Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria Emater/PhenoGlad ganha reforço de escola rural



A tarde fria e chuvosa nos vales e nas coxilhas da localidade de São João dos Mellos, terceiro distrito do município de Júlio de Castilhos-RS, foi o palco para firmar a nova parceria da Equipe PhenoGlad e da Emater/RS Ascar Regional de Santa Maria: a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, uma escola rural que tem seu foco na formação de alunos para permanência no meio rural.

Fundada em 20 de janeiro de 1958, a Escola tem seus estudantes vindos do meio rural, a maioria filhos de pequenos agricultores. A região é típica de agricultores que cultivavam fumo, mas  são poucos que ainda plantam. Por isso precisamos de alternativas para esses agricultores, e a floricultura pode se encaixar, comentou o diretor da Escola, professor José Alencar Zanon.

A reunião teve a presença do diretor, da regente de classe e Coordenadora Pedagógica, professora Deise Zanon Barbieri, da professora de Técnicas Agrícolas, da representante do Conselho Escolar, Cristiane Binotto Moro, do Assistente Técnico Regional da Emater/RS Ascar de Santa Maria, Alfredo Schons representando 37 municípios e de integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM.

Inicialmente, o professor Nereu Streck da Equipe PhenoGlad apresentou a Equipe e quais ações que foram desenvolvidas pelas Equipes PhenoGlad RS e SC. Destacou que as ações visam divulgar a floricultura como alternativa de renda ao pequeno agricultor familiar, visando manter o jovem no campo. “O papel da Emater/RS Ascar nas ações do sistema PhenoGlad é fundamental pela capilaridade que a empresa tem no RS, já que está presente nos 497 municípios” comentou o professor. Além disso, “sempre estamos com os extensionistas da Emater, para aprender e identificar os problemas reais do produtor, e assim, direcionar as ações sempre sob a orientação e ajuda da Emater” conclui.

Na sequência o ATR da Emater, Alfredo Schons, fez uma demonstração de como funciona o aplicativo PhenoGlad Mobile para os participantes da reunião. Os professores da Escola puderam ver como a ferramenta digital pode ser usada para planejar o cultivo de gladíolo visando a comercialização da flor em qualquer época do ano e em qualquer um dos 497 municípios do RS. O técnico também enfatizou que o aplicativo também informa práticas de manejo da cultura que o produtor deve realizar ao longo da estação de cultivo do gladíolo. “Os alunos da escola poderão passar informações para os seus pais através do celular” comenta o extensionista da Emater.

Na última parte da reunião, foram definidas as primeiras atividades da parceria Emater/PhenoGlad/Escola Nossa Senhora Aparecida. Ficou definido que serão realizados dois cultivos de gladíolo na Escola, o primeiro visando a decoração da festa da em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, tradicional festa anual da comunidade de São João dos Mellos que acontece no último domingo de novembro.  O segundo cultivo de gladíolo será para o Dia de Campo sobre Diversificação na Agricultura Familiar, que acontecerá em no dia 14 de março de 2019 na Escola. O Dia de Campo vai contar com a estação “Cultivo de Gladíolo”, na qual será apresentada a novidade sobre o cultivo de gladíolo com a participação dos alunos da Escola. “Os alunos serão responsáveis por conduzirem as plantas de gladíolo nos dois cultivos, e apresentar os resultados desta experiência no Dia de Campo” comentou o diretor José Alencar Zanon. “Essa participação dos alunos em todas as atividades com a cultura do gladíolo será muito importante como técnica pedagógica, algo que sempre procuramos para inovar aqui na escola” complementa o diretor.

Está será a primeira parceria da Equipe PhenoGlad com uma escola de ensino fundamental, a Equipe está motivada e feliz. Acreditamos que a transformação e a evolução da sociedade passa necessariamente pela escola e podemos contribuir de forma ativa e direta nessa transformação. “Para segurar o jovem no campo é uma oportunidade que não podemos perder” comentou o professor Nereu Streck, integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM.

A Equipe PhenoGlad agradece ao Diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, Professor José Alencar Zanon, e toda sua equipe na escola pela recepção e parceria. Agradecemos também a Emater Regional de Santa Maria, especiamente ao ATR Alfredo Schons pela parceria e ajuda no transporte e no apoio logístico, sem o qual o trabalho não seria possível.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1167

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes