Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 17 julho 2014 - 14:50 | Última modificação: 12 junho 2019 - 15:25
Ouvir
II JORNADA GAÚCHA DE PESQUISADORES DA RECEPÇÃO

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

17/07/2014 08:30 - 18/07/2014 20:00

Notícias do Evento iijornada-gaucha-de-pesquisadores

Primeiro dia de atividades nos Grupos de Trabalho é marcado pelo intercâmbio de experiências
Na tarde desta quinta-feira, 17, foi realizado o primeiro encontro dos Grupos de Trabalho da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, evento que acontece em Santa Maria, numa promoção…
18/07/2018 - 16:06
E-book é lançado a partir de pesquisas apresentadas na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção
As professoras doutoras Liliane Dutra Brignol e Viviane Borelli lançaram o e-book “Pesquisa em recepção – Relatos da II Jornada Gaúcha” que reúne reflexões de professores, pesquisadores e alunos de…
29/06/2015 - 15:09
Anais
Os Anais da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção foram produzidos a partir deartigos e resumos expandidos enviados por pesquisadores, alunos de iniciação científica e de programas de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado – que apresentaram seus trabalhos nos…
25/10/2014 - 15:30
Com avaliação positiva, Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção se consolida no calendário acadêmico
Depois de dois dias dedicados a debates e intercâmbios de experiências, a II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção encerrou-se na última sexta-feira, 18. Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal…
21/07/2014 - 15:36
Painelistas debatem questões teórico-metodológicas em estudos de recepção
A primeira mesa temática desta sexta-feira, 18, na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, instigou os participantes ao debate sobre as “Abordagens teórico-metodológicas para os estudos da recepção”. Sob…
18/07/2014 - 16:04
Pesquisas sobre juventudes e consumo são tema da segunda mesa temática
As professoras Rose de Melo Rocha, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), e Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram…
18/07/2014 - 15:59
Jornada reúne mais de 100 participantes a partir desta quinta-feira
A II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção inicia nesta quinta-feira, dia 17, às 8h com credenciamento dos participantes. Às 9h, acontece a solenidade de abertura, seguida pela conferência “A…
17/07/2014 - 16:12
Maria Immacolata Lopes abre a II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção na UFSM
“A recepção transmidiática e os desafios da pesquisa em rede” foi o tema abordado pela professora doutora Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP) na conferência que abriu a programação da…
17/07/2014 - 16:09
Obra “Meios e Audiências 2” será lançada durante a II Jornada de Recepção
Coordenado e organizado pela professora doutora Nilda Jacks (UFRGS), o livro “Meios e Audiências 2” será lançado durante a programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. O ato será realizado no…
04/07/2014 - 16:50
Comissão Organizadora divulga trabalhos selecionados
A Comissão Organizadora lista abaixo os grupos de trabalho (GTs), os respectivos coordenadores e os trabalhos selecionados para apresentação na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. Dúvidas devem ser…
04/07/2014 - 16:24
Fausto Neto debate as problemáticas do conceito de recepção na sociedade em vias de midiatização
Se na sociedade dos meios a recepção era vista a partir de fronteiras delimitadas e a circulação como uma espécie de passagem entre os polos da produção e recepção, na…
27/06/2014 - 17:10
Consumo midiático entre os jovens será tema de debates no dia 18
Em tempos de comunicação pela internet é quase impossível encontrar alguma pessoa que esteja fora da rede mundial de computadores, o resultado do desejo em estar conectado é o aumento…
21/06/2014 - 17:57
II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção encerra com tarde dedicada aos GTs
Na tarde desta sexta-feira, 18, no prédio 74C do Campus da UFSM, as apresentações nos Grupos de Trabalho deram continuidade à programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.…
19/06/2014 - 15:45
Bonin propõe discussão sobre os desafios metodológicos para os estudos da recepção
A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos Jiani Bonin será uma das painelistas da primeira mesa de debates da II Jornada Gaúcha de…
18/06/2014 - 18:02
Maria Immacolata Lopes realiza conferência de abertura
A pesquisadora Maria Immacolata Vassallo de Lopes vem à cidade de Santa Maria (RS) para realizar a conferência de abertura da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. Em sua fala, que…
17/06/2014 - 18:05
Definida a programação oficial da Jornada
A comissão organizadora da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção divulga a programação do evento.Palestra, painéis e apresentações de trabalhos compõem a programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da…
06/06/2014 - 18:06
Inscrições
Já é possível realizar a inscrição para a  II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. Para isso os interessados devem preencher o  seguinte formulário. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para…
05/06/2014 - 18:08
POSCOM/UFSM promove II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção
Entre os dias 17 e 18 de julho de 2014, o programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria irá sediar a segunda edição da Jornada Gaúcha…
01/05/2014 - 18:10
Descrição

II Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção é um evento científico organizado, nesta edição, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, de modo a dar continuidade à iniciativa pioneira realizada no ano de 2012, na UFRGS, através de uma parceria entre grupos de pesquisa das quatro universidades gaúchas com programas de pós-graduação em Comunicação: UFRGSUFSMUnisinos e PUCRS.

O evento tem como objetivo proporcionar o diálogo entre pesquisadores da área por meio do intercâmbio das pesquisas em recepção desenvolvidas nos Programas de Pós- Graduação em Comunicação sediados em Universidades do estado do Rio Grande do Sul.

A II Jornada visa também dar continuidade a uma rede de pesquisa que possui uma longa trajetória no Rio Grande do Sul. A proposta possibilita visibilidade e intercâmbio entre pesquisas construídas a partir de aproximações à perspectiva teórico-metodológica dos estudos de recepção, em diversas abordagens, tais como: mídia e mediações socioculturais; usos e apropriações da mídia; consumo cultural e midiático; interrelações entre popular, massivo e midiático; interpretação e produção de sentidos a partir das mídias; recepção midiática, consumo e cidadania; transformações na esfera da recepção associada a fenômenos de digitalização e convergência midiática; recepção transmidiática; entre outras.

São acolhidos trabalhos de reflexão teórica, assim como textos com análise de resultados parciais ou finais de investigações empíricas.

Data: 17 e 18 de julho de 2014

Local: Campus da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)
Salas de aula do prédio 74C e Auditório do prédio 67;

Organização/ promoção:
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM) e
Departamento de Ciências da Comunicação UFSM.

Público-alvo: professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da área de comunicação

Comissão Organizadora:

Profª. Dra. Liliane Dutra Brignol (UFSM)
Profª. Dra. Veneza MayoraRonsini (UFSM)
Profaª. Dra. Viviane Borelli (UFSM)

Apoio financeiro:

Fapergs | FIEX / CCSH / UFSM

Chamada de Trabalhos

Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estudantes de iniciação científica a submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa do evento. As propostas devem ser submetidas primeiramente sob a forma de resumos expandidos, para o email da jornada.

Cada participante poderá apresentar até um resumo como autor e outro em co-autoria. Os resumos serão avaliados por um comitê científico constituído por pesquisadores que atuam no âmbito da recepção. Os aceites serão informados pelo site do evento. Os autores de trabalhos aceitos e apresentados terão até 31 de julho para envio dos artigos completos ao email ( jornadagauchaderecepcao@gmail.com ) , de maneira a garantir sua publicação nos anais do evento.

O artigo e o resumo devem ser formatados conforme os templates:

Template do resumo expandido

Template do artigo

Calendário

Prazo para o envio de resumos expandidos: de 1º a 25 de junho    de 1º a 30 de junho

Divulgação do resultado da seleção de resumos expandidos: até 30 de junho  7 de Julho

Inscrições pelo site: de 1º de junho até 13 de julho

Prazo para o envio dos trabalhos completos: até 31 de julho*

* Os trabalhos que não forem enviados no prazo não serão incluídos nos Anais da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.

POSCOM

O Projeto Político–pedagógico do Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria foi aprovado em 27.01.2004 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e recomendado pelo Comitê da Área de Ciências Sociais Aplicadas I da CAPES em 17.09.2005. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação foi criado pelo Conselho Universitário da UFSM em 18.02.2006 e admitido na assembléia da Compós de 08.06.2006.

Suas atividades começaram em outubro de 2005 com edital público para seleção da primeira turma que efetivou as provas a partir de dezembro de 2005 e realizou suas primeiras matrículas em março de 2006. O Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM (Mestrado e Doutorado) tem seleção anual, sua área de Concentração centra-se na Comunicação Midiática e contempla duas linhas de pesquisa:  Mídia e Estratégias Comunicacionais e Mídia e Identidades Contemporâneas.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM recebeu, na última Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o conceito 5.

Coordenação 2013-2015

Coordenadora:
Profª. Dra. Márcia Franz Amaral

Coordenadora Substituta:
Profª. Dra. Liliane Dutra Brignol

Outras informações sobre o Programa podem ser obtidos na página do POSCOM.

Anais

Os Anais da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção foram produzidos a partir de artigos e resumos expandidos enviados por pesquisadores, alunos de iniciação científica e de programas de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado – que apresentaram seus trabalhos nos GTs: Recepção em Jornalismo, Convergência e recepção na web, Usos, apropriações e consumo, Recepção e gênero, Ficção televisiva e cinema, Práticas Culturais e identidades.

II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção aconteceu nos dias 17 e 18 de julho de 2014 na UFSM e teve como tema “Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo da recepção”. O evento científico foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM e deu continuidade à iniciativa pioneira realizada no ano de 2012, na UFRGS, através de uma parceria entre grupos de pesquisa das quatro universidades gaúchas com programas de pós-graduação em comunicação: UFRGS, UFSM, Unisinos e PUCRS. O evento teve apoio financeiro da Fapergs e do CCSH/UFSM.

Expediente

Organização dos Anais
Liliane Dutra Brignol (UFSM)
Viviane Borelli (UFSM)

Arte
Maurício Lavarda – Mestrando POSCOM (UFSM)

Diagramação
Ronei Bueno da Cruz – Graduando em Jornalismo da UFSM

Site e divulgação
Romulo Tondo – Mestrando POSCOM (UFSM)

Comissão técnico-científica
Antonio Fausto Neto (Unisinos)
Daniela Schimitz (UFRGS)
Denise Cogo (ESPM-SP)
Denise Silva (Unipampa – campus São Borja)
Fábio Souza da Cruz (UFPel)
Jiani Bonin (Unisinos)
Liliane Dutra Brignol (UFSM)
Lírian Sifuentes dos Santos (PUCRS)
Márcia Franz Amaral (UFSM)
Monica Pieniz (UFRGS)
Nilda Jacks (UFRGS)
Sandra Rubia da Silva (UFSM)
Veneza Mayora Ronsini (UFSM)
Viviane Borelli (UFSM)

Clique aqui e faça o download do arquivo

Comissões

Comissão Organizadora

Liliane Dutra Brignol (UFSM)

Veneza Mayora Ronsini (UFSM)

Viviane Borelli (UFSM)

Comissão técnico-científica 

Antonio Fausto Neto  (Unisinos)

Daniela Schimitz (UFRGS)

Denise Cogo (ESPM-SP)

Denise Silva (Unipampa – campus São Borja)

Fábio Souza da Cruz (UFPel)

Jiani Bonin (Unisinos)

Liliane Dutra Brignol (UFSM)

Lírian Sifuentes dos Santos (PUCRS)

Márcia Franz Amaral (UFSM)

Monica Pieniz (UFRGS)

Nilda Jacks (UFRGS)

Sandra Rubia da Silva (UFSM)

Veneza Mayora Ronsini (UFSM)

Viviane Borelli (UFSM)


Comissão de Logística

Doutoranda Camila Marques (POSCOM UFSM)

Doutorando Filipe Bordinhão dos Santos (POSCOM UFSM)

Doutorando Gustavo Dhein (POSCOM UFSM)

Doutoranda Mirian Quadros (POSCOM UFSM)

Doutoranda Sandra Depexe (POSCOM UFSM)

Mestranda Fernanda Scherer (POSCOM UFSM)

Mestranda Francieli Jordão Fantoni (POSCOM UFSM)

Mestranda Laura Roratto Foletto (POSCOM UFSM)

Mestrando Marlon Santa Maria Dias (POSCOM UFSM)

Mestrando Maurício Lavarda (POSCOM UFSM)

Mestrando Romulo Tondo (POSCOM UFSM)

Mestrando Tainan Tomazetti (POSCOM UFSM)

Graduanda Amanda Born (Assessoria Facos)

Graduando Augusto Vasconcellos (Bolsista Pibic-CNPq)

Graduanda Cibele Zardo (Bolsista Probic-Fapergs)

Graudanda Hellen Barbiero (Bolsista CNPq)

Graduanda Laura Moura Quadros (Bolsista Pibic-CNPq)

Graduando Luan Romero (Bolsista Jovens Talentos)

FAQ

1-Como posso participar da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção?

A II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção aceita duas modalidades de participação: você pode apenas assistir à conferência de abertura, mesas-temáticas e grupos de trabalho ou apresentar um trabalho de sua autoria. Para essa última opção, você deve escrever um resumo expandido e, posteriormente, um artigo conforme nossas diretrizes para submissão, clique aqui.

2-Posso inscrever mais de um trabalho?

Sim, não há restrições quanto a isso, mas enviar mais de um trabalho não significa que todos serão aprovados para a Jornada.

3-Meu trabalho precisa ser inédito?

Não, mas a comissão científica privilegiará a originalidade e qualidade dos trabalhos, bem como a diversidade de temáticas que tem se destacado no campo dos estudos em recepção. Conheça a comissão científica da Jornada, clique aqui.

4-Há um modelo de arquivo que devo utilizar para escrever meu artigo?

Sim, existe um modelo padrão para o envio dos resumos expandidos e para o artigo final.
Modelo do resumo expandido;
Modelo para o artigo final;
O artigo final deverá ser enviado para o e-mail da comissão organizadora caso seu resumo seja aceito para apresentação no evento.

5- Para qual e-mail devem ser enviados os resumos e artigos para a II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção?

Os resumos e artigos devem ser enviados para o e-mail jornadagauchaderecepcao@gmail.com. Neste caso, a comissão organizadora estará enviando um e-mail informando o recebimento do arquivo.

6- São aceitos apenas trabalhos com resultados de pesquisa empírica?
Não, podem ser submetidos artigos resultantes de projetos de pesquisa concluídos ou em andamento, bem como de projetos de extensão e de pesquisas teóricas, desde que contemplem aspectos teóricos e/ou metodológicos relacionados com a perspectiva dos estudos de recepção (consumo, usos sociais, apropriações, interpretações, mediações, percepções a partir das mídias, etc).

7-Como será efetuado o pagamento?

O pagamento será feito no primeiro dia do evento, 17 de julho, no credenciamento. O participante efetua o pagamento e retira o material da Jornada.

8-Caso o trabalho tenha um ou mais co-autores, eles também devem estar inscritos no sistema e também devem efetuar os pagamentos devidos?

Sim. O autor e co-autor(es) devem efetuar as inscrições e os pagamentos devidos.

9 -Alunos de Graduação podem submeter trabalhos a Jornada?

Sim, graduandos podem submeter trabalhos para a II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. No entanto, os alunos precisam ter a orientação de um professor, ou seja, o orientador deve estar inscrito no evento e assinar o artigo como co-autor e precisará efetuar os pagamentos devidos.

10 – Onde posso me hospedar nos dias do evento?

A comissão organizadora não possui parceria com nenhum hotel ou pousada. Disponibilizamos contatos para que cada participante entre em contato com o hotel ou pousada e realize sua própria reserva.

Hotel Continental Santa Maria

Rua Benjamin Constant, 1209
Telefone: (55) 3028-7070 / (55) 3028-7071
Site: www.continentalsantamaria.com.br

Itaimbé Palace Hotel

Rua Venâncio Aires, 2741
Telefone: (55) 3220-1144
Site: www.hotelitaimbe.com.br

Hotel Morotin

Rua Ângelo Uglione, 1629, – Centro
Telefone: (55) 32205200 / (55) 32201600
Site: www.morotin.com.br

Hotel Pousada Dom Alcides

Rua Eng Rogério Tochetto, 495, – Nossa Senhora de Lourdes
Telefone: (55) 32224174 / (55) 96050040

Hotel Santa Maria

Rua Tuiuti, 1940, – Centro
Telefone: (55) 32232211

Hotel Umberto

Rua Pinheiro Machado, 2310, – Centro
Telefone: (55) 32231210 / (55) 32211270
Site: www.hotelumberto.com.br

Hotel Paraíso 

Rua Venâncio Aires, 1585 – Centro
Telefone: (55) 2103.3960
Site: www.hotelparaisosm.com.br

Apart Paraíso

Rua do Acampamento, 365 – Centro
Telefone:  (55) 3221.3911
Site: www.hotelparaisosm.com.br

Hotel Dom Rafael

Avenida Rio Branco, 228 – Centro
Telefone:  (55) 2101-1919
Site: www.hoteldomrafael.com.br

Pousada Bisognin

Av Pref Evandro Behr, 7995, – Camobi
Telefone: (55) 32269101 / (55) 96134873

Pousada do Alemão
Avenida Roraima,   Camobi
Telefone:  (55) 8422-4220 / (55) 3211-1707

Programação

17 de julho de 2014

Manhã

Local: Auditório do prédio 74C

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h15 – Conferência de abertura: “A recepção transmidiática e os desafios da pesquisa em rede”

Objetivo: A conferência de abertura tem como objetivo discutir e refletir sobre a pesquisa em recepção no que tange aos desafios teóricos e metodológicos a partir da experiência do OBITEL – Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva.

Conferencista: Maria Immacolata Vassalo de Lopes/USP

Mediação: Veneza Mayora Ronsini (UFSM)

10h30 – Debate

11h – Lançamento do livro “Meios e audiências 2” (Editora Sulina, 2014), de Nilda Jacks(coordenação e organização)


Tarde

14h às 18h – Grupos de trabalho (GTs)

Local: Salas de aula do prédio 74C

Objetivo: O espaço dos GTs tem como objetivo refletir sobre diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção a partir da discussão de resultados de estudos empíricos de pesquisas na área desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A realização dos GTs também objetiva mapear as pesquisas de recepção no âmbito de cada PPG localizado no contexto gaúcho, identificando linhas de pesquisa onde se inserem e temáticas pesquisadas por docentes e discentes.

Após a inscrição de trabalhos, serão agrupados por temáticas afins.

18 de julho de 2014

Manhã

Local: Auditório do prédio 74C

8h30 – Mesa 1: “Abordagens teórico-metodológicas para os estudos da recepção

Painelistas:

Jiani Bonin/ Unisinos: “Desafios metodológicos para os estudos da recepção a partir da perspectiva transmetodológica

Antonio Fausto Neto/Unisinos: “Desafios teóricos em estudos de recepção: a problemática da circulação no contexto da midiatização

Mediação: Viviane Borelli

10h15 –Coffe Break

10h30 – Mesa 2: “Estudos de recepção, jovens e consumo

Painelistas:

Nilda Jacks/ UFRGS: “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência
Rose de Melo Rocha/ ESPM – SP: “Narrativas juvenis: jovens como sujeitos de discurso e de ação

Mediação: Liliane Dutra Brignol
Tarde

Local: Salas de aula do prédio 74C

14h às 18h – Grupos de trabalho (GTs)

Objetivo: O espaço dos GTs tem como objetivo refletir sobre diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção a partir da discussão de resultados de estudos empíricos de pesquisas na área desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A realização dos GTs também objetiva mapear as pesquisas de recepção no âmbito de cada PPG localizado no contexto gaúcho, identificando linhas de pesquisa onde se inserem e temáticas pesquisadas por docentes e discentes.

Após a inscrição de trabalhos, serão agrupados por temáticas afins.

18h – Encerramento

20h – Happy Hour de encerramento no Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400). Entrada: R$ 15,00

Inscrição

Para realizar a inscrição na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores de Recepção é necessário que o interessado preencha o formulário abaixo.

Valor das inscrições

professores/pesquisadores: R$20,00
alunos de graduação ou pós-graduação: R$10,00
profissionais/outros: R$20,00

A taxa de inscrição deve ser paga no ato do credenciamento

Contato

E-mail: jornadagauchaderecepcao@gmail.com
Telefone: (55) 3220-8491
Endereço: UFSM – Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária
Bairro: Camobi – Santa Maria – RS – CEP: 97105-900

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Apoiadores