Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oferta de gladíolos foi novidade para o Dia das Mães em Santa Maria



img01 16.05.2017

 O Dia das Mães é uma data especial e este ano teve uma novidade para os consumidores em Santa Maria. No sábado (13/05/2017), os consumidores na Feira da Av. Roraima, em Camobi, tiveram as flores ocupando boa parte do espaço nas tendas. Porém, diferentemente de outros anos na véspera do Dia das Mães, este ano o gladíolo foi a flor de destaque, em grande quantidade, cores variadas, excelente qualidade e, o melhor, a um preço muito acessível.

img02 16.05.2017

   

 

 

  A novidade chamou a atenção dos consumidores. Para a moradora de Camobi Vera Maria Farencena, que há anos costuma comprar gladíolos na Feira na época de Finados, foi uma surpresa muito agradável encontrar gladíolos nesta época do ano. “Nunca tinha visto gladíolos nesta época do ano, já venho comprando a várias semanas quando começou a ter este ano na Feira”, comentou Vera, que levou gladíolos para enfeitar a casa no final de semana. “Gosto de gladíolos, pois dá para ir renovando o vaso tirando os florestes murchos”, complementou a consumidora. Além disso, Vera ressaltou que quem visita sua casa se encanta com o vaso decorado com gladíolos, por isso sempre compra.

img04 16.05.2017

  A chuva que não deu trégua todo sábado não foi problema para os consumidores adquirirem seus gladíolos. O professor de Engenharia Química da UFSM Sérgio Luiz Jahn ,que compra flores na Feira a um ano e meio, aproveitou para levar gladíolos. Apoiador de projetos que tenham aplicação prática na sociedade, o professor ficou contente que os gladíolos que acabara de comprar tinham sido produzidos com ajuda de um projeto em parceria com a UFSM.

img05 16.05.2017

 

 

 

 

 O público jovem também foi atraído pela oferta de gladíolos na Feira. A porto alegrense e estudante do oitavo semestre de medicina veterinária da UFSM Isabel Cristina Markowski Brusque aproveitou e levou três maços de gladíolos de cor laranja, um para presentear sua mãe, outro para sua sogra e um para decorar sua casa. A estudante costumava comprar gladíolos na época de Finados e achou uma ótima ideia ter gladíolos em outras épocas do ano. “Gosto do gladíolo pois é uma flor que dura bastante no vaso e tem uma aparência muito linda”, destacou Isabel.

img03 16.05.2017

   No domingo (14/05/2017), Dia das Mães, a comercialização de gladíolo continuou na frente do Cemitério Municipal de Santa Maria, local típico de comercialização de flores nesta época do ano. Ao longo de todo o dia os consumidores da região central da cidade tiveram grande quantidade e opções de cores de gladíolo para presentear as mães e também muitos aproveitaram para enfeitar túmulos de familiares. Foi o caso da santa mariense Alcione Amaral que aproveitou para comprar várias hastes de gladíolos brancos para enfeitar o túmulo de seu avô. “Minha mãe gostava muito de gladíolo, foi dela que aprendi a gostar desta flor”, comentou Alcione, que é acostumada a comprar gladíolos neste local no Feriado de Finados, e ficou surpresa e feliz por encontrar gladíolos a venda em outras épocas do ano. “É a primeira vez que vejo gladíolos fora da época de Finados, e com uma qualidade ótima a um preço acessível”, complementou Alcione.

img06 16.05.2017

   O produtor dos gladíolos, Milton Cauzzo, ficou muito satisfeito com o cultivo fora da época que ele estava acostumado a produzir. “Eu nunca tinha plantado gladíolo para esta época de Dia das Mães, mas o cultivo foi tranquilo, exigindo apenas algumas adaptações em relação ao cultivo na época de Finados, principalmente o controle de doenças, pois agora é uma época mais úmida” comentou Cauzzo. Quanto à comercialização, o produtor ficou satisfeito com a procura, mas lamentou os dois dias chuvosos no fim de semana, pois menos consumidores que o normal foram à Feira no sábado e no Cemitério Municipal no domingo. “Se não fosse a chuva acho que teríamos vendido todo o gladíolo, pois foi feita a divulgação durante a semana e as pessoas estavam se preparando para vir comprar agora no final de semana, mas a com chuva acho que as pessoas devem ter preferido ficar em casa”, comentou Cauzzo. O total de chuva nos dois dias (sábado e domingo) em Santa Maria foi 91 mm, o que corresponde a 71% do normal para o mês inteiro de maio. E só no sábado foram 87 mm. Mesmo assim Cauzzo vendeu pelo menos 2 mil hastes de gladíolo nos dois dias e informou que a comercialização dos gladíolos vai continuar nesta semana na Feira da Roraima.

Criado dia 16 de maio de 2017 pela equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1267

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes