Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Áreas de concentração e linha de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Administração conta com quatro linhas de pesquisa, conforme apresentadas abaixo.

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES

Liderança : Profa Marta Olivia Rovedder de Oliveira

 Descrição: A linha de pesquisa Estratégia em Organizações se caracteriza pela realização de estudos teóricos e empíricos no que tange à gestão estratégica aplicada a diferentes dimensões do contexto organizacional, considerando, em especial, suas relações com inovação, sustentabilidade, internacionalização, marketing, competitividade, gestão logística e segurança alimentar, hídrica e energética. 

GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Liderança: Profa Tais de Andrade

Descrição: Esta linha tem seu foco de estudos nas relações entre indivíduos, organizações e a sociedade. Assim, preocupa-se com temas relacionados ao comportamento de cidadania organizacional, aprendizagem organizacional, cultura, mudança, vínculos organizacionais, saúde e doenças comportamentais no trabalho. Busca, assim, a discussão crítica e cientifica nestes campos de estudo como forma de promover a ampliação do conhecimento teórico e dos fatores que impactam nos modelos e nas práticas de gestão nas organizações. Procura efetivar e sistematizar pesquisas direcionadas à dimensão humana e à dimensão organizacional por meio de novas metodologias específicas e inéditas à luz do contexto ambiental mutável em que atuam as organizações.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DECISÃO
Liderança: Profa Debora Bobsin

Descrição: Nessa linha serão discutidos trabalhos que tratam de: impacto sociais, culturais e comportamentais da tecnologia; uso da informação; aspectos individuais e de grupo do uso da TI; transformação digital; estratégia, investimentos e governança da TI; tecnologia na sociedade e no setor público; cidades e comunidades inteligentes; técnicas e sistemas para tomada de decisão; modelagem; modelos conceituais em decisão; sistemas e técnicas para apoio à tomada de decisão; desenvolvimento e avaliação de SAD; modelagem de processos com modelos matemáticos; simulação; otimização; modelos de redes; processos estocásticos; programação linear; filas; métodos multicritério; sistemas especialistas e de inteligência artificial; redes neurais artificiais; neuro-IS; lógica fuzzy; e machine learning.

 

Finanças, Economia e Controle

Liderança Prof Igor Sonza

Descrição: Pesquisar, analisar e subsidiar a tomada de decisão, visando a melhoria do desempenho nas organizações por meio de métodos de pesquisa teórica e aplicada, no que tange a finanças corporativas, mercado de capitais, Economia e Controladoria.