Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Santa Catarina também tem o PhenoGlad na palma da mão



Dois meses depois de ser lançado o aplicativo para celular PhenoGlad Mobile para o Rio Grande do Sul durante a 18ª edição da Expoagro Afubra, a maior feira da agricultura familiar no Brasil, que aconteceu em Rio Pardo, de 20 a 22 de março de 2018 (veja matéria completa em http://www.cropmodels.ufsm.br/23/03/2018/aplicativo-phenoglad-mobile-rs-e-lancado-durante-a-expoagro-afubra-2018/), chegou a vez de Santa Catarina ter o aplicativo que permite o produtor planejar a produção de gladíolo para que a colheita possa acontecer em qualquer época do ano.

Foto do lançamento do PhenoGlad Mobile – SC pela integrante da Equipe PhenoGlad UFSC-Curitibanos Melina Inês Bonatto durante o Terceiro Roteiro Técnico sobre a cultura do Gladíolo.

O lançamento do aplicativo para dispositivos móveis, denominado PhenoGlad Mobile – SC, aconteceu na terça-feira (15)  no Campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Rio do Sul, SC, durante o Terceiro Roteiro Técnico sobre a cultura do Gladíolo, promovido pela Equipe PhenoGlad do IFC de Rio do Sul. A professora Alexandra Goede de Souza, responsável pela organização do evento, anunciou a novidade durante sua fala na abertura do Roteiro.  As integrantes da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Curitibanos Melina Inês Bonatto e Luciane Teixeira Stank  apresentaram a nova ferramenta para aproximadamente 300 participantes do evento, entre produtores, estudantes e professores.

O aplicativo pode auxiliar o agricultor catarinense a planejar sua produção de gladíolos ao longo do ano. Além disso, o aplicativo fornece informações de práticas de manejo, como momento de realizar a adubação, o tutoramento e a colheita das hastes. Melina e Luciane ressaltaram que o aplicativo não necessita de conectividade à internet para seu funcionamento, apenas para fazer a instalação a partir da Play Store, e que o usuário poderá salvar os resultados dos cálculos, que serão gravados no próprio banco de dados do aplicativo para posterior análise e uso. O aplicativo é gratuito.

Os integrantes das Equipes PhenoGlad de Rio do Sul, Curitibanos e Concórdia ajudaram os participantes do evento a usar o aplicativo. Houve bastante interação,  todos saíram sabendo como usar a ferramenta e aprenderam como podem programar o plantio para que tenham o gladíolo florescido em datas que queiram comercializar as hastes. “É uma ótima ferramenta para conhecer a cultura do gladíolo e ainda dá para planejar melhor cada plantio”, comentou a produtora Ilda Ricobol, que pretende plantar gladíolo usando o aplicativo para auxiliar no cultivo.

O PhenoGlad Mobile – SC

O aplicativo para smartphones foi desenvolvido pelas Equipes PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da UFSC-Curitibanos. Para atender um maior número de usuários, independente da heterogeneidade de plataformas dos dispositivos, o aplicativo PhenoGlad Mobile – SC é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.

O PhenoGlad Mobile – SC é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 295 municípios do estado de Santa Catarina (SC). Como principal aplicação prática do PhenoGlad Mobile – SC é que para qualquer município de SC o usuário tem duas opções: indicar a data de plantio desejada (o aplicativo retorna a data mais provável que as hastes florais estarão prontas) ou indicar a data de comercialização desejada (o aplicativo retorna a melhor data de plantio para que as hastes florais fiquem prontas para a data de comercialização desejada). Em função destas funcionalidades práticas do aplicativo, esta ferramenta pode ser utilizada na produção, na extensão, no ensino e na pesquisa e o público que pode usufruir da ferramenta são produtores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores.

O lançamento do PhenoGlad Mobile – SC foi registrado pela imprensa de TV de Rio do Sul. O repórter e a cinegrafista da emissora falaram com a professora Alexandra e a gravação da matéria ocorreu no campo onde estavam os gladíolos florescidos. O plantio destes gladíolos foi planejado com o aplicativo de modo que estivessem florescidos durante o evento. Além dos gladíolos que estavam florescidos, uma outra plantação foi planejada com o aplicativo para que o florescimento esteja pronto no Dia dos Namorados.

Por: Equipe PhenoGlad


Publicações Recentes