Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

V SIPECOM – Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação

Técnico-Científicos Publicado: 14 outubro 2013 - 16:17 Última modificação: 28 maio 2019 - 15:22 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

15/10/2013 18:00 - 17/10/2013 18:30

Notícias do Evento sipecom

Anais
GT Estudos em produção editorial GT Estudos em jornalismo GT Estudos em publicidade GT Estudos em comunicação institucional e organizacional GT Estudos de recepção GT Estudos em cultura e identidade…
28/05/2019 - 15:15
Luiz Motta lança livro no V Sipecom
Sobre o livro:  O livro oferece ao leitor procedimentos prático-operacionais para a análise pragmática das estórias, conflitos, e personagens que recobrem filmes, canções, contos, reportagens, fotografias, comerciais de TV, videoclipes,…
17/10/2013 - 17:27
Manhã do último dia do V Sipecom discutiu as práticas analíticas e técnicas de pesquisa em comunicação
A manhã do dia 17 começou com a mesa-redonda: “Práticas analíticas e técnicas de pesquisa em comunicação”, com os pesquisadores Bruno Souza Leal (UFMG), Mônica Martinez (UNISO) e Nilda Jacks…
17/10/2013 - 17:25
Mesa-redonda discute narrativas e desigualdades sociais e raciais no Sipecom
 A tarde do último dia do V Sipecom iniciou com a mesa-redonda Desafios da pesquisa em cultura e comunicação. Participaram da discussão o pesquisador Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, da Universidade Nacional…
17/10/2013 - 17:24
Grupos de estudo encerram V Sipecom
17 de outubro de 2013 Na tarde do último dia do V Sipecom, os trabalhos dos grupos de estudo finalizaram os debates do evento. Os núcleos de discussão dividiram-se em…
17/10/2013 - 17:22
Segundo dia do Sipecom encerra com discussão sobre o campo da comunicação
O segundo dia de atividades do V Sipecom chegou ao fim com a mesa-redonda “A Comunicação como Campo e como Teoria”, que teve a participação dos professores Francisco Rüdiger (PUCRS) e Eduardo Vizer (UBA/Argentina). Rüdiger propôs uma…
16/10/2013 - 17:30
Descrição

SIPECOM – Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.

POSCOM

O Projeto Político–pedagógico do Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria foi aprovado em 27.01.2004 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e recomendado pelo Comitê da Área de Ciências Sociais Aplicadas I da CAPES em 17.09.2005. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação foi criado pelo Conselho Universitário da UFSM em 18.02.2006 e admitido na assembléia da Compós de 08.06.2006.
Suas atividades começaram em outubro de 2005 com edital público para seleção da primeira turma que efetivou as provas a partir de dezembro de 2005 e realizou suas primeiras matrículas em março de 2006. O Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM (Mestrado e Doutorado) tem seleção anual, sua área de Concentração centra-se na Comunicação Midiática e contempla duas linhas de pesquisa:
– Mídia e estratégias de comunicação
– Mídia e identidades contemporâneas

Mais informações acesse www.ufsm.br/poscom

Comissão Organizadora

Comissão Científica
Profa. Dra. Ana Luiza Coiro Moraes
Profa. Dra. Elizabeth Bastos Duarte
Profa. Dra. Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello
Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho
Profa. Dra. Liliane Dutra Brignol
Profa. Dra. Márcia Franz do Amaral
Profa. Dra. Maria Ivete Trevisan Fossá
Profa. Dra. Maria Lilia Dias de Castro
Profa. Dra. Rejane Pozobon
Profa. Dra. Rosane Rosa
Profa. Dra. Veneza Mayora Ronsini

Comissão de Apoio
Profa. Dra. Claudia Regina Z. Bomfá
Prof. Dr. Claudio Zapallá
Profa. Dra. Elisângela Mortari
Profa. Dra. Jaqueline Kegler
Profa. Dra. Juliana Petermann
Profa. Dra. Laura Storch
Profa. Dra. Marília de Araújo Barcelos
Profa. Dra. Viviane Borelli
Profa. Dra. Sandra Rubia Silva
Prof. Me. Janderle Rabaiolli
Profa. Me. Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz
Prof. Me. Luciano Mattana
Doutoranda Darciele Marques
Doutorando Felipe Bordinhão
Doutoranda Fernanda Sagrilo
Doutoranda Giane Vargas Escobar
Mestrando Alisson Machado
Mestranda Carline Ternus
Mestranda Rossana Zott Enninger
Mestrando Tainan Pauli
Mestrando Tiane Dias Canabarro
Acadêmica Cíntia Schwartz
Acadêmica Isadora Hernandez
Acadêmica Marina Kinzel
Acadêmico Welson Lima

Coordenação dos GTs

Estudos em jornalismo:
Profa. Dra. Viviane Borelli
Profa. Dra. Anelise Rublescki
Doutoranda Patrícia Schuster
Estudos em publicidade
Profa. Dra. Maria Lília Dias de Castro
Profa. Dra. Juliana Petermann
Doutoranda Milena Freire
Estudos em comunicação institucional e organizacional
Profa. Dra. Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello
Profa. Dra. Ivete Trevisan Fossá
Profa. Dra. Rejane Pozzobon
Estudos em Produção Editorial
Profa. Dra. Rosane Rosa
Profa. Dra. Cláudia Bomfá
Profa. Dra. Marília Barcellos
Estudos de recepção
Profa. Dra. Veneza Ronsini
Doutorando Filipe Bordinhão dos Santos
Doutoranda Sandra Depexe
Estudos em cultura e identidade
Profa. Dra. Elizabeth Bastos Duarte
Profa. Dra. Aline Dalmolin
Doutoranda Darciele Marques Menezes
Doutoranda Giane Vargas Escobar
Estudos de audiovisualidades
Prof. Dr. Cássio dos Santos Tomaim

Profa. Dra. Isabel Padilha Guimarães
Doutorando Luciano Mattana

Programação

15 de outubro (terça-feira)

18h: Solenidade de Abertura: saudação do reitor da UFSM, da chefia do Departamento de Comunicação e da coordenação do PPGCOM/UFSM

18h30: Conferência: Maria Manuel Baptista(Universidade de Aveiro/Portugal) O quê e o como da investigação em Estudos Culturais

20h: Coquetel de abertura

16 de outubro (quarta-feira)

9h: Mesa-redonda: Epistemologias da Comunicação (com lançamento da revista Questões Transversais)
Participação: Jairo Ferreira(UNISINOS); Luiz Antonio Signates Freitas (UFGO); José Luiz Braga (UNISINOS)

14h – 17h: Reunião dos grupos de trabalho (Estudos em produção editorial; Estudos em jornalismo; Estudos em publicidade; Estudos em comunicação institucional e organizacional; Estudos de recepção; Estudos em cultura e identidade; Estudos deaudiovisualidades)

18h: Mesa-redonda: A comunicação como campo e como teoria
Participação:  Francisco Rüdiger – PUCRS (Uma arqueologia do pensamento comunicacional); Zélia Leal– UnB (Mudanças estruturais no Jornalismo); Eduardo Vizer– Instituto Gino Germani – UBA/Argentina (A teoria da comunicação: de McLuhan aos ambientes hipermidiatizados pelas TICs)

17 de outubro (quinta-feira)

9h: Mesa-redonda: Práticas analíticas e técnicas de pesquisa em comunicação
Participação: Bruno Souza Leal – UFMG (Análise de conteúdo como método investigativo das relações de sentido nas mensagens midiáticas) ; Nilda Jacks – UFRGS (Estudos de Recepção no campo da comunicação); Mônica Martinez –UNISO (A técnica da história de vida aplicada a pesquisas em comunicação)

10h30 – 12h: Reunião dos grupos de trabalho (Estudos em produção editorial; Estudos em jornalismo; Estudos em publicidade; Estudos em comunicação institucional e organizacional; Estudos de recepção; Estudos em cultura e identidade; Estudos deaudiovisualidades)

13h30: Lançamento do livro “Análise Crítica da Narrativa”, do prof. Luiz Motta

14h: Mesa-redonda: Desafios da pesquisa em cultura e comunicação
Participação: Luiz Gonzaga Figueiredo Motta – UNB (A construção política de uma identidade nacional na narrativa noticiosa da mídia brasileira); Liv Rebecca Sovik– UFRJ; (Aqui ninguém é branco: identidade e diferença à brasileira); Rosario Sánchez Vilela – Universidad Católica del Uruguay (La llegada de la XO al hogar: una reconstrucción desde la experiencia de las familias pobres)

16h – 18h

organizacional; Estudos de recepção; Estudos em cultura e identidade; Estudos deaudiovisualidades)

18h30min: Encerramento

Reunião dos grupos de trabalho (Estudos em produção editorial; Estudos em jornalismo; Estudos em publicidade; Estudos em comunicação institucional e

Inscrição

Inscrição

A inscrição do trabalho e o envio do artigo serão realizados exclusivamente por meio de formulário de inscrição no período entre 1 de agosto e 22 de setembro de 2013. A divulgação dos aceites será feita no dia 04 de outubro. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até o dia 30 de setembro.

Cada inscrição dará o direito à apresentação de um trabalho. Quando da inscrição, o autor deverá realizar a escolha da forma da participação, ou seja, participante ou ouvinte. Porém, só na modalidade participante, deverá ser enviado um artigo. O trabalho deverá conter, no máximo, 15 páginas.

Atente, ainda, para as seguintes normas:
– o trabalho deve ser inscrito por quem apresenta (autor principal);
– cada autor pode inscrever até dois trabalhos como co-autor ou orientador;
– se o co-autor ou orientador se inscrever no evento, também receberá certificado, caso contrário, apenas o autor principal fará jus ao certificado.

Antes de realizar sua inscrição, confira abaixo algumas dúvidas frequentes:

• Os trabalhos enviados aos GT’s devem ser sobre o tema “Epistemologias e desafios da pesquisa no campo da comunicação”? Quais são os GT’s do V SIPECOM?
Todo evento tem um tema central, que norteia as conferências. Nos Grupos de Trabalho não há essa exigência restrita. Os GTs podem ser encontrados na aba “Programação”.

• Há um modelo padrão de submissão do artigo do V SIPECOM?
Sim, o modelo e as informações referentes à submissão encontram-se na aba “Inscrições”.

• O seminário é aberto para ouvintes? É preciso fazer inscrição como ouvinte se só quero acompanhar as palestras? Como faço a inscrição? O valor de apresentador e ouvinte é o mesmo?
O evento é aberto e, mesmo que você só queira assistir as palestras, precisa realizar a inscrição como ouvinte. O valor da inscrição, tanto para apresentador, quanto para ouvinte é o mesmo. No formulário de inscrição, selecione (marque) a forma de participação: Ouvinte ou Apresentador.

• Quantas horas de atividades estão previstas no evento?
O certificado de participante será de 20 horas.

• Posso fazer a transferência entre contas-correntes do valor relativo à inscrição para o SIPECOM ou somente o depósito é aceito como forma de pagamento?
Pode realizar a transferência, sim.

• Há a possibilidade de pagar a inscrição somente depois de saber se o trabalho foi ou não aprovado? Caso o trabalho não seja aprovado como fica a questão do pagamento feito antecipadamente?
Não há a possibilidade de realizar o pagamento após o período de submissão. Como em outros eventos do tipo, se o artigo não for aprovado, não será devolvido o valor referente à inscrição. Mas, confie em seu trabalho e inscreva-se!

• Posso inscrever um artigo referente à minha pós-graduação? Serão aceitos artigos de pós-graduação lato sensu?
Sim, pode, desde que na forma de artigo científico. Veja as instruções aos autores e o modelo de artigo na aba “Inscrições”.

• Qual seria a diferença entre “Público UFSM” e “Público Geral”? Sou ex-aluno da UFSM, em que categoria me enquadro?
Ex-aluno se enquadra na categoria público UFSM.

• O artigo precisa ter orientador? É possível um mesmo participante ser autor de um trabalho e coautor de outro? Todos os coautores devem se inscrever como “participantes”? Quem deve enviar o trabalho?
Não é necessário ter a coautoria do orientador. Cada autor pode inscrever até dois trabalhos como coautor ou orientador. Se o coautor ou orientador inscrever-se no evento, também receberá certificado, caso contrário, apenas o autor principal fará jus ao certificado. O trabalho deve ser inscrito e submetido por aquele(a) que o apresentará (autor principal).

• O prazo foi prorrogado e o valor da inscrição aumentou. Já tinha feito o pagamento, mas ainda não enviei o trabalho. Como fica a minha inscrição?
Vale o pagamento já realizado, pois o fez dentro do prazo. Pode enviar o trabalho normalmente.

• Quanto às citações, qual a recomendação para as indiretas? Não consta no modelo e não sei como proceder.
Use as orientações da ABNT, isto é, em citações indiretas apenas constam o nome do autor no final do parágrafo com a data da publicação. Exemplo: (SHEID, 2008).

PROCEDIMENTO PARA A INSCRIÇÃO

Para realizar a sua inscrição você precisa ter os seguintes documentos:
1. Comprovante de pagamento da inscrição (escaneado);
2. Trabalho em PDF conforme o modelo disponível aqui.

Com os documentos em mãos, complete cuidadosamente o formulário, anexe os arquivos e clique em enviar. Você receberá uma mensagem confirmando que sua mensagem foi enviada e esta será o seu comprovante de inscrição.

DADOS PARA PAGAMENTO

O pagamento da inscrição deverá ser feito através de depósito bancário para:
Banco do Brasil
Agência: 1484-2
Conta Corrente: 220664-1
Nome: FATEC

VALOR DE INSCRIÇÃO:

Público UFSM:

Até 22 de setembro – R$60,00
A partir de 22 de setembro – R$90,00

Público geral:

Até 22 de setembro – R$80,00
A partir de 22 de setembro – R$110,00

OBSERVAÇÕES

  • Só serão aceitos e avaliados trabalhos inéditos que se configurem como Pesquisa em Graduação ou Pós-Graduação relacionados à área da Comunicação.
  • O título que constar no formulário de inscrição deve, necessariamente, ser o mesmo do trabalho a ser apresentado no evento.
  • Os certificados de participação serão emitidos online conforme os dados que constam da ficha de inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade do(s) autor(es) e seu(s) orientador(es).
  • Os artigos que porventura deixarem de atender as especificações não serão considerados.
Contato

E-mail: ufsm.sipecom@gmail.com
Telefone: (55) 3220-8491
Endereço: UFSM – Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária
Bairro Camobi – Santa Maria – RS – CEP: 97105-900

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul