Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mudança na entrega final de teses e dissertações



A partir do segundo semestre de 2022, a entrega de versão final de teses e dissertações no Poscom será realizada exclusivamente no formato digital através de processo pelo PEN SIE. 

Segundo Memorando Circular N. 04/2022 – PRPGP, o sistema está apto a ser utilizado para o envio dos trabalhos na forma digital, já sendo possível fazer a entrega neste formato a partir de julho. Entretanto, passa a ser obrigatória sua utilização a partir do próximo semestre, como única forma de entrega de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação, não devendo ser utilizada a entrega de trabalhos impressos, encadernados, pois a MDT já foi adaptada e o Regimento da Pós-graduação também está sendo atualizado.

O objetivo da mudança é eliminar a necessidade de espaço físico, reduzir custos aos acadêmicos da pós-graduação, bem como evitar as disparidades nos títulos finais dos trabalhos aprovados pela banca e cujo título deve ser idêntico ao constante na ata de defesa.

 Compartilhamos Tutorial PEN SIE para entrega da versão final dos trabalhos de conclusão dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, respectivamente de monografias, dissertações e teses, na forma digital:

TUTORIAL PEN-SIE ATO DE ENTREGA DE MDT: Monografia de Especialização, Dissertação e Tese

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2149

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes