– Elaboração dos Planos de Estudo
Preenchimento no Portal do Aluno.
– Defesa de Projeto de Dissertação
Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:
- Formulário para a sugestão de comissão Examinadora de projeto de Dissertação;
- Modelo para divulgação da defesa no Mural do PPGA;
- Quatro cópias integrais encadernadas do Projeto de Dissertação;
- Formulário para a Solicitação de Membro Externo à UFSM (se for o caso);
- Currículo Lattes dos membros externos à UFSM sugeridos para Comissão Examinadora.
- Comissão Examinadora composta de três (3) docentes doutores como membros efetivos e um suplente, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM.
O aluno deverá contatar a Secretaria do PPGA para saber da possibilidade de concessão de benefício, que dependerá da disponibilidade de recursos.
– Defesa de Dissertação
Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:
- Formulário para a sugestão de comissão Examinadora de Dissertação;
- Modelo para divulgação da defesa no Mural do PPGA;
- Quatro cópias integrais encadernadas da Dissertação;
- Formulário para a solicitação de Membro Externo à UFSM (se for o caso);
- Currículo Lattes dos membros externos sugeridos para Comissão Examinadora;
- Ofício com justificativa para a alteração de membros (para os casos em que a comissão sugerida seja diferente daquela que avaliou o Projeto de Dissertação).
- Comissão Examinadora composta de três (3) docentes doutores como membros efetivos e um suplente, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM.
– Qualificação de Tese de Doutorado
Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Doutorado, tenha os seguintes dados disponíveis:
- A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
- Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
- Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos 27 créditos, equivalentes aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento PPGA;
- Mais informações, verifique o Regimento Interno do PPGA na Seção VII – Do Exame de Qualificação de Doutorado.
Para solicitar a Defesa de Qualificação de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:
- Formulário para Sugestão de Comissão Examinadora de Projeto da Tese;
- Modelo para divulgação da defesa no Mural do PPGA;
- Sete cópias integrais encadernadas do Projeto;
- Formulário para a Solicitação de Membro Externo à UFSM (se for o caso);
- Currículo Lattes dos membros externos sugeridos para a comissão examinadora.
– Defesa da Tese de Doutorado
Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos
- Formulário para a sugestão de comissão Examinadora de Tese;
- Modelo para divulgação da defesa no Mural do PPGA;
- Sete cópias integrais encadernadas da Tese;
- Formulário para a Solicitação de Membro Externo à UFSM (se for o caso);
- Currículo Lattes dos membros externos sugeridos para Comissão Examinadora;
- Ofício com justificativa para a alteração de membros (para os casos em que a comissão sugerida seja diferente daquela que avaliou o Projeto de Tese).
- A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
– Entrega Versão Final da Dissertação e Tese
Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre ou Doutorado em Administração o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação ou Tese:
- Duas cópias da Dissertação ou Tese em capa dura de acordo com o MDT da UFSM;
- Dois CDs com o arquivo da Dissertação ou Tese (sem proteção por senha);
- Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e/ou co-orientador impresso e em meio digital a ser enviado para publicação;
- Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.
– Prorrogação de prazo de defesa
Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa, ficando a critério do Colegiado do Programa a sua concessão. De acordo com o INFORMATIVO PRPGP N.º 001/2019 o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”.
- O aluno preenche o formulário, anexa os documentos que fundamentam o pedido, e contata seu orientador;
- Após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) deve encaminhar, para abertura do processo pelo PEN, o pedido de prorrogação à Divisão de Protocolo – DAG da UFSM, incluindo se houver, outros documentos (atestado, cronograma de trabalho, etc…) que justifiquem tal pedido;
- O processo PEN aberto pelo DAG é tramitado ao Programa de Pós-graduação do(a) acadêmico(a) para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido.
Maiores informações em relação ao Processo Administrativo Eletrônico podem ser verificadas com a equipe do DAG nos telefones 3220 8233 ou 3220 9493. As dúvidas sobre os procedimentos da prorrogação podem ser esclarecidas junto à PRPGP pelo telefone 3220 8213.
OBS: Para os pedidos de Prorrogação de Qualificação (de Dissertação ou Tese) basta entregar diretamente na Secretaria do PPGA o Requerimento para Prorrogação preenchido (e anexos que fundamentem o pedido).
– Procedimentos para Cursar Disciplina de Estágio Docência
Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.
Elaborar um Plano de trabalho, juntamente com o professor orientador, entregar em tempo hábil na Secretaria do PPGA, para as devidas homologações nos conselhos;
Solicitar ao professor orientador o preenchimento e envio à Secretaria do PPGA, a Avaliação de Disciplina em Estágio Docência.
– Instruções para Solicitação de Recursos – Eventos Científicos
O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) definiu as seguintes regras para a solicitação de auxílio para participação de aluno regular do PPGA, em eventos científicos para apresentação de artigos científicos, todos estes condicionados à existência de recursos orçamentários.
O aluno poderá pleitear os seguintes itens:
A) Taxa de inscrição no evento, limitado a R$500,00; ou
B) Diárias referentes aos dias de participação no evento; ou
C) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.
Requisitos e condições para obtenção de auxílio:
- Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM;
- Quando o artigo a ser apresentado em congresso tiver a autoria de mais de um aluno, apenas um deles poderá ser contemplado com o auxílio;
- O artigo deverá ter participação de um docente do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Entregar na Secretaria do PPGA os seguintes documentos:
- Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado com o “de acordo” do orientador, contendo as seguintes informações: a) informando que o docente co-autor não participará do evento (com o seu “de acordo”); b) CPF; c) Número da matrícula; d) Dados bancários (número do Banco, agência e número da conta);
- Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;
- Folder do Evento onde apareçam: nome do evento, local (cidade de realização), período (data de início e fim) e valor da inscrição.
- Autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo orientador (Clique aqui para modelo);
Os alunos devem aguardar notificação da secretária do PPGA sobre o resultado. No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer em até 5 dias úteis após o término do evento (Conforme Informativo 01/2009 da DCF). Imprescindível a observância da norma com os recibos originais e certificados de apresentação e participação.
– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina
Até 08 créditos em disciplinas optativas poderão ser cursados em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior e até 08 (oito) créditos poderão ser creditadas a partir do aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado do PPGA.
Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGA, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Deverá entregar na secretaria do PPGA o requerimento.
– Requerimento de Registro de Produção Acadêmica
Para fins de reconhecimento de créditos com a publicação de artigos, o aluno poderá solicitar o lançamento no Histórico Escolar de uma das seguintes disciplinas: APG 23736 – Publicações em periódicos (4 créditos); APG 1878 – Publicações em periódicos (6 créditos); APG 2502 – Publicações em periódicos (8 créditos).
A soma dos créditos é feita conforme o disposto na tabela “Produção Acadêmica” em https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppga/regimento-e-normas/
O pedido é encaminhado ao Colegiado com os seguintes documentos entregues na Secretaria do PPGA:
- Modelo de Requerimento de Registro de Produção Acadêmica
- Cópia da primeira página dos artigos;
- Em caso de artigos aceitos, carta de aceite para publicação;
Observações:
- A data de publicação do artigo deverá ser posterior à data de ingresso no curso de Doutorado;
- O aluno deverá ser autor ou coautor;
- O periódico de publicação deverá estar classificado no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo;
- Artigos com coautoria de alunos do doutorado terão a pontuação dividida;