Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad inova com novo método de plantio de cormos de gladíolo



WhatsApp Image 2017 08 08 at 16.00.28 576x1024

O plantio direto dos bulbos com saraquá      

envolveu duas etapas: colocação do

adubo e posterior plantio do bulbo.

Está em fase de teste um novo método de plantio de cormos (bulbos de gladíolo) na área experimental do Departamento de Fitotecnia da UFSM. O método de plantio direto utiliza uma máquina de tração manual denominado “saraquá”. Este equipamento é tradicionalmente utilizado pelos produtores de fumo para o plantio das mudas e, agora, está sendo testado para o plantio de bulbos de gladíolo.

WhatsApp Image 2017 08 08 at 16.15.30 1024x768

O preparo convencional causa intensa mobilização do solo e

deixa-o exposto ao impacto da gota da chuva.

Como o sistema predominante de plantio dos bulbos ainda é o convencional, é necessário preparar a área com aração e/ou gradagem para posteriormente encanteirá-la. Com toda essa mobilização do solo, há uma intensa desestruturação e perda de solo através da erosão.

O sistema de plantio direto dos bulbos de gladíolo visa realizar o plantio com mínima mobilização do solo utilizando o saraquá. Uma das maneiras de realizar o plantio é realizar a dissecação prévia da cobertura vegetal da área e utilizar o saraquá para efetuar o corte da palhada e facilitar o enterrio do cormo, ficando o solo protegido pela palhada. A adubação pode ser realizada previamente na área ou no momento do plantio.

O método está em fase de teste e a equipe PhenoGlad irá realizar o acompanhamento dos prós e contras da utilização do saraquá. Um dos possíveis problemas já detectados é a forma que o bulbo cai no solo, pois, no plantio convencional em sulcos, o plantador realiza a colocação do bulbo no solo na posição correta de plantio (com a parte de onde sairão as raízes voltada para baixo). Já no plantio com saraquá, o bulbo pode cair invertido ou de lado.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1321

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes