Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM participa de IV Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação



As professoras Liliane Dutra Brignol (Coordenação) e Laura Storch (GT de Planejamento Estratégico e Autoavaliação) representaram o POSCOM na 4ª Etapa do IV Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM, evento presencial que ocorre no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins (UFSM Silveira Martins), entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022.

A etapa final do seminário de acompanhamento de cursos, iniciado em julho, teve por objetivo a apresentação e discussão do diagnóstico, plano de metas e plano de ação dos Programas de Pós-graduação da UFSM com vistas a sua qualificação. 

O evento foi organizado com uma sessão de abertura com palestrantes externos no dia 22/11 pela manhã. Neste momento inicial, a discussão girou em torno do futuro da pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir de reflexões propostas pelos professores Connie McManus (UnB), Rui Vicente Oppermann (UFRGS) e Romildo Dias Toledo Filho (UFRJ).

Na sequência, foram propostas sessões temáticas (ao longo da semana) para acompanhamento dos cursos de acordo com a nota recebida na Avaliação Quadrienal 2021. A apresentação do Poscom foi realizada no segundo dia do evento, no turno da manhã, quando a coordenadora relatou os principais encaminhamentos do plano de metas e ações que nortearão o Programa nos próximos anos. O plano foi construído coletivamente, sob condução do GT de Planejamento Estratégico e Autoavaliação, que conta com a participação das professoras Liliane Brignol, Viviane Borelli, Laura Storch, Sandra Depexe e Sandra Rúbia da Silva, além de representação discentes e de egressos.

Mesa de abertura

O processo contou com reuniões de auto avaliação com todos os docentes (nos dia 18 de julho e 24 de outubro), reuniões específicas de trabalho do GT (nos dias 5 de julho, 28 de setembro, 21 de outubro), participação nas etapas anteriores do IV Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM (lançado no dia 8 de julho, com treinamento sobre a Stela Experta e Stela Experta PG, nos dias 15 e 27 de julho, e reunião sobre Panorama Institucional da Avaliação Quadrienal e apresentação Painel de indicadores PG, no dia 13 de setembro), até a preparação para apresentação do plano de metas e plano de ação à PRPGP, durante o evento em Silveira Martins. 

Para o plano de metas e ações, o Poscom considerou os seguintes dados e etapas: Indicadores internos e externos (Relatório Sucupira 2017-2020; Ficha de recomendação; Painel de indicadores PRPGP; coleta Sucupira; reuniões de Colegiado e de autoavaliação; pesquisas anteriores realizadas com o corpo discente); Coleta swot (participação online de todos os docentes com síntese das percepções coletivas em reunião de 18/7), sistematização inicial pelo GT para formulação de metas e ações e consolidação dos dados e elaboração do plano em reunião docente realizada no dia 24 de outubro. Após ampla discussão, foram consolidados os objetivos e metas a compor o planejamento do Poscom, que foram referendados também em reunião do Colegiado.

Após a participação no seminário, foram recebidas sugestões de avaliadores externos e também será enviado um parecer com sinalizações a serem consideradas para ajustes no planejamento, que deverá ser apresentado para toda a comunidade acadêmica em breve. O seminário representou, ainda, uma oportunidade para troca de experiências entre os programas de pós-graduação da UFSM, o compartilhamento de desafios comuns e o relato sobre boas práticas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2443

Publicações Recentes