Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gladíolo é novidade na decoração de festa de Bodas de Prata



     A comercialização das hastes florais de gladíolo é tradicional próximo a datas festivas e feriados nacionais, como Dia de Finados e Dia das Mães. Porém, sua utilização na confecção de arranjos florais para decoração de cerimônias e festas vem crescendo. As hastes florais tem grande aceitação para esta finalidade devido à diversidade de cores disponível no mercado, pelo grande número de floretes das hastes florais, comprimento da haste e durabilidade pós colheita.

img01 14.03

    A equipe PhenoGlad registrou a utilização do gladíolo como flor principal na ornamentação de uma festa de 25 anos de casamento em Tupanciretã no dia 11/03/2017. Os gladiolos foram cultivados pelo produtor Milton Cauzzo no municipio de Santa Maria e a data de plantio (23/12/2016) foi determinada com o modelo PhenoGlad (www.ufsm.br/phenoglad). Para a confecção de aproximadamente 50 vasos para decoração da festa, a cor selecionada pelos consumidores foi o branco, e a cultivar utilizada foi a White Goddess. Os vasos selecionados para acondicionar as hastes devem ser longos, a fim de harmonizar o tamanho das hastes com o tamanho dos vasos. A equipe PhenoGlad também auxiliou o produtor em algumas práticas de manejo específicas voltadas para o cultivo no verão.

   O gladiolo foi uma alternativa mais econômica para a família responsável pela festa, quando comparado a outras flores produzidas fora do estado do Rio Grande do Sul, pois o consumidor tratou da compra diretamente com um produtor de hastes florais de Santa Maria. Mesmo sendo uma alternativa mais econômica, a decoração com gladíolos não perdeu no quesito beleza e sofisticação, quando comparado a outras flores geralmente escolhidas para decoração de festas.

   Para as decoradoras da festa Rosa Medianeira Farias de Vargas Kempf e Jéssica Dutra Rosa, que usaram o gladíolo pela primeira vez na decoração de uma festa, foi uma novidade usar o gladíolo na decoração da festa e apontam ser uma ótima alternativa às tradicionais flores que seus clientes costumam pedir.

img02 14.03   Já o noivo Claudemir Richter aprovou o gladíolo na decoração da festa dos seus 25 anos de casamento, declarando ser uma flor linda que proporcionou uma decoração harmônica sem excesso de volume sobre as mesas, superando  suas expectativas, pois nunca tinha visto o gladíolo na decoração de festas. Claudemir destacou também que parcerias como esta com o produtor de gladíolo Milton Cauzzo  são fundamentais para ajudar os agricultores que cultivam  culturas agrícolas diferentes e buscam novos usos para os  produtos agrícolas. A noiva Elaine Richter também aprovou a decoração da festa com gladíolo e destacou que recebeu muitos comentários de surpresa e elogios pela escolha do gladíolo. “Nossos convidados adoraram a novidade e acharam muito lindos os vasos com gladíolos”, afirmou Elaine durante a festa.

   Na região de Santa Maria, o cultivo do gladíolo é viável durante quase todo o ano, tendo o potencial de atender estas demandas não pontuais que tem como objetivo a decoração de festas e eventos. Para isso, o consumidor que tratar da encomenda desta flor diretamente com o produtor deve realizá-la com, no mínimo, 5 meses de antecedência para que o produtor possa estruturar as etapas de produção desta flor de corte que vão desde a aquisição dos cormos (bulbos do gladíolo) da cultivar com a cor que o consumidor deseja, planejar a época adequada de plantio para que as hastes estejam prontas para o dia do evento e adaptar as práticas de manejo à época do ano em que ocorrerá o cultivo. A equipe PhenoGlad trabalha para auxiliar os produtores de gladíolo a atender estas demandas do mercado, procurando manter a qualidade das hastes florais.

 

Criado dia 14 de março de 2017 pela equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1256

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes