Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Blindagem Midiática: o questionamento comunicacional da mediação jornalística

Dr.ª Ada Cristina Machado Silveira

Blindagem Midiática: o questionamento comunicacional da mediação jornalística (em andamento desde 2014)

Descrição: a aparição das redes sociais formula um profundo questionamento ao trabalho jornalístico. Muitos coletivos, como são denominados os grupos militantes em movimentos sociais, vêm vetando a colaboração com a atividade profissional jornalística. No entanto, as ameaças externas ao jornalismo datam de muito longe. A emergência do cenário da comunicação compartilhada supõe o reconhecimento da superação do paradigma informacional em favor do paradigma interacional. Ao estudar as origens da atividade jornalística, identifica-se o jornalismo literário e sua deontologia impregnada dos valores da modernidade. Em oposição a ele, destaca-se um jornalismo empresarial imbuído dos valores de um mercado internacional de bens e serviços, a globalização. Na esteira disso, surge o jornalismo colaborativo, promovendo novas bases para a credibilidade jornalística. Se, de parte da sociedade observa-se o questionamento comunicacional da mediação jornalística, de parte da corporação observa-se o inverso, ou seja, o questionamento da abordagem comunicacional por parte dos jornalistas. Essa perspectiva observa repercussões no âmbito acadêmico, especialmente na formulação de diretrizes para formação de novas gerações de profissionais do jornalismo.