Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instruções: Defesas/Plano de Estudos

 

– Elaboração dos Planos de Estudo

O preenchimento deve ser realizado no Portal do Aluno, seguindo as orientações do Tutorial de preenchimento do Plano de Estudos On-line.

 

– Qualificação de Projeto de Dissertação (Mestrado)

– A Defesa de Qualificação deve ocorrer após o aluno completar 75% do total de créditos requeridos no Regulamento do Programa, momento em que poderá solicitar o Exame de Qualificação. A defesa deverá ocorrer em até 12 meses. Casos especiais de solicitação de prorrogação deverão ser encaminhados à Coordenação.

– O processo de marcação da Defesa de Qualificação é realizado pelo próprio aluno, via Coordenação do Curso e Secretaria Integrada  (SIPOS), pelos e-mails – ppga@ufsm.br e sipos.ccsh@ufsm.br.

– O aluno (a) deverá marcar a data e local / formato da banca (videoconferência, presencial ou híbrido) junto com o/a orientador(a) e confirmar com os membros da banca.

– O aluno deve preencher o formulário de Solicitação de Defesa de Qualificação “Formulário Banca de Defesa“. Este formulário deve ser integralmente preenchido pelo(a) discente em conformidade com o(a) orientador. Ambos deverão assinar o documento. O documento deverá ser enviado em formato PDF para o e-mail da Coordenação (ppga@ufsm.br) e para Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (sipos.ccsh@ufsm.br), pelo menos 25 dias antes da data de defesa, para cadastro da Banca Avaliadora e envio dos documentos ao(à) Presidente/Orientador(a) via PEN-SIE. Nos casos em que houver coorientador(a), seus dados deverão ser informados no campo específico, porém este(a) não substitui os membros titulares ou suplente da banca.

– A solicitação de banca é homologada pela Coordenação/Colegiado, que logo após deverá dar ciência à SIPOS da liberação para defesa. A Secretaria Integrada (SIPOS) enviará ao(à) orientador(a) o modelo de Ata de Defesa via e-mail. A partir da data do agendamento da Defesa de Qualificação, o(a) aluno(a) deverá, junto ao/a orientador(a), enviar uma cópia do trabalho para cada membro da banca. Sugere-se o prazo mínimo de 20 dias de antecedência. O envio dos documentos à banca é de responsabilidade do aluno.

– Para a Qualificação do Projeto de Dissertação, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH (SIPOS) adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado. Sendo assim, as comissões de bancas serão formadas via sistema PEN-SIE, para posterior assinatura e tramitação de ata e certificados também via sistema PEN-SIE.

– Orientações para assinatura das atas, cadastro dos membros e certificados: Após a defesa da qualificação de dissertação, os seguintes passos devem ser cumpridos para o registro da ata de defesa e a emissão dos certificados:

  1. a Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH (SIPOS) cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE e tramita ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e tramita para a banca/comissão de defesa (dessa forma o certificado fica disponível a todos os membros cadastrados).
  2. o/a presidente da banca preenche a Ata de Defesa, anexa ao processo criado pela SIPOS (em formato PDF), para que fique disponível a todos os membros da banca (possibilitando a assinatura digital via PEN-SIE). Após a assinatura de TODOS OS MEMBROS da banca, o(a) presidente/orientador tramita o processo novamente para a SIPOS, que dará andamento à lide.
  3. membros externos da Banca de Defesa devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN-SIE da UFSM por solicitação do presidente da banca, através do seguinte LINK DE ACESSO. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM.

O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra. 

 

– Defesa de Dissertação (Mestrado)

Para solicitar a Defesa da Dissertação o(a) aluno(a) deverá acessar o Portal do Aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Ademais, deverá enviar via e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) à Secretaria Integrada (SIPOS), com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

ATENÇÃO: A Comissão Examinadora deverá ser composta de três (3) docentes doutores como membros efetivos e um (1) suplente, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM.

 

– Qualificação de Tese (Doutorado)

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Tese, tenha os seguintes dados disponíveis:

  1. A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois (2) suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
  2. Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
  3. Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos 27 créditos, equivalentes aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento PPGA;
  4. Mais informações, verifique o Regimento Interno do PPGA na Seção VII – Do Exame de Qualificação de Doutorado.

Para solicitar a Defesa de Qualificação de Tese o aluno deverá acessar o Portal do Aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Ademais, deverá enviar via e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) à Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (SIPOS), com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

 

– Defesa da Tese (Doutorado)

Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Ademais, deverá enviar via e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) à Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (SIPOS), com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

ATENÇÃO: A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo.

 

– Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa, ficando a critério do Colegiado do Programa a sua concessão. De acordo com o INFORMATIVO PRPGP N.º 001/2019 o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”

  • O pedido de prorrogação deve ser realizado via PEN-SIE da UFSM, abrindo um processo do tipo “Prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese”. Nesse processo deverá ser anexando: 1. o Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa, devidamente preenchido pelo(a) aluno(a); 2. o Histórico Escolar (disponível no menu “Relatórios” do Portal do Aluno);  e, 3. os documentos que fundamentam o pedido de prorrogação (os motivos listados no campo de “Justificativa” do Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa). Após a inserção dos documentos, o processo deve ser  tramitando para seu/sua orientador(a);
  • Se a solicitação for aprovada pelo(a) orientador(a), o Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa deve ser assinado pelo(a) docente no PEN-SIE e, posteriormente, tramitado para a Unidade CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – CPPGA, para que seja apreciado em Colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido.

 

– Entrega da Versão Final da Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado – Procedimento digital via PEN-SIE: 

Antes de iniciar o ato de entrega, favor ler o Memorando Circular n.º 04-2022 – Entrega da versão final MDT digital.

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre ou Doutor em Administração o(a) discente deverá abrir um processo de “Ato de Entrega de MDT”, via PEN-SIE (conforme o TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão julho 2022 – edição PRPGP) e anexar a este processo os seguintes documentos (dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação/Tese):

  1. A Dissertação ou Tese em formato PDF, de acordo com o Manual de Dissertações e Teses_- MDT_2021 da UFSM. ATENÇÃO: De acordo com o Item 10, página 17, do MDT da UFSM (link acima), a folha de aprovação SEMPRE deve constar no arquivo da Dissertação/Tese. Frise-se que a folha de aprovação NÃO NECESSITA da assinatura de orientador ou membros da banca de defesa. Além disso, a Dissertação/Tese deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM, ou clicando AQUI);
  2. O Artigo Científico em formato PDF, resultado do estudo, em co-autoria com o(a) orientador(a);
  3. O formulário Autorização_para Liberação on-line de Trabalhos de Conclusão – Biblioteca Central UFSM, que deverá ser preenchido e assinado digitalmente pelo discente no próprio processo PEN-SIE (após anexado, clicar no símbolo de “chave”, à esquerda do arquivo a ser assinado, e inserir a senha da assinatura eletrônica da UFSM).

Após anexar os documentos acima relacionados, o(a) aluno(a) deverá tramitar o processo para o(a) seu/sua orientador(a).

O(a) docente orientador(a), após realizada a conferência de Dissertação/Tese, Artigo Científico e Formulário de Autorização da Biblioteca, deve tramitar o Processo PEN-SIE para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração, SEM ASSINAR a Dissertação/Tese e o Artigo Científico (quando o documento é assinado pelo/a docente a Biblioteca Central da UFSM não aceita receber a Dissertação/Tese).

OBSERVAÇÃO 1: A Ata de Defesa, devidamente assinada pela Comissão Examinadora (inclusive pelo/a docente orientador/a), será anexada ao processo pela Secretaria Integrada de Cursos de Pós-Graduação (SIPOS), após a tramitação do processo do(a) docente orientador(a) para a Coordenação do PPGA. Se todos os documentos inseridos estiverem de acordo com os requisitos da Biblioteca Central da UFSM, a Coordenação/SIPOS realizará todas as tramitações finais à PRPGP, para verificação e encaminhamento do diploma.

OBSERVAÇÃO 2: Caso o(a) autor(a) da Dissertação/Tese/Artigo Científico NÃO desejar a liberação/publicação imediata de seu trabalho ao público, deverá marcar a opção “Acesso Restritono momento em que estiver anexando o documento PDF ao processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT (essa opção deve ser marcada no momento de realização do upload do arquivo).

OBSERVAÇÃO 3: Favor lembrar que no processo de Ato de Entrega de MDT os arquivos de Dissertação/Tese/Artigo Científico NUNCA devem ser assinados pelo(a) professor(a) orientador(a).

OBSERVAÇÃO 4: O ato de entrega será SEMPRE on-line, por meio de Processo PEN-SIE, e o(a) discente tem a obrigação de realizar o acompanhamento deste.

OBSERVAÇÃO 5: Em caso de urgência na solicitação do diploma, o(a) discente deverá anexar ao Processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT o formulário de  Solicitação de Urgência para Emissão do Diploma, devidamente preenchido e assinado digitalmente pelo(a) discente.