Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudos Culturais e Audiovisualidades

ESTUDOS CULTURAIS E AUDIOVISUALIDADES

Pesquisa Em Atividade

Notícias estudosculteaudiovisualid
I Coloquio Argentino, Brasilero y Paraguayo sobre Historia de los Medios en la Región:
Com o propósito de contribuir com sua internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM participa do I Coloquio Argentino, Brasileño y Paraguayo sobre Historia de los Medios en…
24/01/2020 – 11:22
V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação
I Seminário Estudos Culturais aplicados à Comunicação Interlocuções disciplinares: http://www.ufrgs.br/alcar2015/documentos/ec-pucrs
24/01/2020 – 11:20
Documentário “Tudo acaba em funk”
https://youtu.be/_WXV2SnWpSk  O documentário Tudo Acaba em Funk traz a opinião de 8 entrevistados sobre a apropriação, cultura e identidade funk. Além disso, aborda temas como a exportação do gênero para…
24/01/2020 – 11:13
Documentário “C(r)omo Somos”
https://youtu.be/ItvPsdjHcXU Antes mesmo de nascermos, somos identificados por cromossomos sexuais, no entanto estes nem sempre traduzem a nossa sexualidade e gênero, que é bem mais complexa. O que somos é…
24/01/2020 – 11:12
Curta “Heterofobia x Homofobia”
https://youtu.be/ODqsVS3zopk E se você, heterossexual, estivesse caminhando na rua e fosse ofendido por um homossexual? E se os papeis se invertessem? E se o opressor passasse a ser oprimido?Isso não…
24/01/2020 – 11:12
Álbum “FatPower”
A sessão fotográfica que resultou neste álbum “FatPower” teve o propósito de mostrar o processo de empoderamento da mulher gorda. Ficha técnica:Fotografia: Carine MartinsModelos: Juliana Giacomini; Leandra Cohen; Natália BarchetOrientação:…
24/01/2020 – 11:10
Apresentação

Grupo de Pesquisa “Estudos Culturais e Audiovisualidades” tem como pressuposto a compreensão da cultura como uma esfera do sentido que unifica os setores da produção e das relações sociais e pessoais. Tal visão se ampara no viés teórico-metodológico interdisciplinar que caracteriza os Estudos Culturais, cuja vocação para orientar pesquisas no campo da comunicação consolidou-se ao longo das muitas investigações acadêmicas e cuja utilização, mais das vezes de caráter qualitativo e empírico, vem operacionalizando o diálogo entre as estratégias de produção e o consumo cultural. As pesquisas deste grupo trazem em seu bojo questões étnicas, de gênero e sexualidade, identidades culturais, contemporaneidade e globalização, além de pesquisas sobre consumo, recepção, circulação e de produção dos sentidos, que se concretizam por meio das temáticas referenciadas, especialmente no âmbito cultural de produção midiática e dos processos audiovisuais. Também são acolhidas neste grupo investigações que reflitam temáticas pertinentes à memória e à história, principalmente se articuladas à mídia.