Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aplicativo PhenoGlad Mobile – RS é lançado durante a Expoagro Afubra 2018



A solenidade de lançamento do aplicativo PhenoGlad Mobile – RS na Expoagro Afubra 2018 contou com autoridades do Agronegócio gaúcho.

O aplicativo para dispositivos móveis denominado PhenoGlad Mobile – RS foi lançado oficialmente durante a 18ª edição da Expoagro Afubra, a maior feira da agricultura familiar no Brasil, que aconteceu em Rio Pardo, de 20 a 22 de março de 2018 e recebeu 98 mil visitantes nos três dias do evento. A solenidade de lançamento do aplicativo ocorreu no primeiro dia da feira, no Auditório do Parque da Expoagro durante o Workshop “Aplicativos para a Agropecuária”. Estavam presentes na solenidade autoridades do Agronegócio entre os quais o Presidente da Emater/RS-Ascar Clair Tomé Kuhn, o Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado Clenio Nailto Pillon e o Coordenador da 18° Expoagro Afubra Marco Antonio Dornelles.

Apresentação de lançamento do PhenoGlad Mobile – RS durante a Expoagro Afubra 2018.

Durante a solenidade de lançamento na Expoagro Afubra, a integrante da equipe PhenoGlad Lilian Osmari Uhlmann apresentou a importância da cultura do gladíolo como alternativa de diversificação para a pequena propriedade familiar e destacou como o aplicativo pode auxiliar o agricultor gaúcho a planejar sua produção de gladíolos ao longo do ano. Além de auxiliar no planejamento, o aplicativo fornece informações de práticas de manejo, como momento de realizar a adubação, o tutoramento e a colheita das hastes. Lilian ressaltou que o aplicativo não necessita de conectividade à internet para seu funcionamento, apenas para fazer a instalação a partir da Play Store, e que o usuário poderá salvar os resultados dos cálculos, que serão gravados no próprio banco de dados do aplicativo para posterior análise e uso. O aplicativo está disponível para download gratuitamente no seguinte endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cropmodels.phenoglad.rs.

A demonstração do uso do aplicativo PhenoGlad Mobile – RS  foi realizado ao público interessado.

O PhenoGlad Mobile – RS

O aplicativo para smartphones foi desenvolvido pela equipe PhenoGlad da UFSM, a qual é composta por professores do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (UFSM) e do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia (UFSM), por alunos de graduação em Agronomia, Ciências da Computação, Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e Meteorologia e por alunos de pós-graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola, e tem como principal parceira no Rio Grande do Sul a Emater/RS-Ascar. Para atender um maior número de usuários, independente da heterogeneidade de plataformas dos dispositivos, o aplicativo PhenoGlad Mobile – RS é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.

O PhenoGlad Mobile – RS é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (RS). Como principal aplicação prática do PhenoGlad Mobile – RS, para qualquer município do RS o usuário tem duas opções: indicar a data de plantio desejada (o aplicativo retorna a data mais provável que as hastes florais estarão prontas) ou indicar a data de comercialização desejada (o aplicativo retorna a melhor data de plantio para que as hastes florais fiquem prontas para a data de comercialização desejada).Em função destas funcionalidades práticas do aplicativo, esta ferramenta pode ser utilizada na produção, na extensão, no ensino e na pesquisa por produtores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores.

O lançamento do PhenoGlad Mobile – RS foi notícia em jornais do Rio Grande do Sul. Na edição de 20/03/2018 do Jornal Diário de Santa Maria, a matéria destaca o aplicativo como ferramenta de planejamento do produtor. Na edição de 21/03/2018 do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, a matéria destaca a importância da ferramenta no mundo digital para o agricultor. No jornal Zero Hora, também de Porto Alegre, o aplicativo foi o destaque de capa do caderno Campo e Lavoura no edição do final de semana de 24 e 25/03/2018.

Equipe PhenoGlad com o sr. Odercio Schultz, produtor de gladíolo no município de Quinze de Novembro/RS, na Casa da Emater/RS-Ascar, durante a Expoagro Afubra 2018.

A equipe PhenoGlad na Expoagro Afubra

Durante os três dias da feira, a equipe PhenoGlad esteve junto à Casa da Emater/RS-Ascar com uma parcela demonstrativa de gladíolos e disponibilizando o download do aplicativo PhenoGlad Mobile – RS. A parcela com gladíolos chamou bastante a atenção do público que passava no local.

Milhares de pessoas visitaram o espaço durante os três dias da feira, dentre elas, produtores rurais interessados em iniciar o cultivo do gladíolo ou produtores que já cultivam o gladíolo. Entre eles, o sr. Odercio Schultz, produtor de gladíolo no município de Quinze de Novembro/RS. Ele comercializa suas hastes para decoração de festas e eventos nos municípios de Quinze de Novembro e Ibirubá. O sr. Odercio realizou o download do aplicativo no seu celular e vai contar com esta tecnologia para auxiliá-lo no planejamento da sua produção.

A parcela demonstrativa com gladíolos chamou a atenção das pessoas que visitaram a Expoagro Afubra 2018.

Extensionistas rurais, estudantes, professores e demais pessoas interessadas na cultura do gladíolo e nas tecnologias digitais também visitaram o espaço. Muitos deles aproveitaram para fazer o download do aplicativo PhenoGlad Mobile – RS e se impressionaram com a facilidade de manuseio e com as funcionalidades disponibilizadas pelo app.

Convite de lançamento do PhenoGlad Mobile – RS que veiculou nas redes sociais PhenoGlad.

A equipe PhenoGlad

A equipe PhenoGlad (www.ufsm.br/phenoglad) é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional que pensa a floricultura e o paisagismo como um sistema de produção visando a sustentabilidade do produtor, em consonância com as orientações da FAO sobre uma intensificação sustentável da agricultura no século XXI. Atualmente as instituições que fazem parte da equipe PhenoGlad são a UFSM (campi Santa Maria e Frederico Wesphalen), a Unipampa-Itaqui, a Universidade Federal de Santa Catarina-Curitibanos, o Instituto Federal Catarinence (campi de Concórdia e Rio do Sul) e a Emater/RS-Ascar. O principal objetivo das ações de pesquisa e extensão da equipe PhenoGlad é encontrar soluções sustentáveis para aumentar a renda do pequeno agricultor familiar. Para atingir este objetivo, a equipe PhenoGlad realiza pesquisa baseada nas demandas atuais do agricultor e entrega imediatamente os resultados de suas pesquisas em Roteiros Técnicos de campo bem como promove, apóia e realiza eventos e palestras em temas relevantes ao produtor. Acompanhe notícias, informações sobre floricultura e paisagismo bem como a rotina de trabalho da equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais no Facebook/phenoglad, no Instagram (@phenoglad) e no Twitter(@phenoglad1).

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1155

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes