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Comunicação institucional e organizacional (Gcinco)

Breve histórico: Criado em 1995, o Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria, sob a liderança das professoras Maria Ivete Trevisan Fossá e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, investiga as transformações que o midiático-tecnológico ocasiona nas relações matizadas entre instituições, organizações e seus públicos.

Ao longo de suas quase três décadas de trabalho, o Grupo tem contribuído significativamente para desenvolver pesquisas que não apenas qualificam teorias e metodologias, mas também impactam diretamente as práticas e as profissões vinculadas à Comunicação. Diferentes objetos e fenômenos são acionados por seus integrantes, observados e tensionados à luz de teorias convergentes, especialmente aquelas vinculadas às Relações Públicas e à Comunicação Organizacional.

O Gcinco, por sua característica transdisciplinar e sua vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, congrega múltiplas formações acadêmico-profissionais, cujos interesses de pesquisa são circunscritos em problematizações relacionadas ao fenômeno inovativo, a transformação digital, a plataformização, a inteligência artificial, as mídias sociais e suas implicações no contexto sócio-organizacional atual. Além disso, o Grupo também investiga o futuro da educação superior no Brasil, as reconfigurações do mundo do trabalho, imagem e reputação, diversidade e inclusão nas organizações, mediação de conflitos organizacionais, gestão de crises comunicacionais, relações públicas estratégicas, visibilidade e legitimidade organizacional, desinformação, midiatização, ecologia da mídia e outros.

Podem participar de seus encontros estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à UFSM e a outras instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como professores e pesquisadores, além de profissionais com interesse nas camadas matizadas do campo da Comunicação Institucional e Organizacional.


Objetivos do grupo: Refletir sobre as transformações que o midiático-tecnológico ocasiona nas relações entre instituições, organizações e seus públicos, ao passo de produzir pesquisas de ponta com reconhecimento nacional e internacional. Além disso, busca-se atualizar as teorias e os métodos para que a produção científica seja capaz de abarcar os movimentos emergentes que circunscrevem o campo comunicacional, especialmente as Relações Públicas.

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores vinculados à UFSM e a outras instituições de pesquisa ou ensino, tanto nacional quanto internacional, além de profissionais de diferentes áreas com interesse nas camadas matizadas da Comunicação Institucional e Organizacional.

Líderes: Maria Ivete Trevisan Fossá e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Linhas de Pesquisa: 

  • Apropriações midiáticas em contextos organizacionais emergentes: investiga o atual contexto social midiatizado das organizações e seu ecossistema midiático, ao passo de desvelar as apropriações e usos da mídia, a partir de suas lógicas e affordances, por agentes e atores organizacionais. É interesse dessa linha acionar as teorias e metodologias de pesquisa vinculadas ao campo da Comunicação para refletir sobre os fenômenos que emergem diariamente a partir das tecnologias, especialmente aqueles relacionados à plataformização, à inovação, à transformação digital, à inteligência artificial e seus desdobramentos para a sociedade e suas organizações.
  • Comunicação e cidadania: investiga as estratégias comunicacionais desenvolvidas pelos diferentes atores e campos sociais que tenham como foco questões ligadas à cidadania, como os movimentos sociais, as iniciativas populares e as políticas públicas orientadas à comunicação comunitária, popular e/ou alternativa.
  • Comunicação institucional e educação superior: investiga os processos e práticas de comunicação e relacionamento das instituições de ensino superior, além das estratégias para a produção e divulgação da ciência.
  • Comunicação institucional e visibilidade midiática: investiga a comunicação institucional, tomando como principal pressuposto as relações estabelecidas entre a visibilidade e a legitimidade das instituições à luz das estratégias de comunicação midiática, comunicação e cultura organizacional.
  • Estratégias de comunicação organizacional midiatizadas na ecologia da mídia: investiga as interfaces entre os ambientes midiáticos e os ambientes organizacionais, de modo a desvelar as implicações causadas pela interdependência e inter-relação dos indivíduos e suas organizações com as tecnologias.
  • Comunicação e desenvolvimento: investiga as estratégias de comunicação desenvolvidas por organizações e instituições, públicas e privadas, voltadas para o desenvolvimento local, regional ou territorial, com vistas a fortalecer a comunicação pública, a mobilização social, a cidadania, a cultura e a identidade territorial, além das ruralidades contemporâneas.

Horários e dias de encontros: Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 9h às 11h.

Contatos: gcinco@ufsm.br

Instagram: @gcinco_ufsm