Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instruções: Dispensa/Aproveitamento/Suficiência

 

– Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplina e Suficiência em Língua Estrangeira

ATENÇÃO: Até 08 créditos em disciplinas optativas poderão ser cursados em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior e até 08 (oito) créditos poderão ser creditadas a partir do aproveitamento de disciplinas cursadas no Mestrado do PPGA.

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGA, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. 

O aluno que desejar solicitar aproveitamento de disciplinas e/ou de língua estrangeira deverá realizar o procedimento através do Portal de Documentos da UFSM (LINK PARA ACESSO AO PORTAL DE DOCUMENTOS).

Segue tutorial para abertura do processo: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf

Segue link com informações sobre o processo do aproveitamento e o fluxograma até o lançamento no seu histórico:  http://w3.ufsm.br/proplan/pp/DERCA_WEB/DERCA_CMCE_NCPG_Dispensa_Aproveitamento_Disciplina_pos/#diagram/0aced0c5-2e36-4698-bba3-ee182ec4e2c6

Para o aproveitamento de disciplinas é necessário anexar o histórico escolar que conste a aprovação da disciplina.

Para o aproveitamento do teste de suficiência é necessário anexar o certificado que conste a aprovação no teste.

Tutorial para aproveitamento de disciplinas:  https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/05/Tutorial-para-Aproveitamento-de-Disciplinas.pdf

Tutorial para aproveitamento do teste: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/05/Tutorial-para-Aproveitamento-de-Lingua-Estrangeira.pdf

O código para destino do processo ao PPGA é: CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – 06.10.34.00.0.0 (Unidade administrativa).

Link para os formulários:

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/03/requerimento_disciplinas.doc
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/547/2019/07/REQUERIMENTO-DE-COMPROVA%C3%87%C3%83O-DE-SUFICI%C3%8ANCIA-EM-L%C3%8DNGUA-ESTRANGEIRA.pdf

Informações sobre abertura de processos no PEN e demais dúvidas em relação ao Portal de Documentos podem ser sanadas no site do PEN https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/ na aba Apoio ao Usuário. Lá estão disponíveis todos os tutoriais referentes aos processos administrativos eletrônicos.

 

– Requerimento de Registro de Produção Acadêmica

Para fins de reconhecimento de créditos com a publicação de artigos, o aluno poderá solicitar o lançamento no Histórico Escolar de uma das seguintes disciplinas:

  • APG 23736 – Publicações em periódicos (4 créditos);
  • APG 1878 – Publicações em periódicos (6 créditos);
  • APG 2502 – Publicações em periódicos (8 créditos).

A contabilização dos créditos será realizada conforme disposto na Orientação Interna 003 (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2022/10/Orientacao-Interna-003-Aproveitmaento-Producao-academica-Cientifica.pdf)

O aluno que desejar solicitar Requerimento de Registro de Produção Acadêmica deverá realizar o procedimento através do Portal de Documentos da UFSM.

Segue tutorial para abertura do processo: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf

O processo do tipo: “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG” deve ser tramitado ao  CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – 06.10.34.00.0.0 (Unidade administrativa)  com os seguintes documentos:

Observações importantes:

  • A data de publicação do artigo deverá ser posterior à data de ingresso no Curso de Doutorado;
  • O aluno deverá ser autor ou coautor do artigo;
  • Todos os artigos deverão ser em coautoria com pelo menos um docente do PPGA – UFSM;
  • Pelo menos um dos artigos deverá ter o(a) orientador(a) como coautor(a);
  • O periódico de publicação deverá estar classificado no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo;
  • A atribuição de créditos levará em consideração o Qualis da revista que foi publicado o artigo, de acordo com a seguinte tabela:

  • Artigos em coautoria com discentes do Curso de Doutorado do PPGA terão a pontuação estabelecida na tabela acima dividida proporcionalmente entre os coautores. independentemente da ordem de autoria.