Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Administração conta com quatro linhas de pesquisa, conforme apresentadas abaixo.

Economia, Controle e Finanças

Descrição: Pesquisar, analisar e subsidiar a formulação de estratégias competitivas através do desenvolvimento de metodologias financeiras, econômicas e contábeis, bem como, avaliação do desempenho organizacional através de modelagem estatística.

Estratégia em organizações

Descrição: O processo de gestão empresarial vem se tornando cada vez mais complexo e dinâmico, em função das mudanças em ambientes que influenciam as organizações de uma forma geral (macro e o micro ambiente). O macro ambiente formado por componentes econômicos, sociais, político-legais, internacionais e tecnológicos, têm se tornado cada vez mais, influenciadores do resultado das empresas. O micro ambiente, de ambiente de negócios ou setorial, também tem se modificado sistematicamente, tornando-se cada vez mais inter-relacionados e articulados com as ações das empresas que formam as diversas cadeias produtivas, redes, alianças e arranjos produtivos.

Tecnologias da Informação e Decisão

Descrição: Contribuir para o aumento do conhecimento – teórico e aplicado – sobre gestão das organizações por meio de estudos dos processos transacionais de gestão através das tecnologias da informação e do processo decisório nas organizações.

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

Descrição: Esta linha tem por objetivo realizar estudos sobre as questões relacionadas com as pessoas e o comportamento organizacional, discutindo crítica e cientificamente estes campos de estudo como forma de promover a ampliação do conhecimento teórico e dos fatores que impactam nos modelos e nas práticas de gestão nas organizações. Procura efetivar e sistematizar pesquisas direcionadas à dimensão humana e à dimensão organizacional por meio de metodologias específicas à luz do contexto ambiental mutável em que atuam as organizações. Estudar as temáticas emergentes na área de gestão de pessoas e comportamento organizacional.