Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

WJS: digitalização do jornalismo e audiências na Iberoamérica

por Laura Storch



Um dos temas recorrentes nos estudos contemporâneos sobre Comunicação, em particular sobre Jornalismo, é a relevância das transformações tecnológicas para os processos de mutação das profissões e sobre a necessidade cada vez maior dos jornalistas dominarem habilidades técnicas e ferramentas cada vez mais complexas.

Um estudo vinculado ao projeto global Worlds of Journalism Study buscou analisar qual a relevância dada à essas habilidades entre os jornalistas ibero-americanos. A pesquisa fez uma comparação sobre os processos de digitalização do jornalismo em países como Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Equador, El Salvador, Espanha, México e Portugal.

Para os autores, as variáveis analisadas no estudo confirmam pesquisas anteriores. Eles perceberam que “[…] cresce na profissão jornalística, em primeiro lugar, a importância das tecnologias e conhecimentos digitais e, em segundo lugar, o papel ativo de uma audiência cada vez mais interativa”.

 

“Os novos modelos jornalísticos decorrentes da digitalização da profissão na Ibero-América tem qualidades híbridas, relacionais e dinâmicas. Essas qualidades são formadas pela interação da própria agência de jornalistas com múltiplas estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais que se cruzam. Em um contexto glocalizado, o crescimento significativo do uso de redes sociais, plataformas digitais e dispositivos móveis para acessar notícias e informações leva os jornalistas, cada vez mais, a buscar modelos mais operacionais e duráveis de aproximação e fidelização de seus públicos, por meio da personalização automatizada e do uso massivo de algoritmos”, afirmam.

 

 
Para acessar o trabalho completo:
Calderón, C. A., Alonso, M. O., & Herrero, D. B. (2021). Digitalización del periodismo iberoamericano y su efecto en la relación del periodista con la audiencia. Estudio comparativo de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, El Salvador, España, México y Portugal. Journal of Iberian and Latin American Research, 1–17. doi: 10.1080/13260219.2020.1909831

Worlds of Journalism Study

Como os jornalistas de todo o mundo veem seus papéis e responsabilidades na sociedade? Worlds of Journalism Study é um estudo longitudinal que vem coletando dados em todo mundo desde 2007. Atualmente, o projeto está em sua terceira onda, coletando dados sobre as percepções de jornalistas sobre riscos e inseguranças em relação ao jornalismo. WJS3 continua o trabalho das duas ondas anteriores do estudo: WJS1 foi realizada em 2007–2011 e cobriu 21 países de todo o mundo, enquanto WJS2, realizada entre 2012 e 2016, rendeu entrevistas com mais de 27.500 jornalistas em 67 países.
A partir de suas distintas edições, o WJS oferece uma análise inovadora das diferentes maneiras como os jornalistas percebem seus deveres, sua relação com a sociedade e o governo e a natureza e o significado de seu trabalho. A partir de 2021, o GP Estudos em Jornalismo (UFSM/CNPq) passou a integrar a equipe que, a partir do Brasil, está colaborando com a pesquisa.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2231

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes