Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom está com inscrições abertas para processo seletivo para ingresso em 2023



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para ingresso em 2023. São 25 vagas para a turma de mestrado e 15 vagas para o doutorado. As inscrições vão até as 12h do dia 28 de Novembro de 2022, e outras informações podem ser consultadas nos editais de Mestrado e Doutorado.

Para saber mais sobre os docentes do Programa, suas linhas e interesses de pesquisa, confira a lista abaixo.

Ada Cristina Machado Silveira

Doutora em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem midiatização, mídia e mobilização social, agenciamento midiático e segurança pública.

E-mail: ada.silveira@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0962895520743039

Aline Roes Dalmolin

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente Permanente da Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: redes sociais, mídia e religião, jornalismo, discurso midiático, comunicação e biopolítica.

E-mail: dalmoline@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7869463407801702

Cássio dos Santos Tomaim

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas.Seus interesses de pesquisa incluem temas como: história e cinema e filme documentário.

E-mail: tomaim78@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3376343720313755

Carlise Porto Schneider Rudnicki

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente da Linha  Mídia e Estratégias comunicacionais .Seus interesses de pesquisa incluem  temas como: métricas, big data, mineração de dados e comunicação para o desenvolvimento.

E-mail: carlise.rudnicki@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0298582153021116

Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete

Doutor em  Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Docente colaborador na Linha Mídias e Identidades Contemporâneas e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: mídia, televisão digital, mídia e cidadania global.

E-mail: celestino.joanguete@gmail.com

Flavi Ferreira Lisboa Filho

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem  temas como: identidades culturais, patrimônios culturais, desenvolvimento sustentável e representação na mídia.

E-mail: flavi@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962424591141586

Jairo Getulio Ferreira

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente colaborador na Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: epistemologias da comunicação, midiatização, dispositivos, plataformas, algoritmos, circulação e comunicação.

E-mail: jairoferrei@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8243334414084240

Juliana Petermann

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente permanente da Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais .Seus interesses de pesquisa incluem temas como: criação publicitária, ensino de criação publicitária, criatividade, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise de imagens publicitárias.

E-mail: petermann@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9049669566284488

Laura Strelow Storch

Doutora em  Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente da Linha  Mídias e Estratégias Comunicacionais .Seus interesses de pesquisa incluem temas como: jornalismo e inovação, pesquisa aplicada e experimentação e suas implicações na prática jornalística, discurso, imaginário e leitura, e suas implicações no jornalismo.

E-mail: lsstorch@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2030145751550956

Liliane Dutra Brignol

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas.Seus interesses de pesquisa incluem temas como: Comunicação, estudos culturais e recepção; mídia e migrações contemporâneas; Comunicação em rede, usos sociais da internet e identidades contemporâneas; movimentos sociais em rede, ativismos digitais e usos sociais das mídias.

E-mail: liliane.brignol@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5983909606938283

Márcia Franz Amaral

Doutora em  Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: o jornalismo como discurso e narrativa, acontecimentos no jornalismo, sensacionalismo, cobertura de desastres e de mudanças climáticas.

E-mail: marciafranz.amaral@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5237110292041340

Maria Ivete Trevisan Fossá

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente da Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: metodologias da comunicação, comunicação organizacional, relações públicas, cultura organizacional, comunicação estratégica, comunicação e cidadania e responsabilidade social.

E-mail: fossa@terra.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0718561583412717

Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: comunicação, gênero, classe social, estudos de recepção e estudos de consumo.

E-mail: milena.freire@terra.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1230871070442696

Reges Toni Schwaab

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: jornalismo, narrativas, discurso, reportagem e jornalismo ambiental.

E-mail: reges.schwaab@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9809314817287629

Rejane de Oliveira Pozobon

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente permanente da Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: comunicação, política, estratégias comunicacionais, espaço público, e opinião pública.

E-mail: rejane.op@terra.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4513978248449141

Rosane Rosa 

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente colaboradora da  Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem temas como:  comunicação, direitos humanos, cidadania, políticas sociais, educomunicação e interculturalidade.

E-mail: rosanerosar@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5511703487828247

Sandra Depexe

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: produção editorial, comunicação visual, telenovela, Twitter, circulação e consumo.

E-mail: sandra.depexe@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7400360496252297

Sandra Rúbia da Silva

Doutora em Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente da Linha  Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa e áreas de atuação incluem culturas digitais e tecnodiversidade; inclusão digital; comunicação e práticas de consumo;  antropologia do consumo; cultura  brasileira; cultura material e globalização.

E-mail: sandraxrubia@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7169496368084935

Veneza Veloso Mayora Ronsini

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente da Linha Mídias e Identidades Contemporâneas e Professora Visitante na Loughborough University, Reino Unido.. Seus interesses de pesquisa incluem temas como:   mídia, classe social e gênero; recepção e consumo do audiovisual; consumo e identidades juvenis; usos da mídia, estilos de vida e identidades; tecnologias da comunicação, comunidades sustentáveis e identidades de classe; etnografia crítica do consumo.

E-mail: venezar@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0158036614584571

Viviane Borelli

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente permanente da Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses de pesquisa incluem temas como: midiatização das práticas sociais; produção, circulação e reconhecimento dos discursos midiáticos; mídia, cultura e religião; interação discursiva; enunciação, mídia e atores sociais; espaços para participação e estratégias discursivas das mídias e dos atores sociais; jornalismo impresso em suas distintas ambiências e suas relações com outras mídias, sujeitos e campos sociais.

E-mail: viviane.borelli@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0710124685911526

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2363

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes