Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Consumo e Culturas Digitais

CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS

Pesquisa Em Atividade

Material Adicional


Bibliografia

  • ACEVEDO, Claudia Rosa; TRINDADE, Luiz Valério de Paula. Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 55-82, mar. 2010.
  • BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: relações com o consumo. Importância para a constituição da cidadania. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 19, p. 49-65, jul. 2010.
  • BARASSI, Veronica; TRERÉ, Emiliano. Does Web 3.0 come after Web 2.0? Deconstructing theoretical assumptions through practice. New media & society, Chicago. v. 14, n. 8, p. 1269-1285, dez. 2012.
  • BARROS, Denise Franca et al. Download, pirataria e resistência: uma investidação sobre o consumidor de música digital. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 125-151, mar. 2010.
  • BRAGAGLIA, Ana Paula. Comportamentos de consumo na contemporaneidade.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 19, p. 107-124, jul. 2010.
  • BRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira Patriota. Nação dos 318: a religião do consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 11, n. 30, p. 125-142, jan/abr. 2014.
  • CASAQUI, Vander; RIEGEL, Viviane. Google e o consumo simbólico do trabalho criativo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 161-180, nov. 2009.
  • COLLINS, Richard. Three myths of internet governance: making sense of networks, governance and regulation. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 721-725, jun. 2012.
  • DAVIS, Katie. Tensions of identity in a networked era: young people’s perspectives on the risks and rewards of online self-expression. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 634-651, jun. 2012.
  • DYLKO, Ivan B.; BEAM, Michael A.; LANDREVILLE, Kristen D.; GEIDNER, Nicholas. Filtering 2008 US presidential election news on YouTube by elites and nonelites: an examination of the democratizing potencial of the internet. New media & society, Chicago. v. 14, n. 5, p. 832-849, ago. 2012.
  • ENNE, Ana. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos construtivos de uma categoria-chave da modernidade. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 20, p. 13-35, nov. 2010.
  • GILMORE, Jason. Ditching the pack: digital media in the 2010 Brazilian congressional campaigns. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 617-633, jun. 2012.
  • GONÇALVES, Elisabeth Moraes; NISHIDA, Neusa Fumie Kwabara. Publicidade e ética: um estudo da construção da imagem da mulher. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 49-72, nov. 2009.
  • GUSTAFSSON, Nils. The subtle nature of Facebook politics: Swedish social network site users and political participation. New media & society, Chicago. v. 14, n. 7, p. 1111-1127, nov. 2012.
  • MANDAJI, Carolina Fernandes da Silva. O gigante adormecido vem pra rua: construções iniciativas de Johnnie Walker e Fiat durante as manifestações brasileiras de 2013. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 11, n. 30, p. 107-121, jan/abr. 2014.
  • OLIVEIRA, Ana Cláudia de; FERNANDES, Cíntia SanMartin; SILVA, Simone Bueno da. A construção do corpo feminino na mídia semanal. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 11-36, nov. 2009.
  • OLIVEIRA, Josiane Silva de; VIEIRA, Francisco Giovani David. Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 73-99, nov. 2009.
  • LARSSON, Anders Olaf; MOE, Hallvard. Studying political microblogging: Twitter users in the 2010 Swedish election campaign. New media & society, Chicago. v. 14, n. 5, p. 729-747, ago. 2012.
  • REIMÃO, Sandra. Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 8, n. 22, p. 99-115, jul. 2011.
  • ROCHA, Everardo; AMARAL, Maria. Consumo e entretenimento: a loja de departamentos como espaço de sociabilidade (1830-1930). Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 143-160, nov. 2009.
  • ROSSETTI, Regina; FILHO, Gino Giacomini. Comunicação, consenso social e consumo sustentável. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 153-169, mar. 2010.
  • RÜDIGER, Francisco. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16a. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • SILVA, Melina Aparecida dos Santos; PAZ, Mônica de Sá Dantas. Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço. Animus, Santa Maria. v. 11, n.21, p. 20-47, jan/jun. 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. 24 Hours On Air : Gender and Mobile Phones in a Brazilian Low-Income Neighbourhood. International Journal of Science, Gender and Technology, v. 6, p. 165-181, 2014.
  • SILVA, Sandra Rubia. A fé está on-line: sobre Internet e telefones celulares nas práticas religiosas de um grupo popular. Animus (Santa Maria. Online), v. 11, p. 53-72, 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. ‘Com o celular é 24 horas no ar’: sobre relações de gênero e apropriação de tecnologias móveis em camadas populares. In Texto (UFRGS. Online), v. 2, p. 116-130, 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. Do ‘celular pai-de-santo’ ao ‘celular-orelhão’: humor, conflito e novas práticas socioculturais na apropriação do telefone celular em grupos populares. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 116-133, 2010
  • SILVA, Sandra Rubia. Eu não vivo sem celular : sociabilidade, consumo, corporalidade e novas práticas nas culturas urbanas. In Texto (UFRGS. Online), v. 17, p. 1-17, 2007.
  • SILVA, Sandra Rubia. Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil.Comunicação & Inovação, v. 10, p. 56-64, 2009.
  • SILVA, Sandra Rubia. ‘Mistura tudo, música, foto, rádio’: a domesticação do telefone celular em um bairro de camadas populares. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 84-105, 2013.
  • SILVA, Sandra Rubia. O consumo no contexto da experiência urbana: reflexões sobre os telefones celulares. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 285-302, 2009.
  • SILVA, Sandra Rubia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 9, n. 26, dez. 2012.
  • SORBRING, Emma; LUNDIN, Linda. Mothers’ and fathers’ insights into teenagers’ use of the internet. New media & society, Chicago. v. 14, n. 7, p. 1181-1197, nov. 2012.SOUZA, André Portela de. Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil e o Bolsa Família. In: BACHA, Edmar Lisboa; SCHWARTZMAN, Simon (orgs.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

 


Artigos publicados em periódicos


  • ARCHAMBAULT, Julie Soleil. Being cool or being good: researching mobile phones in Mozambique. Anthropology Matters, vol. 11, no. 2, 2009. Disponível em: <www.anthropologymatters.com > Acesso em: 20 out. 2009.
  • BAR, François; PISANI, Francis; WEBER; Matthew. Mobile technology appropriation in a distant mirror: baroque infiltration, creolization and cannibalism. In: Seminário sobre Desarollo Económico, Desarollo Social y Comunicaciones Móviles en América Latina. Buenos Aires: Fundación Telefónica, 2007. Disponível em: <http://abaporu.net> Acesso em: 20 jul. 2010.
  • BARROS, Carla. Apropriações de tecnologias digitais e usos de celulares nas camadas populares.In: Anais do XIV Congressso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009. 1CD.
  • BARZILAI-NAHON, Karine.; BARZILAI, Gad. Cultured technology: Internet and religious fundamentalism. Information Society, ano 21, n. 1, p. 25-40, ago. 2005.
  • BORELLI, Silvia Helena Simões; ROCHA, Rose de Melo. Juventudes, midiatizações e nomadismos: a cidade como arena. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, vol. 5, nr. 13, p. 27-40, jul.2008.
  • CARLI, Maria Fernanda Nedochetko. A construção da moda através do não-consumo: o blog Um ano sem Zara. Ciberlegenda, v. 26, p. 52-63, 2012.
  • CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividades em sites de redes sociais. Animus, v. 11, n. 22, dez. 2012.
  • CASTAÑEDA, Marcelo. Redes transnacionais de mobilização política com a internet: vínculos de pertencimento e campanhas da Avaaz. Anais da 28a. Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo/SP, 02 a 05 de julho de 2012.
  • DONNER, Jonathan. Research approaches to mobile use in the developing world: a review of the literature. The Information Society, vol. 24, nr. 3, may 2008b. Disponível em: <www.jonathandonner.com> Acesso em: 20 dez. 2009.
  • DONNER, Jonathan. User-led innovations in mobile use in sub-Saharian Africa. Receiver, nr. 14, 2005. Disponível em: <http://www.receiver.vodafone.com> Acesso em: 18 ago. 2009.
  • FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001.
  • FELINTO, Erick. Cibercultura: ascensão e queda de uma palavra quase mágica. E-Compós, Brasília v. 14, n. 11, jan./abr. 2011.
  • FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação.Revista Brasileira de Educação, nr. 10, jan-abr. 1999, p. 58-78.
  • FREIRE-MEDEIROS, Bianca; MENEZES, Palloma. Fotografando a pobreza turística.Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol. 20 (1+2): 172-198, 2009.
  • GITAU, Shikoh; DONNER, Jonathan; MARSDEN, Gary. “I – Internet? Intle” (beautiful): exploring first-time Internet use via mobile phones in a South African women ́s collective. Artigo apresentado na Third International Development Informatics Association Conference, Berg-en-Dal, Kruger National Park, South Africa em 28-30 de outubro de 2009. Disponível em: <www.jonathandonner.com> Acesso em: 22 jul. 2010.
  • GROSSI, Miriam. A dor da tese. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
  • HAHN, Hans; KIBORA, Ludovic. The domestication of the mobile phone: oral society and new ICT in Burkina Faso. Journal of Modern African Studies, 46 (1), 2008, p. 87 – 109.
  • LASEN, Amparo. Affective Technologies: emotions and mobile phones. Surrey: The Digital World Research Centre, 2004. Disponível em: <www.surrey.ac.uk/dwrc/Publications/AllPubs.pdf > Acesso em: 20 jul. 2006.
  • MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul/dez. 2007.
  • LEMOS, A. Cidade e mobilidade: telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Revista Matrizes-ECA/USP, São Paulo, no.1, outubro 2007.
  • LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos dispositivos híbridos móveis de conexão multirredes (DHMCM). Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, vol. 4, nr. 10, p. 23-40, jul.2007.
  • LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E., CAZELOTO, E. (orgs). A cibercultura e seu espelho. SP: Abciber/Itaú Cultural, 2010. Disponível em: http://abciber.org/publicacoes/livro1/textos/cibercultura-como-territorio-recombinante1/.
  • LEMOS, André. Mobile communication and new sense of places: a critique of spacialization in cyberculture. Revista Galáxia, São Paulo, n. 16, p. 91-108, dez. 2008.
  • LIVINGSTONE, Sonia. On the material and the symbolic: Silverstone’s double articulation of research traditions in new media studies. New Media and Society, vol. 9 (1), 2007. Disponível em: <http://nms.sagepub.com> Acesso em: 29 oct. 2009.
  • MESQUITA, Vânia. Um pé no reino e outro no mundo: consumo e lazer entre neopentecostais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 117-144, jul./dez. 2007.
  • NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Celulares: a emergência de um novo tipo de controle materno. Psicologia & Sociedade, 18(3), set/dez. 2006, p. 88-96. Disponível em: <www.scielo.com>. Acesso em: 20 jan. 2010.
  • PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
  • PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográficas sobre pornografia online. Cadernos Pagu, (38), janeiro-junho de 2012:197-222.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Mobile communication: the Brazilian paradox. Wi: Journal of Mobile Media, nr.3, summer 2009. Disponível em: <http://wi.hexagram.ca> Acesso em: 14 ago. 2009.
  • SCHWARTZ, Gilson. “We are as we move on”: motoboys iconomic evolution in São Paulo. Wi: Journal of Mobile Media, nr.3, summer 2009. Disponível em: <http://wi.hexagram.ca> Acesso em: 14 ago. 2009.
  • SOUZA E SILVA, Adriana. Cell phone use among low-income communities – an initial study of technology appropriation in the favelas of Brazil. Receiver, nr. 20, 2008.Disponível em: <http://www.receiver.vodafone.com> Acesso em: 23 ago. 2009.
  • VINCENT, Jane. “I just can´t live without my mobile!”. Receiver, nr. 15, 2006. Disponível em: http://www.receiver.vodafone.com Acesso em: 18 ago. 2009.
  • VELHO, Gilberto. Orientação e parceria intelectual: dilemas e perspectivas. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
  • ZALUAR, Alba. Pesquisando no perigo: etnografias voluntárias e não acidentais. Mana, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, Oct. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132009000200009&lng=en&nrm=iso>. Access on 04 Mar. 2010. doi: 10.1590/S0104-93132009000200009.

 


Ebooks


 


Livros e capítulos de livros


  • AGAR, Jon. Constant Touch: a global history of the mobile phone. Cambridge: Icon Books, 2003.
  • AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. 1ª ed. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
  • ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de Si: uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Fim de Século, 1995.
  • ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • ANTOUN, Henrique. Perspectiva histórica – de uma teia à outra: a explosão do comum e o surgimento da vigilância participativa. In: ANTOUN, Henrique (org.). Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
  • APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Cultura Global: nacionalismo, globalização e modernidade. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999, p. 311 – 327.
  • APPADURAI, Arjun. Introduction: commodities and the politics of value. In: APPADURAI, Arjun (org.). The Social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986, p. 3-63.
  • APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: cultural dimensions of globalizationMinessota University Press, 1998.
  • ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2ª ed. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 2008.
  • ASSOCIATION OF INTERNET RESEARCHERS. Ethical decision-making and internet research: recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. 2002.
  • ASSOCIATION OF INTERNET RESEARCHERS. Ethical decision-making and internet research: recommendations from the AoIR Ethics Working Committee (Version 2.0). 2012.
  • BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
  • BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.
  • BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21 – 44.
  • BARBOSA, Lívia; PORTILHO, Fátima; VELOSO, Letícia (Org.). Consumo: cosmologias e sociabilidades. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: EDUR, 2009.
  • BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em Comunicação: olhares e abordagens. 1ª ed. Santa Maria: Facos – UFSM, 2014.
  • BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
  • BAUDRILLARD, Jean 1981. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70.
  • BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
  • BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
  • BELL, Genevieve. The age of the thumb: a cultural reading of mobile technologies from Asia. In: GLOTZ, Peter; BERTSANI, Stefan; LOCKE, Cris (orgs.). Thumb Culture: the meaning of mobile phones for society. Bielefeld, Germany: Transcript Verlag, 2005.
  • BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • BOAS, Franz. Antropologia cultural. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
  • BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • BOURDIEU, Pierre. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
  • BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
  • BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Editora Celta, 2003.
  • BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
  • BRUNO, Fernanda; KANASHIRO, Marta; FIRMINO, Rodrigo (Org.). Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
  • CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. (Parte 2, capítulo 1: A pesquisa etnográfica, p. 135-181).
  • CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2000.
  • CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do Grande Irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
  • CAMPBELL, Heidi. Texting the faith: religious users and cell phone culture. In: KAVOORI, Anandam; ARCENEAUX, Noah (orgs.). The cell phone reader: essays in social transformation. New York: Peter Lang Publishing, 2006, p. 139-154.
  • CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. 2ª ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.
  • CARDOSO, Ruth. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: CARDOSO, Ruth (org.). A Aventura Antropológica: teoria e pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
  • CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. 2ª ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000.
  • CARNEIRO, Sandra de Sá; SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel (org.). Cidade: olhares e trajetórias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
  • CARON, André H.; CARONIA, Letizia. Moving cultures: móbile communication in everyday life. Montreal: McGill-Queen ́s University Press, 2007.
  • CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
  • CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • CASTELLS, Manuel. Afterword. In: KATZ, James E. Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008, p. 447-451.
  • CASTELLS, Manuel; FERNÁNDEZ-ARDÈVOL, Mireia; QIU, Jack Linchuan; SEY, Araba. Mobile Communication and Society: a global perspective. Cambridge: MIT Press, 2007.
  • CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.2). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • CASTRO, Gisela. Screenagers: entretenimento, comunicação e consumo na cultura digital. In: BARBOSA, Lívia (org.). Juventudes e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
  • CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; CAMPOS, Pedro Humberto Faria (org.). Textos e debates em representação social. 1ª ed. Porto Alegre: ABRAPSO, 2014.
  • COSTA, Eliane. Jangada Digital. 2ª ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue: 2011.
  • COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. 1ª ed. São Paulo: Edições Rosari, 2011.
  • COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Gestão da comunicação: terceiro setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  • COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. 1ª ed. Curitiba: Maxi Editora, 2010.DeCERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • DeCERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • DELEUZE, Gilles. Foucault. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
  • DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
  • DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
  • DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
  • ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. O Tempo e a Cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
  • EGLASH, Ron. Technology as material culture. In: TILLEY, Christopher; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Michael; SPYER, Patrícia (orgs.). Handbook of Material Culture. London: Sage, 2006, p. 329 – 340.
  • ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
