Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad participa do III Dia de Campo Alternativas de Diversificação para Agricultura Familiar organizado pela Emater/RS-Ascar



A tarde fria de quinta-feira (14) não afastou a nossa Equipe e nem as mais de 120 pessoas que marcaram presença no III Dia de Campo Alternativas de Diversificação para Agricultura Familiar, que aconteceu no parque da ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo-RS. O evento é oferecido pela Emater/RS Ascar, e foi organizado pela Emater Regional de Soledade, com o foco em produtores, extensionistas, estudantes e professores da região.

A Equipe PhenoGlad, a convite da Emater, ficou responsável pela apresentação da estação “Produção de Gladíolos” na qual foi exposta todas as fases de produção do gladíolo, além da importância desta cultura para os produtores. A estação ficou por conta das integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM Camila Coelho Becker e Regina Tomiozzo, e pelo João Antonio, extensionista rural agrônomo da Emater municipal de Vale Verde. Eles falaram sobre a compra, o preço e os cuidados que se deve ter com o bulbo (cormo) do gladíolo, das etapas de plantio, preparação do solo e os cuidados na hora da plantação. 

Após, falaram sobre as precauções que se deve ter com as hastes, a importância do tutoramento, as temperaturas ideais e o melhor ponto de colheita do gladíolo. Além disso, foi divulgado o aplicativo PhenoGlad Mobile-RS, uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo. Com ele, os agricultores podem descobrir a data de plantio para que a flor fique pronta em qualquer data de comercialização ou evento ao longo do ano, para qualquer um dos 497 municípios do estado do RS. O aplicativo também dá dicas de manejo, como adubação e tutoramento das plantas, indica se há risco de geada ou calor excessivo para os gladíolos naquela região e ainda tem uma galeria de fotos das principais cultivares de gladíolo plantadas atualmente. O aplicativo PhenoGlad Mobile–RS pode ser instalado gratuitamente em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android a partir da Play Store.

       

O evento teve início às 14h com a abertura realizada pela equipe da Emater Regional de Soledade, com a presença da gerente Regional de Soledade, Lucia Helena da Silva Souza, a Assistente Técnica de Supervisão da microrregião 3 da Região Administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, Marinês Bock, a vice-prefeita do município de Rio Pardo, Rosane Rocha, o vice-presidente da AFUBRA, Marco Dornelles, o pesquisador da EMBRAPA, Lirio Reickert e o coordenador da Equipe PhenoGlad, professor Nereu Streck. 

Após, o dia de campo seguiu com as cinco estações que foram montadas para o público, sendo uma a estação de Produção de Gladíolos”, “Manejo de mandioca” com a Equipe Simanihot, “Cultivares de Mandioca” com José Ernani pesquisador da EMBRAPA clima temperado, “Sistema de produção de hortaliças em plantio direto” com Nataniel Sampaio e Carlos Marques ambos da AFUBRA e a estação de “Planejamento Forrageiro” com Vivairo Zago, Assistente Técnico Regional em Produção Vegetal da Emater/RS Ascar e Sergio Bender da EMBRAPA.

     

Agradecemos a Marinês Bock, Assistente Técnica de Supervisão da Microrregião 3, da Região administrativa da Emater/RS-Ascar, regional de Soledade e toda equipe de extensionistas da Emater pelo convite, apoio e oportunidade de participar deste evento.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1164

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes