunicacionais, identidades contemporâneas, teorias e metodologias da pesquisa, tecnologias para coleta e análise de dados, estudos de plataformas e algoritmos, culturas digitais, discurso e narrativa, comunicação pública, desinformação e fake news, comunicação política, comunicação, educação e ensino, extensão universitária, economia criativa, inovação e tecnologia, estudos organizacionais, comunicação e trabalho, processos e práticas de produção editorial, publicidade, propaganda, relações públicas e jornalismo, representações midiáticas, interseccionalidades de raça, gênero, classe e sexualidade, fronteiras, migrações e relações internacionais, mediação e consumo, usos e apropriações de tecnologias e cultura pop foram algumas das ênfases de estudos acolhidos pela Comissão Científica e Editorial do Seminário.

Para além das Sessões Temáticas, a Mesa de Abertura do Evento contou com as presenças de Ana Guerra, doutoranda do Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economics and Political Science e Taís Oliveira, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do ABC Paulista, que refletiram sobre “Trabalho, racismo e política: estudos de comunicação em interface com a tecnologia e plataformas”. Um debate importante que contou também com a participação da doutoranda do POSCOM, Diosana Frigo, junto à Coordenadora do Programa, professora Liliane Dutra Brignol, e da Representante Discente, Márcia Zanin Feliciani. No encerramento do II Seminário Discente, os Coordenadores das Sessões Temáticas se reuniram com os participantes do evento, em um importante debate quanto às contribuições das pesquisas apresentadas para o futuro da Comunicação. Virtualmente, foi realizado um fechamento de ideias para então concluir, com sucesso, os cinco dias de atividades.

Entre as muitas contribuições do evento, é destaque o Caderno de Resumos publicado nesta semana, que reúne os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no Seminário. O material pode ser acessado aqui.

Também estão abertas as Chamadas para Publicação de Artigos Completos, onde os autores interessados poderão submeter seus manuscritos para comporem as Memórias do Seminário. O prazo final para submissão, conforme aponta a organização, é 15 de março. Todas as informações sobre o processo de submissão podem ser conferidas no portal do evento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2064

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes