Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aplicativo que ajuda no planejamento da lavoura de gladíolo é usado no campo por extensionistas



Alfredo Schons, extensionista da Emater/RS-Ascar, mostrou o aplicativo PhenoGlad Mobile – RS à agricultora Queli Matos Crestani, de Santiago.

O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS foi lançado no mês de março durante a Expoagro Afubra 2018, em Rio Pardo (http://www.cropmodels.ufsm.br/23/03/2018/aplicativo-phenoglad-mobile-rs-e-lancado-durante-a-expoagro-afubra-2018/), e já começa a ser usado na prática.

Foi o que aconteceu na última sexta-feira, no município de Santiago, na Mesorregião Centro Ocidental do RS. Durante a visita técnica a uma família que participa do projeto de extensão da parceria Emater/PhenoGlad e que visa divulgar a cultura do gladíolo como fonte alternativa de renda a pequenos agricultores familiares no RS, o Assitente Técnico Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Alfredo Schons, mostrou o aplicativo à agricultora que cultiva gladíolos Queli Matos Crestani. Além de mostrar como o aplicativo funciona, Alfredo ressaltou como esta ferramenta digital gratuita e de fácil uso no celular da agricultora pode ajudar ela e sua família na programação do plantio do gladíolo para colheita em qualquer época do ano.

A agricultora gostou da ideia de ter na palma da mão uma ferramenta que permita tal informação e vai usar o aplicativo para ajudar seu pai a programar o plantio de gladíolo para várias épocas do ano. A família comercializa produtos coloniais na feira do produtor duas vezes por semana na cidade de Santiago, e vê no gladíolo uma ótima oportunidade de agregar valor nos produtos que comercializa na feira.

O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS para smartphones é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo. Com ele, os agricultores podem descobrir a data de plantio para que a flor fique pronta em qualquer data de comercialização ou evento ao longo do ano, para qualquer um dos 497 municípios do estado do RS. O aplicativo também dá dicas de manejo, como adubação e tutoramento das plantas, indica se há risco de geada ou calor excessivo para os gladíolos naquela região e ainda tem uma galeria de fotos das principais cultivares de gladíolo plantadas atualmente. O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS pode ser instalado gratuitamente em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android a partir da Play Store.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1156

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes