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Instruções

– Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

– Defesa de Projeto de Dissertação

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

O aluno deverá contatar a Secretaria do PPGA para saber da possibilidade de concessão de benefício, que dependerá da disponibilidade de recursos.

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Qualificação de Tese de Doutorado

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Doutorado, tenha os seguintes dados disponíveis:

  1. A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
  2. Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
  3. Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos 27 créditos, equivalentes aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento PPGA;
  4. Mais informações, verifique o Regimento Interno do PPGA na Seção VII – Do Exame de Qualificação de Doutorado.

Para solicitar a Defesa de Qualificação de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Defesa da Tese de Doutorado

Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos

  • Formulário para a sugestão de comissão Examinadora de Tese;
  • Sete cópias integrais encadernadas da Tese;
  • Formulário para a Solicitação de Membro Externo à UFSM (se for o caso);
  • Currículo Lattes dos membros externos sugeridos para Comissão Examinadora;
  • Ofício com justificativa para a alteração de membros (para os casos em que a comissão sugerida seja diferente daquela que avaliou o Projeto de Dissertação).
  • A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;

– Entrega Versão Final da Dissertação e Tese

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre ou Doutorado em Administração o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação ou Tese:

  • Duas cópias da Dissertação ou Tese em capa dura de acordo com o MDT da UFSM;
  • Dois CDs com o arquivo da Dissertação ou Tese (sem proteção por senha);
  • Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e/ou co-orientador impresso e em meio digital a ser enviado para publicação;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

– Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. Deverão encaminhar os seguintes documentos:

  • Cópia atualizada do Projeto de Dissertação, ou da Dissertação, ou do Projeto de Tese ou da Tese (1 via);
  • Ofício ao colegiado do curso solicitando prorrogação, contendo:
    • Prazo de prorrogação desejado;
    • Justificativa para prorrogação;
    • De acordo do professor orientador.

– Procedimentos para Cursar Disciplina de Estágio Docência

Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.

Elaborar um Plano de trabalho, juntamente com o professor orientador, entregar em tempo hábil na Secretaria do PPGA, para as devidas homologações nos conselhos;

Solicitar ao professor orientador o preenchimento e envio à Secretaria do PPGA, a Avaliação de Disciplina em Estágio Docência.

– Instruções para Solicitação de Recursos – Eventos Científicos

 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) definiu as seguintes regras para a solicitação de auxílio para participação de aluno regular do PPGA, em eventos científicos para apresentação de artigos científicos, todos estes condicionados à existência de recursos orçamentários.

O aluno poderá pleitear os seguintes itens:

A) Taxa de inscrição no evento, limitado a R$500,00; ou

B) Diárias referentes aos dias de participação no evento; ou

C) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.

Requisitos e condições para obtenção de auxílio:

  • Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM;
  • Quando o artigo a ser apresentado em congresso tiver a autoria de mais de um aluno, apenas um deles poderá ser contemplado com o auxílio;
  • O artigo deverá ter participação de um docente do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Entregar na Secretaria do PPGA os seguintes documentos:

  • Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado com o “de acordo” do orientador, contendo as seguintes informações: a) informando que o docente co-autor não participará do evento (com o seu “de acordo”); b) CPF; c) Número da matrícula; d) Dados bancários (número do Banco, agência e número da conta);
  • Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;
  • Folder do Evento onde apareçam: nome do evento, local (cidade de realização), período (data de início e fim) e valor da inscrição.
  • Autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo orientador (Clique aqui para modelo);

Os alunos devem aguardar notificação da secretária do PPGA sobre o resultado. No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer em até 5 dias úteis após o término do evento (Conforme Informativo 01/2009 da DCF). Imprescindível a observância da norma com os recibos originais e certificados de apresentação e participação.

 

– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

Até 08 créditos em disciplinas optativas poderão ser cursados em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior e até 08 (oito) créditos poderão ser creditadas a partir do aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado do PPGA.

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGA, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Deverá entregar na secretaria do PPGA o requerimento.