Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comercialização de gladíolo em março é inédito em Santa Maria



 

img02

    Neste Sábado (04/03/2017) ocorreu comercialização de gladíolo na Feira da Avenida Roraima, em Camobi, Santa Maria. O produtor Milton Cauzzo comercializou várias dúzias de hastes florais de gladíolo, colhidas em uma lavoura plantada dia 23/12/2016 em sua propriedade, no município de Santa Maria. O comércio de gladíolos na Feira da Avenida Roraima é tradicional nos dias próximos ao Feriado de Finados, mas fora desse período não havia oferta de hastes florais de gladíolo. Este cultivo realizado pelo sr. Cauzzo, fora da época tradicional que o produtor está acostumado, foi com a orientação da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que auxiliou o produtor no planejamento da data de plantio e nas práticas de manejo ajustadas para o cultivo durante o verão, quando as temperaturas são elevadas, a demanda por água é alta e a pressão de insetos e doenças é elevada. Um dos destaques do manejo da lavoura de gladíolo durante o verão é a necessidade de sombreamento artificial a partir do espigamento, visando reduzir a queimadura das sép

    Segundo o Sr. Cauzzo, o cultivo fora da época durante este verão foi o primeiro que ele fez e foi relativamente fácil, apesar do intenso calor em janeiro e fevereiro deste ano. Mas foi fundamental usar o sombrite, complementou Cauzzo nesta manhã enquanto atendia uma consumidora comprando gladíolos. Para a consumidora Rute Vagner, que costuma comprar flores da feira, foi uma surpresa agradável ter gladíolos fora da época de Finados, afirmando que compraria gladíolos ao longo de todo ano.alas e pétalas.

img01

     O comércio de gladíolo fora das épocas mais tradicionais (Feriado de Finados e Dia das Mães) é uma ótima opção para aumentar a renda do produtor. A Equipe PhenoGlad vem desenvolvendo um trabalho de extensão que visa ampliar o período de cultivo do gladíolo, aplicando os resultados gerados na pesquisa para a realidade do produtor. O comércio de gladíolo neste sábado é um resultado prático deste trabalho de extensão.

 Criado dia 05 de março de 2017 pela equipe PhenoGlad

 

 

 

  

 


Publicações Recentes