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Instruções

– Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

– Defesa de Projeto de Dissertação

– A Defesa de Qualificação deve ocorrer após o aluno completar 75% do total de créditos requeridos no Regulamento do Programa para solicitar o Exame de Qualificação. A defesa deverá ocorrer em até 12 meses. Casos especiais de solicitação de prorrogação deverão ser encaminhados à coordenação.

– O processo de marcação da Defesa de Qualificação é realizado pelo próprio aluno, via Coordenação do Curso, por e-mail – ppga.ufsm@gmail.com

– O aluno (a) deverá marcar a data e local / formato da banca junto com o/a orientador(a) e confirmar com os membros da banca

– Preencher o formulário de Solicitação de Defesa de Qualificação. Este formulário deve ser integralmente e preenchido pelo(a) discente em conformidade com o(a) orientador. Ambos deverão assinar o documento. O documento deverá ser enviado em formato pdf. Nos casos em que houver coorientador(a), seus dados deverão ser informados no campo específico, porém este(a) não substitui os membros titulares ou suplente da banca;

– Encaminhar a Solicitação de Defesa de Qualificação à coordenação do curso com, pelo menos, 20 dias de antecedência. A solicitação de banca é homologada pela coordenação/colegiado que retornará ao orientador com o modelo de Ata. A partir da data do agendamento da Defesa de Qualificação, o(a) aluno(a) deverá, junto ao/a orientador(a), enviar uma cópia do trabalho para cada membro da banca. Sugere-se o prazo mínimo de 20 dias de antecedência. O envio dos documentos à banca é de responsabilidade do aluno.

– Para Exames de Qualificação, a Secretaria do PPGA adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado. Sendo assim, as comissões de banca serão formadas via sistema PEN-SIE Orientações para assinatura das atas, cadastro dos membros e certificados: Após a defesa de dissertação, os seguintes passos devem ser cumpridos para o registro da ata de defesa e a emissão dos certificados:

1) a Secretaria do PGPA cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE e tramita ao coordenador do curso. O coordenador do curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e retorna o processo à Secretaria, que o tramita ao/à docente orientador/a (presidente da banca).

2) o/a presidente da banca preenche a ata de defesa (modelo ata quali), anexa ao processo em formato .pdf e assina o documento via PEN-SIE. Após, tramita o processo novamente para a Secretaria do PPGA, que o encaminhará aos demais membros da banca para a assinatura digital.

3) membros externos devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN da UFSM, por solicitação do presidente da banca. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM.

O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra. 

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Qualificação de Tese de Doutorado

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Doutorado, tenha os seguintes dados disponíveis:

  1. A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
  2. Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
  3. Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos 27 créditos, equivalentes aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento PPGA;
  4. Mais informações, verifique o Regimento Interno do PPGA na Seção VII – Do Exame de Qualificação de Doutorado.

Para solicitar a Defesa de Qualificação de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Defesa da Tese de Doutorado

Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos

– Entrega Versão Final da Dissertação e Tese

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre ou Doutorado em Administração o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação ou Tese:

  • Uma cópia da Dissertação ou Tese em capa dura de acordo com o MDT da UFSM;
  • Dois CDs com o arquivo da Dissertação ou Tese (sem proteção por senha);
  • Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e/ou co-orientador impresso e em meio digital a ser enviado para publicação;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

– Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa, ficando a critério do Colegiado do Programa a sua concessão. De acordo com o INFORMATIVO PRPGP N.º 001/2019 o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”

  •  O Pedido de prorrogação deve ser realizado via PEN-UFSM, abrindo processo tipo: Prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese, anexando o Requerimento preenchido, o histórico escolar e os documentos que fundamentam o pedido. O processo deve ser  tramitando para seu/ sua orientador(a);
  • Se aprovado o(a) orientador(a) assina o requerimento e tramita para a Unidade: CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – CPPGA para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido.

 

– Procedimentos para Cursar Disciplina de Estágio Docência

Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.

Elaborar um Plano de trabalho, juntamente com o professor orientador, entregar em tempo hábil na Secretaria do PPGA, para as devidas homologações nos conselhos;

Solicitar ao professor orientador o preenchimento e envio à Secretaria do PPGA, a Avaliação de Disciplina em Estágio Docência.

– Instruções para Solicitação de Recursos – Eventos Científicos

 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) definiu as seguintes regras para a solicitação de auxílio para participação de aluno regular do PPGA, em eventos científicos para apresentação de artigos científicos, todos estes condicionados à existência de recursos orçamentários.

O aluno poderá pleitear os seguintes itens:

A) Taxa de inscrição no evento, limitado a R$500,00; ou

B) Diárias referentes aos dias de participação no evento; ou

C) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.

Requisitos e condições para obtenção de auxílio:

  • Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM;
  • Quando o artigo a ser apresentado em congresso tiver a autoria de mais de um aluno, apenas um deles poderá ser contemplado com o auxílio;
  • O artigo deverá ter participação de um docente do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Entregar na Secretaria do PPGA os seguintes documentos:

  • Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado com o “de acordo” do orientador, contendo as seguintes informações: a) informando que o docente co-autor não participará do evento (com o seu “de acordo”); b) CPF; c) Número da matrícula; d) Dados bancários (número do Banco, agência e número da conta);
  • Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;
  • Folder do Evento onde apareçam: nome do evento, local (cidade de realização), período (data de início e fim) e valor da inscrição.
  • Autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo orientador (Clique aqui para modelo);

Os alunos devem aguardar notificação da secretária do PPGA sobre o resultado. No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer em até 5 dias úteis após o término do evento (Conforme Informativo 01/2009 da DCF). Imprescindível a observância da norma com os recibos originais e certificados de apresentação e participação.

– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina e Suficiência em Língua Estrangeira

Até 08 créditos em disciplinas optativas poderão ser cursados em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior e até 08 (oito) créditos poderão ser creditadas a partir do aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado do PPGA.

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGA, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. 

O aluno que desejar solicitar aproveitamento de disciplinas e/ou de língua estrangeira deverá realizar o procedimento através do Portal de Documentos da UFSM (LINK PARA ACESSO AO PORTAL DE DOCUMENTOS).

Segue tutorial para abertura do processo: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf

Segue link com informações sobre o processo do aproveitamento e o fluxograma até o lançamento no seu histórico:  http://w3.ufsm.br/proplan/pp/DERCA_WEB/DERCA_CMCE_NCPG_Dispensa_Aproveitamento_Disciplina_pos/#diagram/0aced0c5-2e36-4698-bba3-ee182ec4e2c6

Para o aproveitamento de disciplinas é necessário anexar o histórico escolar que conste a aprovação da disciplina.

Para o aproveitamento do teste de suficiência é necessário anexar o certificado que conste a aprovação no teste.

Tutorial para aproveitamento de disciplinas:  https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/05/Tutorial-para-Aproveitamento-de-Disciplinas.pdf

Tutorial para aproveitamento do teste: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/05/Tutorial-para-Aproveitamento-de-Lingua-Estrangeira.pdf

O código para destino do processo ao PPGA é: CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – 06.10.34.00.0.0 (Unidade administrativa).

Link para os formulários: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/512/2021/03/requerimento_disciplinas.doc
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/547/2019/07/REQUERIMENTO-DE-COMPROVA%C3%87%C3%83O-DE-SUFICI%C3%8ANCIA-EM-L%C3%8DNGUA-ESTRANGEIRA.pdf

Informações sobre abertura de processos no PEN e demais dúvidas em relação ao Portal de Documentos podem ser sanadas no site do PEN https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/ na aba Apoio ao Usuário. Lá estão disponíveis todos os tutoriais referentes aos processos administrativos eletrônicos.

– Requerimento de Registro de Produção Acadêmica

Para fins de reconhecimento de créditos com a publicação de artigos, o aluno poderá solicitar o lançamento no Histórico Escolar de uma das seguintes disciplinas: APG 23736 – Publicações em periódicos (4 créditos); APG 1878 – Publicações em periódicos (6 créditos); APG 2502 – Publicações em periódicos (8 créditos).

A soma dos créditos é feita conforme o disposto na tabela “Produção Acadêmica” em https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppga/regimento-e-normas/

O aluno que desejar solicitar Requerimento de Registro de Produção Acadêmica deverá realizar o procedimento através do Portal de Documentos da UFSM (LINK PARA ACESSO AO PORTAL DE DOCUMENTOS).

Segue tutorial para abertura do processo: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf

O processo do tipo: “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG” deve ser tramitado ao  CURSO-PROGRAMA PG EM ADMINISTRAÇÃO – 06.10.34.00.0.0 (Unidade administrativa)  com os seguintes documentos:

Observações:

  • A data de publicação do artigo deverá ser posterior à data de ingresso no curso de Doutorado;
  • O aluno deverá ser autor ou coautor;
  • O periódico de publicação deverá estar classificado no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo;
  • Artigos com coautoria de alunos do doutorado terão a pontuação dividida;