Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cultivo e comercialização de gladíolo fora de época em Santa Maria



No dia 04/03/2017 o produtor Milton Cauzzo comercializou, na Feira da Avenida Roraima, em Camobi – Santa Maria, várias dúzias de hastes florais de gladíolo colhidas em sua propriedade (Figura 1). O comércio de gladíolos na Feira da Avenida Roraima é tradicional nos dias próximos ao Feriado de Finados, mas fora desse período não havia oferta de hastes florais de gladíolo. Este cultivo realizado pelo sr. Cauzzo, fora da época tradicional que o produtor está acostumado, foi com a orientação da Equipe PhenoGlad da UFSM, que auxiliou o produtor no planejamento da data de plantio e nas práticas de manejo ajustadas para o cultivo durante o verão, quando as temperaturas são elevadas, a demanda por água é alta e a pressão de insetos e doenças é elevado. Um dos destaques do manejo da lavoura de gladíolo durante o verão é a necessidade de sombreamento artificial a partir do espigamento, visando reduzir a queimadura das sépalas e pétalas.

FOTO I

Segundo o sr. Cauzzo, o cultivo fora da época durante este verão foi o primeiro que ele fez e foi relativamente fácil, apesar do intenso calor em janeiro e fevereiro deste ano. Mas foi fundamental usar o sombrite, complementou Cauzzo. Para a consumidora Rute Vagner (Figura 2), que costuma comprar flores da feira, foi uma surpresa agradável ter gladíolos fora da época de Finados, afirmando que compraria gladíolos ao longo de todo ano.

FOTO II

O comércio de gladíolo fora das épocas mais tradicionais (Feriado de Finados e Dia das Mães) é uma ótima opção para aumentar a renda do produtor. A Equipe PhenoGlad vem desenvolvendo um trabalho de extensão que visa ampliar o período de cultivo do gladíolo, aplicando os resultados gerados na pesquisa para a realidade do produtor. O comércio de gladíolo neste sábado é um resultado prático deste trabalho de extensão.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1242

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes