Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Internacionalização

A busca do incremento no processo de internacionalização tornou-se uma das principais metas do PPGA/UFSM para o quadriênio (2013-2016). Esse processo tem sido construído ao longo do desenvolvimento do Programa. Com a criação do Curso de Doutorado em 2012 (em 2016 foi concluída a primeira turma), a potencialização desse processo passou a ser mais consistente. As principais ações desenvolvidas ao longo do quadriênio são a seguir apresentadas.

a) Realização de curso de Pós-doutorado de docentes no exterior. Ao longo do quadriênio 03 docentes realizaram curso de pós-doutorado no exterior (15% do quadro docente permanente) e em 2017 está prevista a saída de 01 doente para realizar o seu curso.
• Entre 2014 e 2015, 02 docentes do PPGA realizaram pós-doutorado: Vania de Fátima Barros Estivalete (de agosto de 2014 a julho de 2015), na Universidade de Lisboa, em Portugal, e Felipe Martins Müller (de julho de 2014 a agosto de 2015) na DMU – De Montfort University, Inglaterra Inglaterra. 
• Em 2016 o docente Eugênio Simonetto realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Minho, em Portugal.

b) Participação de docentes em eventos internacionais. Ao longo quadriênio vários docentes do PPGA participaram de eventos de impacto na área de administração (cerca de 70% do quadro docente permanente). 
• Em 2013, participaram de eventos no exterior, os docentes: Clandia Maffini Gomes, apresentando trabalhos na 24ª Production and Operation Management Society, nos EUA, Vania Medianeira Flores Costa, no Panamá, Portugal e Argentina, Clandia Maffini Gomes na ALTEC Conference, em Portugal. 
• Em 2014, participaram de eventos no exterior, os docentes: Clandia Maffini Gomes e Flávia Luciane Scherer, apresentando trabalhos na 25ª Production and Operation Management Society, nos EUA, Clandia Maffini Gomes e Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga 3ª CIEM, em Pontevedra, Espanha; Luis Felipe Dias Lopes no XVII Latin-Iberian-American Conference on Operations Research, em Monterrey, México; Vania Medianeira Flores Costa, na Management Studies International Conference, em Algarve, Portugal; Vânia de Fátima Barros Estivalete, 3º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social – CRIARS, Lisboa, Portugal e na 49ª Asamblea Anual Cladea, em Barcelona, Espanha.
Em 2015, participaram de eventos no exterior, os docentes: Clandia Maffini Gomes, apresentando trabalho científico no PICMET – Portland International Conference for Management, Engineering and Tecnology, em Portland, EUA e Vânia de Fátima Barros Estivalete, na ISEC 2015 Lisboa, Portugal e da 8 th Conderencia Inclusive and Supportive Education Congress 26th – 29th July 2015, Organization: Pro-Inclusion (Portugal), NASEN (UK), Lisboa, Portugal.
• Em 2016, participaram de eventos no exterior, os docentes: Clandia Maffini Gomes, apresentando trabalho científico no PICMET – Portland International Conference for Management, Engineering and Tecnology, em Portland, EUA; Eugênio Simoneto na ‘Semana da Gestão Industrial – Passado, Presente e Futuro com Industry 4.0’, Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal e na Sixth International Conference on Business Sustainability, Póvoa de Varzim, Portugal; Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga e Vânia de Fátima Barros Estivalete, apresentado trabalhos na 5ª CIEM, 27 a 29 de outubro, em La Corunã, , na Espanha; Marcelo Trevisan participando da 22nd International Sustainable Development Research Society Conference e do 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade, 11 e 15 de julho, na Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal, Vânia Medianeira Flores Costa participando do XVI CIGU – Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Arequipa – Peru. 2016 e da conferência Interfaces – Universidade de Palermo, Argentina, Buenos Aires.

c) Realização de Estágio discente de doutorado no exterior. Ao longo quadriênio 07 discentes do PPGA efetuaram estágio discente de doutorado no exterior (05 com bolsa CAPES). 
• Em 2013 foi enviado o primeiro discente do PPGA para a realização do estágio sanduíche através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE): Leander Luiz Klein (University of Arizona), sendo orientado pelo professor Brinton Milward (bolsa CAPES). 
• Em 2014 foram enviados 03 discentes para a realização do estágio sanduíche: Tiago Beuron (Universidade de Coimbra) orientado pelo professor Filipe Jorge Ribeiro (bolsa CAPES); Juliano Alves (University of Turky), na Finlândia, orientado pela professora Aino Halinon-Kaila; Aletéia Carpes (Universitá Degli Studi Di Udine), Itália, orientada pela professora Maria Chiarvesio (bolsa CAPES). 
Em 2015 foram enviados 02 discentes para a realização do estágio sanduíche: a discente Jordana Marques Kneipp (Universidade de Vigo, Espanha) orientada pelo professor Carlos Maria Járdon (Espanha) e Clandia Maffini Gomes (PPGA/UFSM) no período de 01/09/2015 a 30/11/2015 (Bolsa Capes); e o discente Laércio Juarez Melz (Universidade Christian-Albrechts-Universität – Kiel – Alemanha) orientado pela Dra. Birgit Schulze-Ehlers e pelo Prof. Dr. Pascoal Marion Filho no período de 01/07/2015 a 31/12/2015 (sem bolsa) e a discente Ivanete Schneider Hahn orientada pelo Prof. Carlos Rufin e pela Profa Flávia Luciane Scherer na Universidade da Bentley University – Wikipedia, Boston, EUA (sem bolsa).
• EM 2017 está sendo realizado o estágio de doutorado no exterior da discente Janaína Otonelli que será realizado no Illinois Institute of Technology, em Chicago, EUA, de abril de 2017 a fevereiro de 2018 (bolsa Capes).

d) Participação de discentes em eventos internacionais. Ao longo do quadriênio 05 discentes participaram de eventos no exterior para apresentação de trabalhos. 
• Em 2013, o discente de doutorado Roberto Bichueti participou da Conferência da European International Business Academy (EIBA), na cidade de Bremen, Alemanha;
• Em 2014, a discente de doutorado Jordana Marques Kneipp participou da IV Conferência Iberoamericana de Empreendedorismo, em Pontevedra, na Espanha;
• Em 2015, a discente de doutorado Luciana Barbieri participou da 26ª Production and Operations Management – POMS Conference em Boston, EUA, Jordana Marques Kneipp participou da V Conferência Iberoamericana de Empreendedorismo, em Portugal e Anni Caroline Potrich participou da IV World Finance Conference, em Buenos Aires, na Argentina.
• Em 2016, a discente de mestrado Kamila Frizzo participou da 5ª Conferência CIEM, em La Corunã, na Espanha.

e) Realização de Seminário no Curso de Doutorado com a vinda de professores estrangeiros.
• Em 2014 foi realizado no âmbito do PPGA o seminário com o tema ‘Poder, Racionalidade e Burocracia’ ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá da Universidade de Coimbra, Portugal.
• Em 2015 foram realizados no âmbito do PPGA, o seminário com o tema ‘Implementando a Sustentabilidade em Universidades: Experiências Internacionais”, ministrado pelo Prof. Dr. Walter Leal Filho da Hamburg University of Applied Sciences, na Alemenha e o workshop com a Prof. Maria Carolina da Universidade de Extremadura, na Espanha e o workshop Ínovaçao Frugal’ com o Prof. Luc. Quoniam, da Aix Marseille Université, França.
• Em 2016 foram realizados no âmbito do PPGA, seminários com os professores Dr. Mário Fernando Carrilho Negas – Universidade Aberta (Portugal) e Vice-Presidente da Empreend, (Orientação para o mercado e inovação em Pequenas e Microempresas (PME’s)); Prof. Dra. Maria Isabel Sanchez Hernandez – Universidade de Extremadura (Espanha) (Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Administração Pública) e Prof. Dr. Guilherme Lobão – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (As Boas Práticas Ambientais nas Forças Armadas Portuguesas – Desenvolvimento Sustentável e Inovação Ambiental – Prêmio Defesa Nacional e Ambiente (PDNA)). Além de atividade prática ‘Atividade Dança de Salão Jive’ com Maria Carolina Rodrigues, Universidade de Extremadura, Espanha, CIEO, Empreend e Maria de Fátima Morais Lobão, Empreend, Portugal.

f) Intercâmbio de discentes estrangeiros no PPGA/UFSM. 
Em 2014, no segundo semestre, foi realizado o estágio do discente Marcel Jacobs, do Mestrado em ‘Science International Bussiness Studies’ da Universität Paderborn, da Alemanha.

g) Projetos de cooperação internacional.
As interações desenvolvidas com pesquisadores do exterior, a participação em eventos organizados pelos grupos de pesquisa da USP, UFSM e UFRGS permitiu a elaboração de projetos de cooperação internacional, assim como a formação de uma rede de cooperação nacional e internacional. Dentre as propostas já submetidas e, em processo de submissão, ao financiamento da Capes, CNPq e Fapesp, cabe citar:
• Projeto “Pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul, Brasil”. Projeto financiado pela CAPES/2014 e liderado pelos Professores Eugênio Ávila Pedrozo, Tânia Nunes da Silva e Luis Felipe do Nascimento da UFRGS, Eugênio Simonetto e Marcelo Trevisan da UFSM, e a Luciana Londero Brandli da Universidade de Passo Fundo, no Brasil, em parceria com o Professor Walter Leal Filho da Universidade de Hamburgo, na Alemanha. O projeto tem a duração de 24 meses (2014-2016). 
• Projeto “Integração da inovação para a sustentabilidade ao modelo de negócios e sua relação com a postura estratégica e o desempenho empresarial”. Projeto financiado pelo CNPq Edital Universal e é liderado pelas Professoras Clandia Maffini Gomes, Flávia Luciane Scherer, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga e Marta Olívia Rovedder da UFSM, em parceria com Prof. Isak Kruglianskas, USP, no Brasil, e com o Prof. Carlos Maria Járdon da Universidade de Vigo, na Espanha. O projeto tem a duração de 36 meses (2014-2017). 
• Projeto “Desafios da inovação tecnológica sustentável em setores estratégicos em uma economia global e pós-industrial. Projeto financiado pelo CNPq Edital Universal /2014 e liderado pelos Professores Isak Kruglianskas e Flávio Hourneaux da USP em parceria com Profª Clandia Maffini Gomes da UFSM, no Brasil, e com o Prof. Breno Nunes da Universidade de Aston, na Inglaterra. O projeto tem a duração de 36 meses (2014-2017).
• Projeto “Ambientes de inovação e a visão baseada em recursos uma análise dos ativos estratégicos em incubadoras de empresas e parques tecnológicos no estado de São Paulo”. Projeto financiado pelo CNPq Edital Sociais e Humanas/2014 e liderado pelo Prof. Moacir Miranda, Coordenador do PPGA da USP e conta com a participação da Profª Clandia Maffini Gomes, coordenadora do PPGA da UFSM e com pesquisadores da USP Ribeirão Preto e da Universidade Federal de São Carlos, no Brasil, em parceria com o professor Robson Rocha da Aaarhus University, Dinamarca. O projeto tem a duração de 36 meses (2014-2017).
• Projeto “Indicadores de Sustentabilidade Organizacional: A Abordagem Triple Bottom Line e o Desempenho em Empresas Brasileiras e Espanholas. Projeto liderado pela USP em parceria com Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação do Prof. Dr. Flávio Hourneaux e do Prof. Dr. Isak Kruglianskas com a Profa. Dra. Clandia Maffini Gomes da UFSM, no Brasil e da María Isabel Sánchez Hernández e de Dolores Gallardo-Vázquez da Universidade de Extremadura, na Espanha. O projeto é financiado pelo CNPq Universal – MCTI/CNPq Nº 14/2014 tem a duração de 36 meses (2014-2017).
• Projeto ‘Características de sustentabilidade e funcionamento de empreendimentos sociais da economia criativa: uma aplicação em projetos sociais de música clássica’. Projeto inserido no eixo temático da Capacitação técnica e gerencial de profissionais e de empreendimentos criativos, submetido e financiado pela Chamada CNPq/MinC/SEC N.º 80/2013. O projeto com duração de 12 meses foi liderado pelas docente Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga e foi desenvolvido em 2014, gerando uma bolsa de mestrado para o PPGA. O objetivo geral do estudo consistiu em promover a capacitação gerencial de projetos sociais de música clássica, a partir do conhecimento de suas características da identificação dos fatores críticos que garantem o seu desenvolvimento e sustentabilidade futuros. As unidades de investigação pesquisadas foram: Instituto Baccarelli (São Paulo); Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá) (Bahia); Ação social pela Música (Rio de Janeiro); Orquestra Villa-Lobos (RS); Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (RS), Programa Orchestrarium (RS); Projeto Guri (SP) e Projeto Geração (Lisboa, Portugal). 
• Projeto “Mudança Tecnológica e Gestão da Inovação na Cadeia de Valor do Setor Aeronáutico”. Projeto liderado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em parceria com Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação do Prof. Dr. Roberto Sbragia com a participação Profa. Dra. Claudia Maffini Gomes, do Prof. Dr. Isak Kruglianskas e do Prof. Dr. Paulo Tromboni de Souza Nascimento em colaboração com o Dr. Manuel Valsassina Heitor do Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal. 
• Internationalisation and Sustainability: Opportunities and Challenges for UK Companies with Business Interests in Brazil International Partnership and Mobility Scheme O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo, Liverpool Business School e a Universidade Federal de Santa Maria e será financiamento pela British Academy, na Inglaterra. Os docentes envolvidos no projeto são Flávio Houneaux Jr. (PPGA/USP), Adam Frost (Liverpool Business School) e Clandia Maffini Gomes (PPGA/USP).
• Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação – CISI. O evento é realizado de uma parceria entre Brasil, Portugal e Espanha e a Red Empreend teve sua primeira edição em 2016. Com base nos sucessos alcançados com as Conferências Ibéricas de Empreendedorismo (CIEM) desde 2011, e da pertinência das práticas de sustentabilidade foi criada a CISI 2016 – 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação, que se realizou na Universidade de Santa Maria – Santa Maria – RS.

h) Publicações internacionais: a participação de docentes e de discentes em eventos internacionais e em intercâmbios em IES estrangeiras tem ampliado as publicações em periódicos internacionais. 
• Em 2013 foram publicados por docentes e discentes 14 artigos em periódicos nos extratos A, sendo 03 em periódico A1 e 11 em periódicos A2. 
• Em 2014 foram publicados 19 artigos em periódicos nos extratos A, sendo 02 em periódicos A1 e 17 em periódicos A2, revelando uma tendência de crescimento, no quadriênio, em publicações de elevado impacto.
• Em 2015 foram publicados 17 artigos em periódicos nos extratos A, sendo 05 em periódicos A1 e 12 em periódicos A2, revelando uma tendência de crescimento, no quadriênio, em publicações de elevado impacto.
• Em 2016 foram publicados 8 artigos em periódicos nos extratos A, sendo 08 em periódicos A2.

i) Convênios e acordos de cooperação. A UFSM possui acordos e convênios internacionais com vários países e instituições de ensino e de pesquisa com os seguintes países: Alemanha; Angola; Argélia; Argentina; Áustria; Bélgica; Cabo Verde; Canadá; Chile; Colômbia; Cuba; Espanha; Estados Unidos; França; Holanda; Honduras; Itália; Japão; México; Moçambique; Nigéria; Paraguai; Polônia; Portugal; Reino Unido; Suécia; Tailândia; Uruguai e Venezuela.
Cabe citar ainda algumas ações projetadas para a implantação ao longo do quadriênio:
• Ampliação de parcerias com grupos de pesquisa no exterior. A realização de estágios de pós-doutorado dos docentes (03 ao longo do quadriênio) e do doutorado sanduíche dos discentes (07 ao longo do quadriênio), assim como a realização dos projetos de cooperação em andamentos, devem potencializar o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisa do PPGA/UFSM com grupos de pesquisa no exterior citados anteriormente (Alemanha, Dinamarca, EUA, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Além disso, deverão ser aproveitadas as parcerias internacionais já desenvolvidas com as IES nacionais parceiras, como é o caso da USP e da UFRGS, cujos docentes do PPGA participam efetivamente dos grupos de pesquisa, em uma rede de colaboração.
• Potencialização de publicações internacionais: a participação de docentes e de discentes em eventos internacionais e em intercâmbios em IES estrangeiras potencializou substancialmente as publicações internacionais (nos estratos A1 e A2 com elevado fator de impacto). 
• Intercâmbio de docentes do exterior para a realização de atividades de pesquisa e ensino no PPGA/UFSM também foi ampliada de forma significativa durante o quadriênio.
• Intercâmbio de discentes e de docentes ao exterior, através da elaboração de projetos conjuntos financiados por agências de fomento.