  • ELLWOOD-CLAYTON, Bella. Unfaithful: reflections of enchantment, disenchantment… and the mobile phone. In: HÖFLICH, Joachim; HARTMANN, Maren (orgs.). Mobile Communication in Everyday Life: ethnographic views, observations and reflections. Berlim: Frank & Timme, 2006, p. 123 – 144.
  • ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge and Malen, MA: Polity Press, 2009. p. 200.
  • ESS, Charles. Digital media ethics: all that is solid melts into air?. In: MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH AND EDUCATION, Uppsala, mai/2011.
    ESS, Charles; DUTTON, William. Internet studies: perspectives on a rapidly developing field. [Editorial]. New media and Society, v. 15(5), 2013. p. 633-643.
  • EVANS-PRITCHARD, E.E. Trabalho de campo e tradição empírica. In: Antropologia Social. Lisboa: Ed. 70, 1978.
  • FAJARDO, Elias. Consumo consciente, comércio justo: conhecimento e cidadania como fatores econômicos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
  • FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
  • FISCHER, Claude. América Calling: a social history of the telephone to 1940. Berkeley: University of California Press, 1992.
  • FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
  • FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice (org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Letras Livres: Editora Universidade de Brasília, 2010, p. 39-70.
  • FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias. 1ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
  • GARCÍA-CANCLINI, Nestor. A Globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
  • GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
  • GARCIA-CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
  • GASTALDO, Édison. Pátria, chuteiras e propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. 1ª ed. São Paulo: Annablume; São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2002.
  • GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 1ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
  • GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
  • GINSBURG, Faye D.; ABU-LUGHOD, Lila; LARKIN, Brian. (Org.). Media worlds: anthropology on new terrain. 1ª ed. Berkeley, Los Angeles: University of California Press; London: University of California Press, Ltd.
  • GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
  • GOLDENBERG, Mirian (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
  • GOMEZ, Guillermo Orozco. La investigación em comunicación desde la perscpectiva cualitativa. 2ª ed. Guadalajara: Universidad Nacional de la Plata – Facultad de Periodismo y Comunicación Social; Instituto Mexicano Para el Desarollo Comunitario, A.C..
  • GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
  • HADDON, Leslie. Domestication and Mobile Telephony. In: KATZ, James (org.). Machines that Become Us: the social context of personal communication technology. New Brunswick, New Jersey, USA: Transaction Publishers, 2003, p. 43 – 56.
  • HARAWAY, Donna; Kunzru, Hari; TADEU, Tomaz. (Org.). Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
  • HARVEY, David [et. al.]. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. 1ª ed. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2012.
  • HINE, Christine. Virtual Ethnography. London: Sage Books, 2000.
  • HINE, Christine. Ethnography for the Internet: Embedde, Embodied and Everyday. London: Bloomsburry Academic, 2015.
  • HORST, Heather; MILLER, Daniel. The Cell Phone: an anthropology of communication. Oxford; Berg, 2006.
  • ITO, Mizuko; OKABE, Daisuke; MATSUDA, Misa (eds.). Personal, portable, pedestrian: mobile phones in Japanese life. Chicago: The MIT Press, 2005.
  • JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, Mário (org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008.
  • JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. (capítulo: “Por que Heather pode escrever”)
  • JÜRGEN, Klaric. Estamos cegos. 1ª ed. São Paulo: Planeta, 2012.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • KATZ, James E. (org.). Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008.
  • KATZ, James E.; AAKHUS, Mark. Conclusion: making meaning of mobiles – a theory of Apparatgeist. In: KATZ, James E.; AAKHUS, Mark (eds.). Perpetual contact: mobile communication, private talk, public performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 301 – 318.
  • KATZ, James E.; SUGIYAMA, Satomi. Mobile Phones as Fashion Statements: the Co-creation of Mobile Communication´s Public Meaning. In: LING, Rich; PEDERSEN, Per E. (orgs.). Mobile communications: re-negociation of the social sphere. New York: Springer, 2005, p. 63-81.
  • KATZ, James E.; AAKHUS, Mark (eds.). Perpetual contact: mobile communication, private talk, public performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
  • KAVOORI, Anandam; ARCENEAUX, Noah. The Cell Phone Reader: essays in social transformation. New York: Peter Lang, 2006.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 18ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
  • LASEN, Amparo; HAMILL, Lynne. Mobile world: past, present, and future. New York, Springer, 2005.
  • LASSITER, Luke Eric. The Chicago guide to collaborative ethnography. 1ª ed. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.
  • LECHTE, John. Cinquenta Pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. 3ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
  • LEITÃO, Débora Krischke; LIMA, Diana Nogueira de Oliveira; MACHADO, Rosana Pinheiro (Org.). Antropologia e consumo: diálogos entre Brasil e Argentina. 1ª ed. Porto Alegre: AGE, 2006.
  • LEMISH, Dafna; COHEN, Akiba. On the gendered use of mobile phone culture in Israel. Sex Roles, 52 (7/8), Abr. 2005, p. 511 – 521. Disponível em <www.springerverlag.com>. Acesso em: 20 jan. 2010.
  • LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
  • LEMOS, Ronaldo. Futuros possíveis: mídia, cultura, sociedade, direitos. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • LING, Rich. The Mobile Connection: the cell phone ́s impact on society. New York: Morgan Kaufman, 2004.
  • LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.
  • LOPES, Maria Immacolata Vasalo de. Pesquisa em comunicação. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
  • MAGNANI, José Guilherme C.; TORRES, Lilian de Lucca (Org.). Na Metrópole: Textos de Antropologia Urbana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2000.
  • MAGNANI, José Guilherme Cantor. Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em antropologia urbana. 1ª ed. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2012.
  • MAIA, Rousiley Celi Moreira; GOMES, Wilson; MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. (Org.). Internet e Participação Política no Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
  • MALDONADO, A. Efendy; MÁXIMO, Maria Elisa; LACERDA, Juciano de Sousa;
  • BIANCHI, Graziela (Org.). Epistemologia, investigação e formação científica em comunicação. Rio do Sul: UNIDAVI, 2012.
  • MARICATO, Ermínia [et. al.]. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.
  • MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
  • MARVIN, Carolyn. When Old Technologies Were New: thinking about electric communication in the late nineteenth century. New York: Oxford University Press, 1988.
  • McCRACKEN, Grant. Cultura e Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
  • MÉDOLA, Ana Sílvia Lopes Davi; ARAUJO, Denize Correa; BRUNO, Fernanda. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
  • MILLER, Daniel (org.). Car cultures. Oxford: Berg, 2001.
  • MILLER, Daniel. Coca-Cola: a black sweet drink from Trinidad. In: MILLER, Daniel (org.). Material Cultures: why some things matter. London: University College London Press, 1997.
  • MILLER, Daniel. Consumption as the vanguard of history: a polemic by way of an introduction. In: MILLER, Daniel. Acknowledging Consumption (A Review of New Studies). London and New York: Routledge, 1995, p. 1-57.
  • MILLER, Daniel. Material Culture and Mass Consumption. Oxford: Basil Blackwell, 1987.
  • MILLER, Daniel. Pobreza da Moralidade. Antropolítica, nr. 17, p. 21-43, 2 sem. 2004.
  • MILLER, Daniel. Tales from Facebook. Cambridge: Polity Press, 2011.
  • MILLER, Daniel. Teoria das Compras. São Paulo: Nobel, 2002.
  • MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • MILLER, Daniel. Stuff. Cambridge: Polity Press, 2010.
  • MILLER, Daniel; SLATER; Don. The Internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000.
  • MORAES, Dênis de. Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2011.
  • MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
  • MOREIRA, Sonia Virgínia. Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. 1ª ed. São Paulo: INTERCOM 2012.
  • NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Jovens e celulares: a cultura do atalho e da sociabilidade instantânea. In: ROCHA, Everardo; ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Comunicação, consumo e espaço urbano: novas sensibilidades nas culturas jovens. Rio de Janeiro: PUC-Rio : Mauad Ed., 2006, p. 53 – 70.
  • ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • ORTIZ, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. 2ª ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
  • ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. 1ª ed. São Paulo: Olho d’Água, 2013.
  • PAIVA, Raquel; SANTOS, Cristiano Ribeiro dos. Comunidade e humanismo prático: a representação da periferia no Rio de Janeiro. In: PAIVA, Raquel; SANTOS, Cristiano Ribeiro dos (orgs.). Comunidade e contra-hegemonia: rotas de comunicação alternativa. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.
  • PAVAN, Maria Angela; FISCHER, Luciana (Org.). Alternativas, Mídias e História da Comunicação Persuasiva e Institucional. 1ª ed. Piracicaba: Degaspari, 2011.
  • PEREIRA, C. R.; SILVA, Sandra Rubia. O consumo de smartphones entre jovens no ambiente escolar. In: AREU, Graciela Ines Presas; FOFONCA, Eduardo. (Org.). Integração das tecnologias e da cultura digital na educação: múltiplos olhares. 1ª ed. Curitiba: Editora CRV, 2014, p. 203-224.
  • PERTIERRA, Raul. Mobile phones, identity and discursive intimacy. Human Technology – an interdisciplinary Journal on Humans in ICT Environments, vol 1 (1), abr. 2005, p. 23 – 44. Disponível em <www.humantechnology.jyu.fi> Acesso em: 20 abr. 2007.
  • PERTIERRA,Raul et al. TXT-ING selves: cellphones and Philippine modernity. Manila, the Philippines: University De La Salle Press, 2002.
  • PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
  • PETIT, Francesc. Faça logo uma marca: não seja tímido, copie alguma marca que você goste, isso é normal no mundo dos melhores especialistas em criação de marcas. 1ª ed. Osasco: Novo Século Editora, 2010.
  • PINTO, Michele de Lavra; PACHECO, Janie. Consumo, moralismo e o programa Bolsa-Família: padrões e percepções de um grupo de baixa renda. IN: PINTO, Michele de Lavra; PACHECO, Janie (orgs.). Juventude, Consumo e Educação 2. Porto Alegre: ESPM, 2009.
  • PINTO, Michele de Lavra; PACHECO, Janie K. (Org.). Juventude, consumo e educação 2. 1ª ed. Porto Alegre: ESPM, 2009.
  • PLATT, Damian; NEATE, Patrick. Cultura é a nossa arma: Afroreggae nas favelas do Rio. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
  • POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática do jornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
  • PROENZA, Francisco J. Tecnología y cambio social: El impacto del acesso público a las computadoras e Internet em Argentina, Chile y Perú. 1ª Ed. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2012.
  • PRYSTHON, Angela; CUNHA, Paulo (Org). Ecos urbanos: A cidade e suas articulações midiáticas. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
  • REGO, Walquiria Leão; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: Autonomia, dinheiro e cidadania. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
  • REVEL, Judith. Focault: conceitos essenciais. 1ª ed. São Carlos: Claraluz, 2005.
  • RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: the next social revolution. New York: Basic Books, 2003.
  • RIBEIRO, Julio; EUSTACHIO, José; Equipe Talent. Entenda Propaganda: 101 perguntas e respostas sobre como usar o poder da propaganda para gerar negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
  • RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. Edição especial. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  • RIFIOTIS, Theophilos; MÁXIMO, Maria Elisa; LACERDA, Juciano de S.; SEGATA, Jean (Org.). Antropologia no ciberespaço. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.
  • ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. O tempo e a cidade. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
  • ROCHA, Angela; SILVA, Jorge Ferreira. Consumo na base da pirâmide: um desafio para a pesquisa. In: ROCHA, Angela; SILVA, Jorge Ferreira. Consumo na base da pirâmide: estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
  • ROCHA, Everardo. Coisas estranhas, coisas banais: notas para uma reflexão sobre o consumo. In: ROCHA, Everardo; ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda. Comunicação, consumo e espaço urbano: novas sensibilidades nas culturas jovens. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Mauad Ed., 2006, p. 15-34.
  • ROCHA, Everardo. Invisibilidade e revelação: camadas populares, cultura e práticas de consumo – Apresentação. In: ROCHA, Angela; SILVA, Jorge Ferreira. Consumo na base da pirâmide: estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
  • ROCHA, Everardo. Representações do consumo: Estudos sobre a narrativa publicitária. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Mauad, 2006.
  • ROCHA, Everardo P. Guimarães. Totem e consumo. In: Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
  • ROCHA, Everardo; BARROS, Carla. Lógica de consumo em um grupo de camadas populares: uma visão antropológica de significados culturais. In: ROCHA, Angela;
  • SILVA, Jorge Ferreira. Consumo na base da pirâmide: estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
  • ROCHA, Everardo; PEREIRA, Cláudia. Os gadgetse a experiência adolescente. In: Juventude e Consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
  • RONSINI, Veneza V. Mayora. A Crença no Mérito e a Desigualdade: a recepção da telenovela do horário nobre. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. (Org.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: Facos – UFSM, 2013.
  • SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
  • SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas de publicidade. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
  • SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
  • SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16a. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio. Cultura digital.br. 1ª ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
  • SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
  • SIMMEL, Georg. A Chapter in the Philosophy of Value. In: SIMMEL, Georg; LEVINE, Donald (org.). On individuality and social forms. Chicago, University of Chicago Press, 1971, p. 47-67.
  • SILVA, Sandra Rubia. Do medo ao encontro etnográfico: etnografando práticas de consumo de telefones celulares em um bairro popular. In: Maria Elisabeth Goidanich; Solange Riva Mezabarba. (Org.). Etnografias possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ponteio, 2014, p. 111-138.
  • SILVA, Sandra Rubia. De afetos e de memórias: o consumo do telefone celular como tecnologia afetiva . In: RIAL, Carmen; SILVA, Sandra Rubia; SOUZA, Angela Maria de. (Org.). Consumo e Cultura Material: perspectivas etnográficas. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, v. 1, p. 243-265.
  • SILVA, Sandra Rubia. Meu celular é guerreiro: apresentação de si, humanização e relações emotivas no consumo de telefones celulares. In: Lavra Pinto, Michele; Pacheco, Janie K.. (Org.). Juventude, Consumo & Educação 3: uma perspectiva plural. Porto Alegre: ESPM, 2011, v. 1, p. 175-194.
  • SILVA, Sandra Rubia. Vivendo com celulares: identidade, corpo e sociabilidade nas culturas urbanas. In: BORELLI, Silvia; FREIRE FILHO, João. (Org.). Culturas Juvenis no Século XXI. São Paulo: EDUC, 2008, v. 1, p. 311-331.
  • SILVERSTONE, Roger. Domesticating domestication: reflection on the life of a concept. In: BERKER, T; HARTMANN, Maren; PUNIE, Y; WARD, K. (eds.). Domestication of Media and Technologies. Milton Keynes, Reino Unido: Open University Press, 2006, p. 229 – 248.
  • SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
  • SLATER, Don. Cultura de Consumo e Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002 (capítulo 5: “Os significados das coisas”, p. 130-145).
  • SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.
  • SOLOMON, Michael R.. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9ª ed. São Paulo: Bookman, 2011.
  • SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
  • SOUZA E SILVA. Cell phones and places: the use of mobile technologies in Brazil. IN: MILLER, H. (org.), Societies and Cities in the Age of Instant Acesss. Dortdrecht: The Netherlands, Springer, 2007, p. 295 – 310.
  • SOUZA E SILVA. Interfaces of hybrid spaces. IN: KAVOORI, Anandam; ARCENEAUX, Noah. The Cell Phone Reader: essays in social transformation. New York: Peter Lang, 2006, p. 19 – 44.
  • SOUZA, André Portela de. Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil e o Bolsa Família. In: BACHA, Edmar Lisboa; SCHWARTZMAN, Simon (orgs.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011
  • SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • TARIN, Bruno; BELISÁRIO, Adriano (org.). Copyfight. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012.
  • TAVARES, Maurício; TAVARES, Ione Gomes. Planejamento de comunicação: curso essencial. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais: Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. 1ª ed. São Paulo: M Books do Brasil, 2010
  • THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • THOMPSON, John B. Mercadores de cultura. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
  • THOMPSON, John B. Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013. (capítulo 10, “Turbulência no mercado”, p. 409-436).
  • TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE,
  • Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
  • TURKLE, Sherry. A Vida no Ecrã: a identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.
  • VALLADARES, Lícia do Prado. A Invenção da Favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
  • VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
  • VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 (capítulo 1: O desafio da proximidade, p. 11-19).
  • VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 5ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
  • VINCENT, Jane. Emotional attachment and mobile phones. In: LASEN, Amparo; HAMILL, Lynne. Mobile World: Past, Present, and Future. New York, Springer, 2005, p. 117-122.
  • WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 [1943].  (Anexo A: “Sobre a evolução de Sociedade de Esquina”, p. 283-363).
  • WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • YAZBEK, André Constantino. 10 Lições sobre Foucault. 3ª ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2013.
  • YUNUS, Muhammad, WEBER, Karl. Um mundo sem pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ática, 2008.
  • ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos. Introdução. IN: ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (orgs.). Um Século de Favela. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
  • ZETTL, Herbert. Manual de produção de televisão. 10ª edição (norteamericana). São Paulo: Cencage Learning, 2011.

 


Relatórios de pesquisa


  • ANATEL. Relatório Anual 2008. Brasília: Agência Nacional de Telecomunicações, 2008. Disponível em: <www.anatel.gov.br> Acesso em: 23 jul. 2010.
  • BARRANTES; Roxana; GALPERÍN, Hernan. Can the poor afford mobile telephony? Evidence from Latin America. Lima: DIRSI, 2008. Disponível em: <http://dirsi.net> Acesso em: 26 jul. 2010.
  • BONINA, Carla; RIVERO, Martín. Mobile telephony and digital poverty in Latin America. Can the expansion of cellular telephones reduce poverty? Lima: DIRSI, 2008. (Young researchers competition series, 3). Disponível em: <http://dirsi.net/node/119> Acesso em: 28 jul. 2010.
  • BOTELHO, Antonio. Mobile opportunities: poverty and telephony access in Latin America and the Caribbean. The case of Brazil. Lima: DIRSI, 2008. Disponível em: <http://dirsi.net/node/421 > Acesso em: 26 jul. 2010.
  • IBGE. PNAD 2005-2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel para Uso Pessoal 2008. Rio de Janeiro: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2009. Disponível em <htpp://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2008/internet.pdf> Acesso em: 18 jul. 2010.
  • LEMOS, Ronaldo; MONCAU, Luiz Fernando. Open Business Models (Latin America) – Phase II. 2nd. Ínterim Report. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia e Sociedade – FGV Direito Rio, 2009. Disponível em: <http://www.idrc.ca/uploads/user-S/12723029411OBM_2nd_Interim_Report_Jan-Dec_2009.pdf> Acesso em: 16 nov. 2010.
  • MUJICA, Jaris. Estratégias locales de acceso a la telefonia móvil. Funciones y estruturas del mercado informal en un espacio de escasos recursos. Lima: DIRSI, 2007. (Série Concurso de Jóvenes Investigadores, 3). Disponível em: <http://dirsi.net/node/121> Acesso em: 28 jul. 2010.
  • PLANT, Sadie. On the Mobile2002. Disponível em: <www.motorola.com> Acesso em: 27 ago. 2009.
  • SILVA, Sandra Rubia. Telefonia móvel e questões de gênero aspectos socioculturais da apropriação de telefones celulares entre mulheres em situação de vulnerabilidade social. Lima: Diálogo Regional Sobre Sociedad de la Información, 2011. Disponível em <http://dirsi.net/sites/default/files/RUBIA%202011%20-%20Telefonia%20M%C3%B3vel%20e%20questoes%20de%20genero_0.pdf > Acesso em: 20 out. 2012.

 


Teses e dissertações


  • NASCIMENTO, Francisca Silva do. Os Últimos Serão dos Primeiros: uma análise sociológica do uso do telefone celular. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. Texto completo enviado por correio eletrônico.
  • SOUZA E SILVA, Adriana. Interfaces móveis de comunicação e subjetividade contemporânea de ambientes de multiusuários como espaços (virtuais) a espaços (híbridos) como ambientes de multiusuários. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

 


Agenda de bibliografia


21/08: MACHADO, Rossana. Carta Capital. Precisamos falar sobre vaidade acadêmica. 2016. Dinsponível em <www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos­falar­sobre­a­vaidade­na­vida­academica>

04/09: ROCHA, Rosa de Melo, Essa noite encarnarei no teu objeto. São Paulo, 2017. 

18/09: SCHERER, Fernanda. RONSINI, Veneza. Somos seres humanos e merecemos todo respeito: consumo midiático na comunidade online Mundo T-Girl. Revista E-Compós. Brasília, v.20, n.2, 2017.

01/04: PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 42, 2014. p. 377-391.

15/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 1-41.

29/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 41-70.

06/05: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 70-88.

Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humano: prospecto para uma Antropologia Digital. Revista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015, p. 91-111.

24/6: PAVANELLO, Alice. A busca da inclusão social e comunicativa: quando os cidadãos se apropriam de plataformas digitais para terem voz na sociedade. Santa Maria, 2016.

FLORES, Ana. A religião digital e a apologética católica na internet. Santa Maria, 2016. (TAC I)

03/6: Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humanoprospecto para uma Antropologia DigitalRevista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015. (TAC I)

 

07 de dezembro: WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 [1943]. (Anexo A: “Sobre a evolução de Sociedade de Esquina”, p. 283-363)

23 de novembro: GROSSI, Miriam. A dor da tese. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

VELHO, Gilberto. Orientação e parceria intelectual: dilemas e perspectivas. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

26 de outubro: BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Editora Celta, 2003.

21 de setembro: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000. 217 p. (Capítulo 1: “Conclusions”, p. 1-25).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. (“Introdução geral”, p: 37-53; “Culturas populares”, p. 75-90; “Fazer com: usos e táticas”, p. 91-106)..

31 de agosto: ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge and Malen, MA: Polity Press, 2009. p. 200 ESS, Charles. Digital media ethics: all that is solid melts into air?. In: MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH AND EDUCATION, Uppsala, mai/2011. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=forums&srcid=MDIyMTY3Mjc1MDgxNjcwMDE5NDABMTM4MDg1OTg5MjM0NDc5MzgwMzUBSnVFWm9QYnVCZ0FKATAuMgEBdjI&gt;. Acesso em: 12 abr. 2016.

24 de agosto: FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice (org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: LetrasLivres: Editora Universidade de Brasília, 2010, p. 39-70.

SILVA, Sandra Rúbia. Do medo ao encontro etnográfico: etnografando práticas de consumo de telefones celulares em um bairro popular. In: GOIDANICH, Maria Elizabeth; MEZABARBA, Solange (org.). Etnografias possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. Rio de Janeiro: Ponteio, 2014, p. 113-140.

17 de agosto: FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 10, 1999.

 

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004 (capítulo 3, “Os usos dos bens”, p. 101 – 118.

Texto complementar: TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 98 – 109.

10 de abril: SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (capítulo “La pensée bourgeoise – a sociedade ocidental enquanto cultura”, p. 166 a 203, e “Conclusão – a utilidade e a ordem social”, p. 204 a 218)

24 de abril: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 4″ Mídia: cultura imaterial e antropológica aplicada”, p. 164 a 199).

08 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

22 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

12 de junho: SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (capítulo 5, “Os usos das coisas”, p. 147-169).

BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.

 

02 de dezembro: apresentação dos artigos a serem publicados em 2015 pelas doutorandas Ana Cássia, Jonária e Darciele e pelo mestrando Romulo.

11 de novembro: BRAGA, Adriana A. ; GASTALDO, E. . Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação. Contracampo (UFF), v. 24, p. 4-18, 2012.

14 de outubro: CASTRO, Gisela. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. pragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Rio de Janeiro, UFF, Ano 4, número 6, semestral, março 2014, pp. 58-71.

Participaram do encontro a professora Adriane Roso, coordenadora do curso de Psicologia da UFSM, e estudantes de seu grupo de pesquisa, SMIC – Saúde, Minorias Sociais e Comunicação. Adriane realiza no momento pós-doutorado no POSCOM, sob supervisão da professora Dr.ª Sandra Rubia da Silva.

08 de outubro: GROSSI, Miriam. Na busca do outro, encontra-se a si mesmo. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.

BUFFON, Rosieli. Encontrando uma tribo masculina de camadas médias. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.

16 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulo 3: The virtual object of etnography, p. 41-66).

02 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulos 1 e 2).

19 de agosto: planejamento das atividades do semestre e apresentação do projeto de TCC da graduanda em Publicidade e Propaganda Amanda Levy.

 

25 de junho: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000 (capítulo 7: Religion, p. 173-195).

18 de junho: CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (capítulo 6: A transformação do mundo na sociedade em rede, p. 157-174).

05 de maio: AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo. v. 11, n. 1, p. 14-23, jan./abr. 2009.

BRAGA, Adriana. Etnografia segundo Christine Hine: abordagem naturalista para ambientes digitais. E-compós, Brasília, v. 15, n. 3, p.1-9, set./dez. 2012.

14 de abril: CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do Grande Irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012 (Introdução e Capítulo 1: As referências teóricas e o início da pesquisa. p. 7-69).

Leitura complementar: VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 (capítulo 1: O desafio da proximidade, p. 11-19).

 

03 de dezembro: RAMOS, Jair. A sexualidade como campo de batalha na internet: grupos religiosos e movimentos feminista e LGBT na luta em torno dos direitos sexuais. Anais do 37º Encontro Anual da ANPOCS (ST 27: Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura).

12 de novembro: SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. (capítulo “Gim, televisão e excedente cognitivo’, p. 7-31).

29 de outubro: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; MENEZES, Palloma. Fotografando a pobreza turística. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol. 20 (1+2): 172-198, 2009.

 

30 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegendan. 5, 2001. (sessão 2).

16 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001. (sessão 1)

02 jul. 2013: CASTAÑEDA, Marcelo. Redes transnacionais de mobilização política com a internet: vínculos de pertencimento e campanhas da Avaaz. Anais da 28ª. Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo/SP, 02 a 05 de julho de 2012.

18 jun. 2013: PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográficas sobre pornografia online. Cadernos Pagu, (38), janeiro-junho de 2012:197-222.

04 jun. 2013: FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

14 mai. 2013: CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividades em sites de redes sociais. Animus, v. 11, n. 22, dez. 2012.

30 abr. 2013: SILVA, Sandra Rubia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 9, n. 26, dez. 2012.

16 abr. 2013: SLATER, Don. Cultura do Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (cap. 6)

 

20 nov. 2012: CARLI, Maria Fernanda Nedochetko. A construção da moda através do não-consumo: o blog Um ano sem Zara. Ciberlegenda, v. 26, p. 52-63, 2012.

13 nov. 2012: BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.

06 nov. 2012: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21 – 44.

30 out. 2012: Atividade de busca de repertórios – todos os integrantes do grupo falaram sobre seus possíveis interesses de pesquisa.